Translate

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Caravelas - a porta para o mar azul!

(Quem nunca se imaginou numa ilha deserta como essa? A ilha do Pontal do Sul fica em frente a Barra de Caravelas e é um convite à eterna preguiça....também, com essa paisagem de mar azul e praia deserta....Claro que esta foto linda é do site "caravelas.ba.gov.br")
(O aeroporto mais próximo fica em Porto Seguro, 246 km ao norte. Dali é só seguir de carro pela BR 101 até Caravelas. Se hospedar em Caravelas é bem barato. Há diárias a partir de 70 reais com café da manhã! o Hotel Marina Porto Abrolhos faz passeios de barco, o telefone é (73)3674-1082. O telefone da Pousada Liberdade é (73)3297-2076. Também tem a Pousada Encanto Abrolhos: http://www.encantoabrolhos.com/ . Já deu para perceber que a maior atração local é mesmo Abrolhos, não!)
(Nunca tinha visto antes um marlim tão de perto!!! Este pescador tinha acabado de chegar de alto mar e mostrava orgulhoso o resultado de seu trabalho de um dia inteiro! Ah, se fosse eu, devolvia o bichinho ao mar correndo...)
(A praia do Quitongo na maré baixa parece um quadro surreal. Os barquinhos de pescadores ficam todos encalhados na areia seca esperando a próxima subida das águas, daqui a seis horas mais ou menos. Enquanto isso, os pescadores ficam ali consertando suas redes para a próxima jornada. Essa vida é dura!!!)
(Foi a primeira vez que estive no "Museu da Baleia". Só de ficar a céu aberto, sofrendo com a maresia e pequenos furtos, na segunda vez que fui já estava um pouco mais acabado. Inclusive, algumas partes da baleia foram substituídas por réplicas feitas de concreto. A promessa era de que iriam fazer um museu fechado e protegido. Estou torcendo por isso!)
(Peguei emprestada esta foto de Fernando Vivas, do site sobre Caravelas. Esta é a Sede do Instituto Baleia Jubarte. Ali dentro são apresentados vídeos, palestras, fotos e réplicas de baleias. Frequentemente visitada por turistas, também faz educação ambiental com as escolas de ensino fundamental de Caravelas. É a sustentabilidade em ação!)




Caravelas seria uma cidadezinha típica do extremo sul da Bahia se não fosse seu contexto histórico. Fundada em 1581, uma das primeiras povoações do Brasil, ainda preserva traços da arquitetura portuguesa. Simpática, a pacata Caravelas já foi palco de combate entre a marinha portuguesa e forças brasileiras na guerra da independência, e também de caça às baleias, quando ainda era permitido no país. A praia de Grauçá hoje guarda uma vaga lembrança daquela triste época. Na areia da praia fica o "Museu da Baleia" a céu aberto. Na verdade, é a ossada de uma baleia que foi montada em plena areia. Pois no passado os algozes desossavam esses enormes animais ali mesmo para depois vender sua carne e óleo. Hoje virou atração turística, mas a falta de cuidado e a maresia estão destruindo aos poucos o pequeno "museu". Para ser sincera, as praias de Caravelas não são muito boas para banho de mar, sendo suas águas um pouco escuras. NÃO, nada de poluição! É que a proximidade de alguns rios e mangues da região carregam muitos sedimentos para o mar, o que torna suas águas não muito claras. Mas são ótimas para caminhadas na areia na companhia de belas paisagens. Na Barra do Sul a praia é deserta, com águas esverdeadas e cheia de coqueiros. Mas, sem dúvida alguma, o maior atrativo de Caravelas é a sua proximidade com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo, é rico em vida marinha. Em Caravelas também fica a sede do Instituto Baleia Jubarte, aberto a visitações, além de ter uma lojinha com produtos do Instituto que são revertidos para as pesquisas do "Projeto Baleia Jubarte". Ali os turistas aprendem sobre as baleias através de palestras e vídeos apresentados pelos pesquisadores e ambientalistas. Ah, também são orientados sobre como devem se comportar durante o passeio de barco até Abrolhos. E aí, vamos embarcar nessa viagem até o Parque Marinho de Abrolhos? Quem sabe a gente encontra algumas baleias pelo caminho!?

13 comentários:

  1. oi bia! obrigada pela visita! e que legal tb seu blog de viagens!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Liana!
    Também gostei da tua visita. Ah, estou ansiosa p/ ver mais imagens da Suíça!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. QERIA SABER SE O BLOCO VEM NENEM É DE CARAVELAS OU ABROLHOS?

    ResponderExcluir
  4. po minha vò mora em p de areia eu adoro este lugar, sol forte e a àgua da praia morna... que saudade!

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas fotos do múseu da baleia, para nós Caravelenses é uma reliquia!

    ResponderExcluir