Translate

domingo, 15 de agosto de 2010

Araguaia, o rio dos navegantes

Uma tartaruguinha nascendo em uma das praias do rio Araguaia. A importância de se preservar a tartaruga da Amazônia é imprescindível nessa região. Considerada uma das maiores tartarugas de água doce do mundo, hoje sua população já está recuperada.
Esta foto está bem ruim, pois tirei com filme comum e depois tive que digitalizar. Não chega nem perto da beleza natural do sol mergulhando nas águas! Mais um dia se foi no grandioso rio Araguaia.
Antiga placa para delimitar a área onde os pesquisadores ficavam, bem próximos à margem do rio Araguaia. A base do Ibama fica perto da ponta sul da ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo (com cerca de 20 mil quilômetros quadrados de extensão). Alerta constante para o lixo produzido por turistas 'nada conscientes' nos acampamentos.
O tamanduá bandeira é típico da região centro oeste e costuma nadar pelo rio para se refrescar de vez em quando. Nessas águas também vive o famoso boto cor-de-rosa, típico da região amazônica. Só consegui ver um de longe já mergulhando, infelizmente. Bom motivo para voltar lá mais uma vez, hein!? Foto do Ran/Ibama.
A foto acima foi cedida pelo Ran/Ibama e é de um jacaré açú, o grande jacaré negro da região amazônica. Há também o jacare caimã, uma espécie um pouco menor. Mas aventura mesmo é nadar no Araguaia no final do dia com um monte de luzinhas piscando na água. Ou seja, os pequenos jacarés caimãs resolvem se aventurar na água na mesma hora que você! É, meu caro, isso não tem como negociar. O jeito é ficar calma, de preferência bem perto da praia e sempre com uma visão de 360 graus!
Navegar pelo rio nas primeiras horas da manhã é um presente para poucos! O silêncio das águas, o sussurro da mata, os pássaros começando a cantar, e aquele sol gigante surgindo no horizonte...parecia que o mundo estava acordando naquele momento! Quantas vezes a nossa subida do rio era acompanhada por tucanos, gritos de araras e tuiuiús desengonçados tentando aterrizar na areia!
Hora da desova nas grandes praias do rio Araguaia. Depois de horas, as tartarugas conseguem tampar as covas cheias de ovos e voltar em direção ao rio. Urubus e outros pássaros são predadores naturais e ficam ali de vigília. A foto foi gentilmente cedida pelo Ran/Ibama.
Alguns ninhos de tartaruga devem ser protegidos e marcados para que os pesquisadores consigam contabilizar a quantidade e o sexo das tartarugas que nascem por ano. Esta foto foi tirada em uma das praias do rio próxima a cidade de Luis Alves, afastada da área dos acampamentos.
Esta é a hora da soltura dos filhotinhos de tartaruga da Amazônia, depois um tempo em quarentena para aguentarem a jornada de volta ao rio. Os índios da ilha do Bananal ajudam nessa tarefa. As estatísticas são as mesmas do Projeto Tamar (tartaruga marinha), a cada mil filhotes, um consegue chegar a idade adulta. É, a vida não é nada fácil para essa turma!
Lá ao longe, depois da grande faixa de areia, vê-se a mata de cerrado típica da região. Eu não vi, mas dizem que tem onça, jaguatirica, anta e outros 'bichinhos' que andam por ali, principalmente durante a noite. Ainda bem que nessa hora eu já estou dormindo! Estava em um barco quando tirei esta foto dos tuiuiús que tinham acabadao de pousar na praia do rio para se refrescar. O vôo é lindíssimo, mas o pouso.....um desastre!
O rio Araguaia divide os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. É um dos rios mais caudalosos do Brasil. É muito conhecido pelo turismo, principalmente de pesca. Mesmo nem tão perto assim de duas grandes cidades, como Brasília e Goiânia, é o local preferido dos turistas nos feriados prolongados e férias de julho. E pé na estrada galera!

Fui ao rio Araguaia várias vezes como voluntária do "Projeto Tartaruga da Amazônia". Explico: o rio Araguaia, que divide Goiás de Mato Grosso, está situado na chamada Amazônia Legal. O projeto foi criado no início da década de 80 , pois naquela época algumas espécies se encontravam quase ameaçadas de extinção. Em 2001 foram incluídos também outros répteis e os anfíbios (hoje todos os sapinhos e crocodilos estão protegidos, ainda bem!).
A maioria das cidades à margem do rio Araguaia, como Luis Alves, vive do turismo de pesca. São pescadores que vêm do país inteiro. Os pequenos hotéis ficam lotados. Mas tem também os acampamentos ao longo das praias do rio. É que na época de junho a setembro, período de seca na região centro oeste, o rio Araguaia baixa suas águas drasticamente, deixando enormes faixas de areia. Alguns acampamentos lembram pequenos condomínios, com toda a infraestrutura a poucos metros do rio.
Confesso que isso não é para mim. E a sujeira toda produzida ali vai parar aonde? Os turistas reclamam que os peixes estão diminuindo a cada ano. Como assim? Não são eles mesmos que vão cada vez mais equipados para pegar cada vez mais peixes? Ah, entendi...
Nos acampamentos fazíamos uma espécie de educação ambiental, conversando com os turistas sobre o rio e a importância de preservá-lo. É gratificante ver como algumas pessoas se sensibilizam com as belezas da natureza. Outras apenas fingem! As crianças então...se deixar, elas saem dali com a bandeira na mão em passeata!
Então, aqui vão algumas dicas para um "turista pescador amador": use anzóis sem farpas e, se possível, biodegradéveis. O tempo curto fora d'água é fundamental para a sobrevivência do peixe. Pesque e solte-o o mais rápido que puder. Evite brincar com o bichinho, pois isso causa stress e traumas irreversíveis. Tire sua foto bacana com o troféu do dia e solte o coitado na água! Eu pesquei sem querer uma arraia e fiquei desesperada sem saber como tirar o anzol. Minha sorte é que tinha o amigo índio Anguruté no barco que, tranquilamente, retirou e devolveu a pobre coitada ao rio. Ufa!
Bom, isso já faz algum tempo. Ainda bem que o rio Araguaia está agora em boas mãos e espero que se mantenha preservado por um bom tempo. Agora um aviso aos turistas navegantes: Não apressem o rio, ele corre sozinho. Com eram sábios os índios americanos...

