Translate

sábado, 22 de maio de 2010

Os lindos Campos do Jordão!

(A "pequena Suíça" fica a uma distância irrisória de três grandes capitais - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Tornou-se estância hidromineral pela excelência do clima no alto da serra. O 'milagre' que o clima proporcionava para a recuperação da saúde se espalhou rapidamente nos anos 20. A procura do lugar por personalidades do mundo social e empresarial, principalmente de São Paulo, trouxe um 'boom' de construções de lindas casas de veraneio, dignas de revistas especializadas. Hoje a cidade é um dos destinos turísticos mais procurados do país. Também, com esse visú!!!)
(Baden Baden, referência à Alemanha, é um dos bares muito disputados no final do dia. Ali tem a famosa cerveja artesanal de mesmo nome. Vale experimentar!)
(Capivari é onde tudo acontece. É ali que a cidade ferve a qualquer hora do dia. Com uma enorme variedade de restaurantes, lojas, lanchonetes, malharias... O estilo alemão predomina e num piscar de olhos você se imagina no interior do continente europeu. Este restaurante aí é tipicamente italiano e fica ao lado do shopping e bem perto da praça principal de Capivari. Há restaurantes de todas as bandeiras, como os portugueses, alemães, italianos, suíços, além de inúmeras casas de chá e café super charmosas. Se você gosta de um bom prato, delicie-se e esqueça o resto!)
(Guarde o final da tarde para fazer compras ou, pelo menos, passear pelas lojas. Realmente, você tem que separar uma grana a mais para ir a Campos do Jordão. O comércio no centro turístico de Capivari é um assalto! Os shoppings, as galerias, as lojinhas, cada uma mais linda que a outra....funcionam como um ímã e você acaba entrando, mesmo sem querer! Mas vá vacinado, pois é impossível sair de lá sem uma única sacola na mão. E as lembrancinhas para os amigos? O que os olhos não vêem o coração não sente, nem o bolso, certo? Errado. A não ser que você se passe por cego ou finja de morto... não tem jeito, vai morrer numa graninha sim!)
(Tirei esta foto num dia com pouco sol, mas as vitórias-régias ainda mostram toda a sua exuberância. O Horto Florestal é o mais antigo Parque Estadual do Brasil. Fica a 13 km de Capivari. É um dos parques mais sinalizados que já vi, com várias placas com mapas e informações sobre vegetação, animais, tipos de trilhas e etc. Nos riachos de água cristalina e bem gelada dá para ver as trutas nadando, peixe típico de regiões frias. Eu queria morar ali dentro!)
(Em Capivari tem milhares de lojinhas de chocolates artesanais fabricados ali mesmo em Campos do Jordão. O quê, fábricas de chocolate?! Essas delícias estão espalhadas para todo o lado. É uma perdição que vale à pena qualquer "sacrifício"!)



Passar um final de semana em Campos do Jordão é tudo de bom. Fomos em pleno verão, mesmo assim as temperaturas oscilavam entre 21º de dia e 11º à noite, uma loucura! Tem que levar roupa de frio na bagagem em qualquer época. Opções de hospedagem não faltam, desde luxuosos hotéis 5 estrelas, com pensão completa, até charmosas pousadas e casas de hóspedes. Mas se deixar para a última hora, certamente vai encontrar dificuldades. Pela proximidade de São Paulo, os finais de semana são destino certo dos paulistanos e estão quase sempre lotados. No verão, época das chuvas, os preços costumam cair em até 40% em alguns hotéis e pousadas. Tivemos a maior sorte, nada de chuva, só aquele friozinho cortante no fim do dia. Mas nada que um bom chocolate quente ou fondue não resolva. Se a fome apertar no meio da tarde, e seu estômago aguentar, uma boa pedida é o famoso "pastel do Maluf" no centro de Capivari, principal bairro turístico e point de visitação. Aliás, é um pastelão que mal cabe no prato. É só escolher um recheio entre mil e mandar brasa! Para quem tem os dias contados e gosta de sair de casa com tudo programado para não passar aperto, recomendo planejar dia a dia. Passeios como o do bondinho, perto do morro do elefente, e o parque do Horto Florestal são imperdíveis.O morro do Elefante tem 1800 m e fica dentro da cidade. Para conhecê-lo vá de teleférico, que funciona até as 5 horas da tade todos os dias. Mas prepare-se para o vento frio! A natureza exuberante da mata Atlântica e o clima agradável da serra são um convite à paz. O parque, um dos mais bem organizados que já fui, tem inúmeras trilhas, cachoeiras, lagos e a famosa árvore de plátano, cuja folha é o simbolo da cidade. Tem até restaurante lá dentro para quem preferir passar o dia. Já a Vila de Capivari tem os melhores restaurantes da região. Você não vai querer sair de lá sem experimentar a culinária francesa, indiana, suíça, alemã....... São tantas opções! A noite reserve para as opções gastronômicas especiais, como as mais condimentadas ou os fondues para esquentar aquele frio de bater queixo. Também é nessa hora que acontecem os diversos eventos culturais na principal praça de Capivari. Ah, e ainda tem o "Festival de Inverno de Campos do Jordão" todo ano. Famosérrimo! Atrai turistas, artistas, empresários, shows internacionais e nacionais, concertos. Música é sempre boa para os ouvidos, e num lugar lindo como este....difícil é distinguir o sonho da realidade...

15 comentários:

  1. Uau Bia...
    Fui a Campos do Jordão por 3 vezes...
    e agora,
    com esse teu blog, fui lá pela QUARTA VEZ... e garanto, foi uma das melhores...rsrsrs

    Adorei a tua descrição de cada cantinho SUÍÇO daquela cidade...
    deu água na boca e já estou tentada a voltar lá ainda esse ano.

    bjs mil
    andrea barros godoy

    ResponderExcluir
  2. Poxa Andrea!
    Que legal você já ter ido a Campos do Jordão. Aquilo sim é que é vida boa, não!? Também penso em voltar lá o mais breve possível. Não aguento ficar muito tempo longe daqueles chocolates maravilhosos, rs,rs,rs....
    Bjs,
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Realmente...preciso fazer uma visita a Campos do Jordão. Que lugar lindo, e quantas delícias!!!
    Pat

    ResponderExcluir
  4. Beatriz

    O Brasil é um mundo...consegue até ter um pedaço de Europa dentro dele! Acho que eu ia adorar Campos do Jordão!Vou já colocar na minha listinha "especial Brasil"...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente Margarida!Tenho certeza de que você vai amar Campos do Jordão, tanto quanto eu vou ADORAR Portugal!!!
    Beijos,
    Bia

    ResponderExcluir
  6. Só confirmação, esse lugar é espetacularrrrrrrrrrrrrrr.Vou vê ao vivo!!

    ResponderExcluir
  7. TRABALHO COM EXCURSOES GOSTARIA DE SABER COMO POSSO LEVAR UMA EXCURSAO PRA I MEU IMAIL É LOBA.NEIA@HOTMAIL.COM
    GOSTARIA MUITO DE PODER CONHECER SUA CIDADE .

    GRATA PELA ATENÇAO

    ASS: RUDINEIA

    ResponderExcluir
  8. Linda cidade, quando sinto saudade de ir à Gramado e Canela, dou um pulinho em Campos do Jordão, bem perto e bem parecido com as cidades lindas do Sul!
    Amei ver e ler por aqui!
    Abraços!

    ResponderExcluir