Translate

sábado, 1 de maio de 2010

Um dia em RECIFE e Olinda

(O rio Capibaribe "rasgando" a cidade de Recife, que é frequentemente "emendada" por diversas pontes. Pode até parecer exagero, mas Recife é conhecida como a Veneza brasileira. Por que será?)
Alinhar ao centro
(Torre Malakoff, em frente à Praça da Marinha. Não me pergunte por que, mas foi batizada com o nome de uma das torres da fortaleza de Sebastopol, durante a guerra da Criméia! Talvez a população da época, que acompanhava pelo rádio aquela guerra longínqua, achou bonito o nome e pronto, batizou.)
( Na Praça da República está o Teatro Santa Isabel. Fica ao lado do prédio da prefeitura e perto do Palácio da Justiça. Em homenagem à princesa Isabel, claro, foi inaugurado na década de 50 e quase que totalmente destruído na década seguinte por um incêndio. Mas foi todo refeito, segundo seu projeto original, enviado diretamente de Paris. De perto o teatro é lindíssimo.Com suas imensas colunas em arco, num tom de rosa antigo, faz a gente se sentir um ser pequenino e insignificante.)
(A primeira Sinagoga das Américas fica ali na rua do Bom Jesus. É a Sinagoga Kahal Zur Israel. Foi construída pelos imigrantes judeus e portugueses de Amsterdã. Mas se não passar devagar, quase não se vê, de tão pequena por fora e bem no meio de todo aquele casario antigo.)
(O teatro Mamulengo fica do outro lado da Praça do Arsenal da Marinha. O teatro em si é bem pequenininho, mas a cultura dos fantoches remonta a antiguidade, muito, mas muito antes de Cristo. Eram comuns em feiras na Grécia Antiga e Roma. Passaram incólumes pela Idade Média até os dias de hoje, divertindo adultos e crianças. Não foi possível assistir a nenhuma peça, não era O DIA certo! )
(A rua do Bom Jesus, a mais antiga de Recife, é uma referência para quem quer comprar artesanato bonito e barato. É claro que eu não podia deixar para trás a famosa sombrinha colorida tão típica dos dançarinos de frevo de Pernambuco! O casario peculiar é em estilo holandês e as ruas feitas de paralelepípedos e pedras portuguesas. Ora pois, és da vossa terrinha! )
(Este é o Marco Zero de Recife. Atrás, o rio Capibaribe quase chegando ao mar. No chão há uma bela pintura da rosa dos ventos feita por um artista plástico pernambucano. Imagina...medir todas as distâncias e quilometragens do estado a partir dali. A cultura é uma loucura, não!)
(Ah, a praia da Boa Viagem...Que mar azul celeste, que céu azul piscina...Ops. As cores são tão intensas que me deixam confusa. Que coisa maluca!)
(Incrível a quantidade de placas em Boa Viagem avisando para ter cuidado com os tubarões. Pobrezinhos desses seres tão inocentes, que não fazem nada a não ser seguir seus instintos naturais e provar qualquer coisa que se mecha à sua frente... Pôxa, é sério. Infelizmente é um desequilíbrio ecológico causado pelo próprio homem. Enfim...)




Um dia é pouco? Sim. Mas era o que eu tinha. Uma promoção relâmpago. De brinde, uma passagem de ida e volta e um dia em.....qualquer lugar do Brasil. Uau! Tem que pensar rápido. Onde é possível curtir céu azul, lindas praias, muita história, patrimônio cultural? Nas duas cidades irmãs, uma ao lado da outra, tão antagônicas entre si que se completam. Quase a idade do Brasil, Olinda tem 475 anos e Recife 473 anos. Chegamos ao aeroporto de Recife de madrugada. Dali direto para o hotel na praia de Boa Viagem. Depois de algumas poucas horas dormidas e um farto café da manhã: RUA. Aliás, praia. A praia de Boa Viagem logo cedo é um encanto. Com uma larga faixa de areia e a maré bem baixa, alguns recifes de corais se aproveitam da subida preguiçosa das águas para dar uma boa espiada lá fora. Enquanto isso, o azul do céu reflete no mar um tom de verde água impressionante! Uma boa hora para fotos bem coloridas. Mas o tempo urge e o dia só tem 24 horas!? Um bom tênis, uma roupa confortável e uma câmera fotográfica numa bolsa a tiracolo são essenciais, já que desbravar essas duas cidades à pé é uma aventura. Começamos por Recife. Primeira parada: Marco Zero. Afinal, foi aqui que tudo começou e é onde se marcam todas as distâncias no estado de Pernambuco. Estamos no bairro do "Recife Antigo", com seus prédios bem antigos em estilo eclético. Bem em frente se vê o porto e o rio Capibaribe, que vai desaguar no mar. Do outro lado do rio uma muralha natural de arrecifes, que deu o nome à cidade. Dali até a rua do Bom Jesus é um pulo. Uma das mais antigas ruas da cidade, cheia de casarões antigos e uma típica feirinha de artesanato. Ali também fica a primeira sinagoga das Américas, feita pelos judeus que vieram da Holanda. Seguindo até o final da rua há a Praça do Arsenal da Marinha. E bem em frente fica a Torre Malakoff, mas estava fechada nesse dia ... que pena. O Teatro Apolo é bem próximo e de uma construção magnífica. Ficou fechado por mais de um século, e hoje funciona ali um dos cinemas mais concorridos de Recife. A cidade toda é recortada pelos rios Beberibe e Capibaribe e suas inúmeras pontes: a ponte Maurício de Nassau, Ponte da Boa Vista e Ponte do Limoeiro, são as que me lembro. A famosa Veneza brasileira foi conhecida num sopro. Sei que ainda há muito o que aprender desta cidade. Mas, como eu já disse antes, o tempo é curto. A "Recife Moderna" fica para a próxima. Agora, pé na rua novamente e...Olinda aí vamos nós!

5 comentários:

  1. Adorei toda essa postagem...
    Além do belo texto, as fotos estão ótimas (vide a parte referente ao marco zero).
    Recife é a nossa Veneza, só que melhorada: em um país tropical e com pessoas extremamente simpáticas e receptivas...
    É um lugar que não se consegue esquecer...
    Beijos,
    Rubim.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde bia,
    Queria parabenizar pelo texto e imagens e dizem que concordo plenamente. Passei carnaval em Recife e visitei muitos lugares maravilhosos, olinda, ilha de itamaraca e principalmente porto de galinhas é maravilhoso!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Leh!
    Aquele lugar é mesmo incrível, não! Espero voltar lá mais vezes, principalmente no carnaval, que ainda não fui. Adorei sua visita, volte sempre!
    Bia

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO AMIGO, POR ACHAR O MEU RECIFE TÃO BELO!!!VOLTE SEMPRE,NOBRE Amigo e qualquer coisa -celular 92824673 romualdo de marins.

    ResponderExcluir