Translate

domingo, 30 de maio de 2010

Caminhando nas nuvens...num vôo de balão


( O sol tinha acabado de nascer e todos já estavam no aeroporto preparando suas máquinas de voar. No fundo, no fundo, todo homem sempre quis ser um pássaro. Ícaro até que tentou, mas não foi tão inteligente. Pelo menos, hoje em dia nós temos maneiras mais seguras de voar, sem precisar ter asas. Deixe nossos amiguinhos com elas, em liberdade!)
(Este foi um campeonato de balonismo que assisti. Geralmente, nesses campeonatos alguns balonistas fazem vôos turísticos. Dizem que a maioria das competições são no interior do estado de São Paulo. Mas também podem ocorrer no sul, em Minas e outros.
Separei aqui alguns vôos confiáveis com bons profissionais recomendados:
Em Belo Horizonte: http://www.voedebalao.com.br/
Em Pindamonhangaba: http://www.voardebalao.com.br/
(E aí vamos nós! Daqui a pouco seremos apenas um pontinho colorido no céu azul. E lá de cima vocês serão apenas umas formiguinhas, entrando e saindo de suas casinhas, andando em seus carrinhos e nadando em suas piscininhas. Que gracinha...)
(O balão já está quase cheio. Depois é só arrumar o cesto, verificar os contrapesos, soltar as amarras e pronto, o céu nos espera!)
(Antes de tudo precisamos participar de cada etapa. Segurar as cordas laterais para que o ar quente vá direto para dentro do balão é importante para não perder tempo.)
(O "meu" balão tinha capacidade para 8 pessoas dentro do cesto, mas foram só 6. É que para voar de balão, normalmente os vôos são marcados bem no início da manhã. E isso no inverno, em alguns lugares, costuma ser bem frio.)
(Me senti com alma de Da Vinci, testando seus inventos de voar como os pássaros. Aliás, nunca tinha visto os pássaros de tão perto voando. Eles passavam do nosso lado como se pássaros fôssemos também. É, fazemos parte da paisagem.)
(Desta vez fomos parar numa fazenda de gado no sul de minas, bem no meio do pasto. Os bois assustados com a sombra daquela "coisa" descendo do céu, corriam desesperados de um lado para o outro, sem saber por que. Parecíamos alienígenas.)
(A equipe de resgate acompanha por terra o tempo todo para ver onde o balão vai cair. Cair? Bricadeirinha, claro. O balão vai ter que declinar em algum lugar. Nessa hora, o piloto ajuda muito, mas quem decide mesmo é o vento. Bom, eu confio na natureza...)


É isso mesmo. Voar de balão é como deslizar no ar e alcançar o céu. É uma sensação incrível que mal dá para explicar. Tem que voar para entender! A trajetória do vôo depende das correntes de vento. E não precisa ter medo, o balão é super seguro. Ele é movido a ar quente, propano - C3H8 (que é um dos componentes do gás de cozinha). As estatísticas mostram que voar de balão é mais seguro que andar de carro, e jamais foi registrado um acidente fatal no Brasil! Meu segundo vôo foi bem melhor, as correntes estavam boas, e o céu azul e sem nuvens, era inverno e a viagem durou uma hora! Uma dica é usar protetor solar, pois você vai estar frente a frente com o sol o tempo todo. Até a preparação inicial de encher o balão é uma delícia! E depois que o cesto levanta do chão e o friozinho na barriga passa, é só alegria! E que calmaria lá em cima....as pessoas lá no chão parecem mesmo formiguinhas. Os pássaros passam do teu lado e parecem nem ligar para aquela bola enorme e colorida ali no céu. Deixa o vento levar e só ele vai dizer onde é que vamos parar. O piloto tem papel fundamental nessa hora para saber direcionar um lugar seguro para pousar. Foi engraçado a gente descer no meio de uma fazenda cheia de gado! Agora sim, é hora de puxar as cordas, desligar o ar e enrolar os quase 30 metros de balão. E aí, vai encarar? Eu já estou pronta para outra....só que dessa vez vai ser de asa delta. Me aguardem!

4 comentários:

  1. Ai, esse é um sonho que eu tenho há muito tempo: sobrevoar a Capadócia em um balão!!!! Logo eu que tenho medo de avião, rsrsrs! Mas por alguma razão, acho que eu não teria medo de voar num balão. Suas fotos estão incríveis e amei o relato super detalhado e completo! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não há a menor chance de sentir medo, te garanto! A primeira vez que voei em um balão, fiquei tão ansiosa que queria sair logo do chão e chegar nas nuvens!!! Da segunda vez já foi bem mais tranquilo e eu aproveitei bem mais aprendendo um pouquinho de vôo. Bjs
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Olá Beatriz!

    Voar de balão é mesmo um sonho!! Sobrevoei a Capadócia, numa das aventuras mais encantadoras que já tive! Deslumbrante, veja: http://www.viaggio-mondo.com/2010/01/capadocia-voo-de-balao.html

    Bjos! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!
    Acabei de ver seu post do vôo de balão e achei fantástico! Voar de balão já é uma experiência e tanto, na Capadócia então...nem se fala. Acho que deve ser o sonho de todo balonista!!! Sorte sua!
    Bjs

    ResponderExcluir