Translate

domingo, 16 de maio de 2010

Viajando com o sol

(Esse jogo de luzes parece mesmo surreal quando se está bem ali em frente tendo uma visão de 360º. Ah se eu tivesse umas tintas e uma tela, tentaria encarnar um Renoir e fazer disso tudo uma aquarela!)
(Os primeiros raios de sol, às 5 horas da manhã, já deixam sua marca na pequena ilha Guarita, bem perto de um dos pontos de desembarque da Santa Bárbara, bem ao lado. Só os poucos residentes da ilha e pesquisadores podem desembarcar ali. Os turistas não têm permissão para descer em nenhuma hipótese, apenas admirar! )
(Agora sim, o sol mergulha em seu sono profundo e vai iluminar a outra metade do mundo. Japoneses e chineses já estão lá esperando... Infelizmente tive que scanear as fotos de papel e acabei perdendo o brilho e também a beleza original. Mas ainda assim dá para ver uma fragata voando ao longe de volta ao seu ninho na ilha Redonda.) (O Atobá, assim como eu, observa extasiado no ponto mais alto da Ilha de Santa Bárbara o sol se despedindo no horizonte. Mais um adeus. No dia seguinte tem mais! Os turistas que vão partindo nos barcos se encantam com tanta luz. Para ver essas imagens ao vivo e à cores é só pegar um dos barcos que saem diariamente de Caravelas, no sul da Bahia, em direção a Abrolhos, a 36 milhas náuticas da costa. É um pulo!)
(O pôr do sol atrás da ilha Redonda é simplesmente LINDO! Esta ilha encontra-se fechada para visitação a algum tempo para recuperação de seu ecossistema. Esta foto tirei da ilha Santa Bárbara, onde eu dormia e acordava todos os dias. Fica a lembrança de dias cheios de luz...)



Uma das coisas que mais gosto de fazer quando viajo é observar o pôr-do-sol e, quando dá, vê-lo nascer também. Quer coisa mais sublime que o sol naufragando no infinito horizonte marinho? Ou então quando ele desperta das profundezas para iluminar o mundo.....às cinco da manhã!? Exausto, depois de um dia inteiro, ele cede lugar à lua, que o substitui com maestria. Quando passei alguns meses do verão em Abrolhos, entre idas e vindas à terra firme, meu passatempo preferido era capturar imagens do sol se pondo ou nascendo (sunset e sunrise). 'Viajava' de um lado ao outro da ilha com o sol sempre me acompanhando. Como dormia cedo, depois de um dia "árduo" mergulhando e monitorando as ilhas, costumava acordar por volta de cinco horas da manhã. Ou seja, conseguia pegar o sol despontando lá do outro lado. Este é o privilégio de se viver em alto mar. É inegável a beleza desses momentos que marcam o limite entre o dia e a noite. Pena que as fotos não mostram nem um décimo da imagem ao vivo e a cores. Quantas vezes me vi diante de uma paisagem deslumbrante e, de tão atrapalhada, nem conseguia pegar a câmera, tirar a capa, colocar a bateria e apertar o botão. Parece fácil, não! Mas cadê o sol? O coitado não teve paciência de me esperar. E lá se foram os últimos raios de dourado, laranja e vermelho....Neste quesito ainda estou engatinhando, mas sou dura na queda, não duvide. É incrível, mas esses tons de vermelho e amarelo do nascer e pôr-do-sol têm uma explicação científica: a posição horizontal do planeta nessas horas faz com que a maior parte da radiação solar sofra dispersão ao atravessar uma camada mais espessa da atmosfera. Assim a luz azul se dissipa e só os comprimentos de onda maiores (vermelho, laranja e amarelo) parmanecem, pois não se misturam muito na atmosfera. Está aí a explicação para tanta beleza!

2 comentários:

  1. Lindos pôr do sol !! Amamos esse momento !!
    Bjs e um fantástico final de semana !

    ResponderExcluir
  2. Também sou uma APAIXONADA por esses intervalos entre o dia e a noite!Pena que nem sempre dá para ficar acordada o tempo todo... Passei pelo teu blog hoje e adorei a Bodoquena. Que lugar lindo!!!
    Bom fim de semana também!
    Bjs,
    Bia

    ResponderExcluir