
Caravelas seria uma cidadezinha típica do extremo sul da Bahia se não fosse seu contexto histórico. Fundada em 1581, uma das primeiras povoações do Brasil, ainda preserva traços da arquitetura portuguesa. Simpática, a pacata Caravelas já foi palco de combate entre a marinha portuguesa e forças brasileiras na guerra da independência, e também de caça às baleias, quando ainda era permitido no país. A praia de Grauçá hoje guarda uma vaga lembrança daquela triste época. Na areia da praia fica o "Museu da Baleia" a céu aberto. Na verdade, é a ossada de uma baleia que foi montada em plena areia. Pois no passado os algozes desossavam esses enormes animais ali mesmo para depois vender sua carne e óleo. Hoje virou atração turística, mas a falta de cuidado e a maresia estão destruindo aos poucos o pequeno "museu". Para ser sincera, as praias de Caravelas não são muito boas para banho de mar, sendo suas águas um pouco escuras. NÃO, nada de poluição! É que a proximidade de alguns rios e mangues da região carregam muitos sedimentos para o mar, o que torna suas águas não muito claras. Mas são ótimas para caminhadas na areia na companhia de belas paisagens. Na Barra do Sul a praia é deserta, com águas esverdeadas e cheia de coqueiros. Mas, sem dúvida alguma, o maior atrativo de Caravelas é a sua proximidade com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Considerado um dos melhores pontos de mergulho do mundo, é rico em vida marinha. Em Caravelas também fica a sede do Instituto Baleia Jubarte, aberto a visitações, além de ter uma lojinha com produtos do Instituto que são revertidos para as pesquisas do "Projeto Baleia Jubarte". Ali os turistas aprendem sobre as baleias através de palestras e vídeos apresentados pelos pesquisadores e ambientalistas. Ah, também são orientados sobre como devem se comportar durante o passeio de barco até Abrolhos. E aí, vamos embarcar nessa viagem até o Parque Marinho de Abrolhos? Quem sabe a gente encontra algumas baleias pelo caminho!?
oi bia! obrigada pela visita! e que legal tb seu blog de viagens!
ResponderExcluirbjos
Oi Liana!
ResponderExcluirTambém gostei da tua visita. Ah, estou ansiosa p/ ver mais imagens da Suíça!!!
Bjs
QERIA SABER SE O BLOCO VEM NENEM É DE CARAVELAS OU ABROLHOS?
ResponderExcluirpo minha vò mora em p de areia eu adoro este lugar, sol forte e a àgua da praia morna... que saudade!
ResponderExcluirAdorei suas fotos do múseu da baleia, para nós Caravelenses é uma reliquia!
ResponderExcluir