Translate

domingo, 28 de março de 2010

"C'est la vie"

Num mergulho raso no sul da Bahia, eu e minha minúscula câmera sub descartável fomos para debaixo do barco, e olha só o que encontramos! Um peixe Frade, ou Parú (Pomacanthus paru), que de tão curioso, quase me deu um beijo. Este é um peixe típico dos recifes de corais, onde realiza a limpeza do ambiente recifal e das brânqueas de seus "clientes". Este aí foi logo embora quando percebeu que eu não era nenhum pisciforme, muito menos um coral raro.
Me lembro desse dia como se fosse a cinco minutos atrás. Sentada na Pedra do Arpoador olhando os últimos raios de sol varrendo as areias de Ipanema. Sublime e até poético. Queria ali ficar, dia e noite, observando as mudanças da maré e do humor do tempo. Com a câmera na mão, nem pensei duas vezes. Cliquei.
Será assim o nascimento das estrelas, explodindo em mil cores? Se fosse, teríamos milhões de novos planetinhas pairando nos céus da Praia do Forte agora. O ano novo começou assim, sem flash ou qualquer outro artifício (a não ser o dos fogos), pura emoção!
Curiosa essa nossa casa, não!? Emprestei a foto da National Geographic. É....a viagem ao espaço sideral definitivamente não está nos meus planos. Nunca esteve. Já passo mal com ar rarefeito, imagina lá em cima, que nem oxigênio tem (pelo menos não na forma livre como na Terra). A viagem ao espaço já é uma realidade da engenharia. A partir de 200.000 dólares qualquer milionário excêntrico pode passar curtas "férias" lá em cima. Mas, para quê? Massagear o ego ou sucumbir a um desejo infantil? Excentricidade para mim é não pegar esse dinheiro todo e ajudar milhões de crianças passando fome no mundo e refugiados de guerras civis "esquecidos" por aí. É isso.

Ultimamente o trabalho não tem me permitido viajar como gostaria. Mas sem ele, como viajar? Eis a questão. Pelo menos a memória aqui vai muito bem, obrigada. Se a vida me proporciona vivenciar coisas e lugares tão interessantes, então é meu dever compartilhar. Afinal, a verdadeira viagem é a vida. Isso eu sempre soube. Os lugares por onde andei, as pessoas que encontrei, as situações que vivi... e olha que isso não é nada, comparado a notórios viajantes que conheço. Lugares tão distintos, cada um com sua beleza, sua história, nenhum mais ou menos importante que o outro. "C'est la vie"! Tantas palavras, imagens, sabores, lembranças. E as fotos? Ativam a memória esses espelhos do mundo. É verdade, o tempo corre solto e às vezes nos leva a mundos imaginários, até mesmo em sonhos. Mas entre realidades e incertezas, sempre soube voltar ao meu lugar, de uma pessoa emocionada com a vida e disposta a aprender com as experiências. Errar agora para acertar depois. Enquanto isso, vou aqui trabalhando. Trabalhando e planejando onde será minha próxima aventura, viagem, caminhada, nem que seja ali na esquina ... se o tempo é curto.

2 comentários:

  1. Bia,
    Muito legal o seu texto de como ir vivendo a vida... as fotos se encaixaram muito bem no texto.
    Gostamos do seu blog e viramos seguidores.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Vocês!
    Obrigada pela visita. Olha, acabei de entrar no blog viagem afora e......AMEI! Tantos lugares incríveis que ainda não fui...Pensando bem, viajar é a melhor coisa do mundo, não?!
    Bjs e voltem sempre
    Bia

    ResponderExcluir