13 comentários:

  1. Quando estivemos em Abrolhos, na Ilha de Snata Barbara tinha um ovinho de tartaruga, mas infelizmente ela estava morta. Acho que o dia que eu ver uma criaturinha dessas saindo de um ovo vou explodir de felicidade!Eu sou meio assim...quando vi golfinhos pela primeira vez, voltando de um mergulho em Angra, não parava de chorar, quando vi peixe palhaço no Mar vermelho pela primeira vez, alaguei a máscara de tanto chorar.A NATUREZA é a coisa mais linda deste planeta! Temos muito que preservá-la e que bom que vc traz ela em fotos para perto de nós! Belo trabalho!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia!
    Tive a oportunidade de ver algumas vezes as tartaruguinhas marinhas nascendo em Abrolhos, e digo que é coisa mais linda do mundo! Na época passei 4 meses na ilha de Santa Bárbara com o pessoal do Projeto Baleia Jubarte e Tamar. Também tive a mesma sensação quando vi uma baleia saltar bem à frente do meu barco em alto mar...é INCRÍVEL!!! Mas nunca estive no Mar Vermelho e sempre ouço coisas fantásticas de lá. Pode se considerar uma privilegiada!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito legal te acompanhar nessa viagem, tive vontade de estar lá vendo esse pôr do sol e esse rio... A foto do pôr-do-sol ficou lindo!
    Agradeço a visita e o carinho
    gd beijo

    ResponderExcluir
  4. Bia! Que foto incrível essa primeira da tartaruguinha saindo do ovo. Foi você que clicou esse momento mágico?
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. Oi,Bia.Tudobem?
    Deve ser emocionante ver as tartaruguinhas nascendo e correndo pro mar.
    A natureza é maravilhosa!

    Como disse a Cláudia, momento mágico mesmo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Gilmara,
    Realmente, ver este por de sol todos dias, e cada dia um mais diferente que o outro....não tem como explicar, só estando lá mesmo pra ver!
    Bjs

    Olá Claudia e Thaís!
    Tudo neste momento é mágico! Quem clicou esta tartaruguinha foi o pessoal do Ibama, que depois me emprestou a foto. Eu mesma ficava meio que hipnotizada, e logo depois queria desesperadamente ajudá-las a encontrar logo o caminho da água! Não há nada mais fantástico que a natureza em sua forma mais pura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Bia!

    muito obrigada pela visita!
    infelizmente não conheço nem 1/3 dos lugares dos quais eu escrevo no blog. quando eu falo sobre um lugar em que estive, ponho sempre uma foto minha no final, mas isso não conhece há tanto tempo... acabo querendo pesquisar sobre os lugares que eu não conheço e sempre deixo os que eu conheço (Que não são tantos assim) para depois.
    Seu blog é muito bom, e já estou incluindo ele lá nos links!
    au revoir!

    ResponderExcluir
  8. Olá Paula!
    Muitas vezes, lugares que conhecemos têm um significado e tanto, de uma época ou de uma ocasião. E é isso que os torna tão especiais, não só para nós, mas para os outros que ainda não conhecem...(Não abandone "seus" lugares!)
    Seja sempre bem vinda!
    Bjs,
    Bia

    ResponderExcluir
  9. Agradeço-lhe Beatriz, por ter se juntado ao Verde Vida.

    Seu espaço é múltiplo e generoso.

    Grande abraço.

    http://www.vervida.blogspot.com / Verde Vida

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha!
    E que emocionante deve ser colaborar com o projeto, assitir à desova das tartarugas, ao nascer das pequeninas.

    O Brasil tem sítios lindíssimos que espero um dia visitar.
    Obrigada por partilhar tão belos momentos

    Guida
    http://mochila-as-costas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Bia, que imagens lindas!!!!!
    Deve ser emocionante mesmo ver as tartarugas saindo dos ovinhos...
    Adorei teu blog, viu? Já estou te seguindo.
    Fiquei muito feliz com tua visita no meu blog, seja sempre bem vinda!
    BJS

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Claudio. Este espaço é seu também, quando passar por aqui, será sempre um prazer!

    Oi Guida!
    Infelizmente ainda não sei como é aí em Portugal. Mas certamente, se vier por aqui algum dia, tenho certeza que vai adorar as praias, tanto de rio quanto de mar...a natureza é sempre exuberante! Gosto muito dos teus relatos, sempre que posso dou uma passadinha por lá!
    Bjs

    Oi Fran!
    É mesmo emocionante participar desses momentos únicos! Já tive algumas oportunidades por causa de meu trabalho e, mesmo com as adversidades de cada lugar, não reclamo nunca!
    Beijos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bia!
    Nossa, adorei ver suas fotos, essa da tartaruguinha é um momento mágico e você uma felizarda em poder estar junto à natureza tão maravilhosa.
    Também concordo com os índios, eles são sábios, respeitam a natureza, não interrompem o caminho das águas e é justamente isso que o homem branco vem fazendo ultimamente, inclusive este governo analfabeto que está mexendo com a natureza de forma desrespeitosa.
    adorei vir aqui hoje.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir