Translate

terça-feira, 7 de setembro de 2010

As belezas naturais de Inhotim

Muito verde e o azul do céu....tudo que meus olhos precisavam, um bom descanso da poluição e das agruras da cidade grande!
Mais um lago dos cisnes. Parece tão surreal quanto o cenário do balé de Tchaikovsky!
Todos os caminhos levam a Inhotim, um lugar que fica no imaginário de muita gente, que um dia acaba indo lá conhecer ao vivo e à cores!
Caminhando e seguindo sempre em frente, as palmeiras estão para todo lado. Bem ali perto tem um lugar maneiro para uma pausa. Sombra e água fresca, é tudo que eu quero!
Mais um lago contribuindo para aumentar um pouco mais a umidade nesta época tão seca! Ao fundo a galeria de arte True Rouge.
Para eles nem o sol forte é problema, basta dar um mergulho e pronto. Que vidão!!!
O vermelho das flores se destaca na parte de cima do lago. O céu estava magnificamente azul e o tempo estupendamente quente e seco. Ainda bem que eles disponibilizam guarda-sóis gigantes para quem quiser seguir na sombra!
Um Oásis plantado em meio ao cerrado, Inhotim ganhou vida e graça. Hoje é conhecido mundialmente e tem o maior acervo de palmeiras do mundo! Aí estão algumas delas emoldurando o lago.
O jardim suspenso de Burle Marx fica literalmente no teto do centro educativo de mesmo nome. Bolas prateadas, papiros e outras plantas aquáticas parecem brincar de paisagismo...
Incrustado bem no encontro do cerrado mineiro com a mata atlântica, o acervo botânico de Inhotim vem crescendo a cada ano.
Ali é o paraíso de cisnes, marrecos e outras aves aquáticas. Lago é o que não falta em Inhotim. Este aí é rodeado de jardins e flores lindas!
Árvore gigantesca em meio a bromélias, nolinas e todo tipo de palmeiras.
No meio do caminho, um banco de madeira para descansar Eu estive aqui. Gosto de pisar bem firme para sentir os lugares por onde andei...


Sem dúvida, no quesito "Beleza Natural", Inhotim é nota 10! Com alguns pitacos do paisagista Burle Marx, o Instituto Inhotim já passou por várias modificações desde sua fundação em 2002. Localizado na área rural de Brumadinho, cidade a 50 km de Belo Horizonte, Inhotim se destina à conservação e exposição de espécies botânicas e arte contemporânea. Fomos agora no feriado de 7 de setembro, época bem seca na região e um calor de 36ºC! Muita água nessa hora, pois a última coisa que você quer é sair dali desidratada e de maca! Burle Marx, só pra variar, teve uma ideia fantástica quando projetou os primeiros jardins do lugar. A beleza brota em cada curva, lago, flores, jardins suspensos e aves exóticas. Mas você não verá nada disso se não tiver um bom par de pernas. Isso mesmo. E olha que já estou acostumada com trekkings e longas caminhadas. Foram 5 horas dentro de Inhotim, andando sem parar, descontando a hora do almoço no restaurante Cook e Arte (carésimo, por sinal!). Recomendo, mas com algumas ressalvas: 1- prepare o bolso, pois tudo lá dentro é bem caro. 2- leve água com você e compre mais quando acabar. Nem tente levar qualquer tipo de alimento, é proibido. E se não quiser passar fome, vai ter que gastar uma graninha nas guloseimas de lá. 3- Vá com roupa confortável, sandália de caminhada ou tênis. 4- Otimize seu tempo de acordo com o mapa de visitação ou não dará tempo de ver tudo. Farei outro post sobre obras de artistas expostas a céu aberto, em meio a natureza, que valem ser vistas. Agora, cá entre nós, algumas "obras de arte" das galerias podem passar direto. Priorize as belezas naturais, essas sim, FANTASTIC!!!

22 comentários:

  1. Que espetáculo da natureza!
    suas fotos tb estão maravilhosas!
    Bia, vc conhece Bonito? Tem alguma dica? Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia!
    Já morei em Mato Grosso do Sul uma vez quando criança, mas infelizmente não conheci Bonito! Inclusive ali perto há a Fazenda Rio Negro, onde foi gravada "Pantanal", aberta a visitação. Certamente é um lugar que quero conhecer!!! Você vai?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Bia

    Que lugar lindo!
    Belo passeio você fez e fotos espetaculares.
    O Brasil possue tantas riquezas, tantos lugares encantadores...
    Obrigada por compartilhar.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Pela segunda vez fui visitar o INHOTIM na Segunda-Feira 06/09/2010, várias obras foram inauguradas desde a última visita, há alguns 3 anos.
    Mesmo não muito acostumado com longas caminhadas, abri mão do transporte interno por R$10,00, meu único arrependimento na visita ao INHOTIM.
    Estou sentindo minhas pernas até hoje.

    Sugiro que assim como eu quem não for muito fã de longas caminhadas contrate o transporte interno, realmente vale a pena.

    Parabéns pelas lindas fotos. Mas em um lugar como o INHOTIM fica difícil fazer fotos ruíns.

    ResponderExcluir
  6. Beatriz teu blog é lindo de viver...
    adorei.

    Vou vir sempre aqui e te vi no blog da Manuela ela é tudo de bom uma escritora fantástica.

    Renata
    http://renatagomesdefarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Beatriz!
    Adorei passear contigo por Inhotim. Não conhecia ainda este lindo lugar e fiquei encantada com o verde e o paisagismo do grande Burle Max.
    Suas fotos também estão de excelência, parabéns!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  8. Oi Bia! Sempre tive vontaade de ir a Inhotim para conhecer o Museu, e agora, com esta postagem super inspirada, fiquei com mais vontade ainda! Obrigada pelo verdadeiro passeio!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bela explosão de cores e de belezas naturais!

    ResponderExcluir
  10. Olá Beatriz ou Bia?!!!!
    Bom dia!

    Quantas coisas lindas!!! Sem contar o lay-out desse blog, né?
    Parabéns, me amarrei ter vindo aqui, continuarei. hehehe.

    Beijo grande e fique com Deus!

    Beto.

    PS: Valeu pela visita ao ermitão, obrigadão!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Nilce,
    vale a pena visitar Inhotim, os olhos agradecem!
    Bjs

    Oi Renata, obrigada pela visita!
    Também gosto do blog da Manuela, afinal ela está sempre escrevendo sobre o mar, que eu me identifico muuuuuuito!
    Bjs

    Oi Beth,
    Já fui a tantos lugares que têm um dedo de Burle Marx.....e ele sempre impressiona até hoje!!!
    Beijocas

    Oi Ana, tenho ceeteza que você vai AMAR Inhotim! Além do museu a céu aberto e da natureza exuberante, há também as exposições fechadas espalhadas por todo o parque. Acho que tem tudo a ver com você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela visita Felipe!
    Minhas pernas também ficaram doendo depois de tanto andar! Mesmo assim, prefiro a caminhada onde se pode entrar em cada canto dos jardins, parar quando quer, relaxar e depois seguir em frente...seja bem vindo!

    Oi Dylan,
    Realmente, é uma explosão de cores fantásticas!!!

    Oi Beto,
    Seja bem vindo sempre!
    Sem dúvida, voltarei mais vezes ao "ermitão"!

    ResponderExcluir
  13. Oi Beatriz, vim aqui agradecer a visita lá no Brasileiros e aproveitar e dizer que as fotos que você fez deste lugar estão fantásticas. Isto é belíssimo!
    Cristiane
    bjks

    ResponderExcluir
  14. Bia,

    eu sou um péssimo belorizontino e ainda não visitei o Inhotim.

    Pelas suas fotos, o lugar faz jus à fama. Visual impressionante. Quando eu voltar, vamos combinar um passeio por lá!

    Um abração.

    ResponderExcluir
  15. Que espaço incrivel. Apetece caminhar em lugares assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Cristiane, o lugar é realmente belíssimo! Difícil é chegar até lá...
    Beijocas

    Cirilo, não acredito! Todo mundo que mora ali perto de Inhotim já foi!!! Acho que nossa próxima ida lá deve demorar um pouquinho, até dar saudade...???
    Abraços nos dois!

    Oi Vagamundos, Tenho certeza que se vocês morassem aqui no Brasil, já teriam ido faz tempo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Bia!
    Estamos nos progamando para ir a Bonito em janeiro, mergulhar.
    A nossa proxima viagem é o retorno a Fernando de Noronha em novembro.Estou morrendo de saudades daquela terra!
    Tem uma frase que é dita no nosso grupo de amigos: "A gente pode mergulhar em todos os mares do mundo, mas temos que ir a Noronha sempre, para pedir benção!"
    Bjocas e obrigada!

    Flávia
    http://ateliedacaie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Flavia!
    Deve ser fantástico mergulhar em Bonito com aquela água transparente borbulhando no fundo...Fernando de Noronha então, nem se fala! Depois quero ver as fotos no teu blog! Fiz um curso pela CMAS há tanto tempo que nem me lembro mais como é mergulhar de ciclindro. Agora só de snorkel mesmo. Minha última vez foi a alguns anos atrás em Abrolhos, quando trabalhei lá como voluntária. Ah que saudades..........
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Bia,
    Muito obrigada pela sua visita lá no meu cantinho. Pamukkale realmente é um lugar muito bonito, mas está um pouco degradado. Aquela foto é só o local onde as pessoas não podem mais entrar. Vou postar sobre isto mais adiante.
    Nossa, veio a calhar eu passar por aqui. Adorei a sua visão dos jardins do Inhotim. Vou para lá neste final de semana. Também sou fã do Burle Marx, já fui na chácara dele no Rio, há muitos anos atrás, e sempre que posso dou uma caminhada no parque Burle Marx aqui em São Paulo.
    Vou seguir suas dicas direitinho.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  20. Oi Flora,
    Se você é fã de Burle Marx como eu, tenho certeza de que vai adorar o parque!
    Bons ventos e boa viagem!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Adorei conhecer o seu blogue e apreciar quanta beleza há por aqui. Belas fotos e que passeio magnífico deve ser.

    Abraço

    António

    ResponderExcluir
  22. Seja sempre bem vindo António!
    O passeio realmente vale a pena, recomendo!
    Grande abraço

    ResponderExcluir