Translate

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Inhotim faz Arte

Cá estou na Penetrável Magic Square tirando uma casquinha! Hélio Oiticica, o carioca que criou os famosos parangolés, nunca teve sua obra tão valorizada como agora. É uma praça de paredes monocromáticas pensada pelo artista em 1978.
A Bola Branca - Olafur Eliasson. Lá dentro fecha-se a porta e você fica olhando para o centro, onde jorra água do chão com luz estroboscópica vinda do teto. Ah bom.....
Penetrável Magic Square, de Hélio Oiticica. "Não tenho lugar no mundo/ onde está o Brasil - que represento nele ou onde está a paixão pelo Rio", escreveu em um momento em que avaliava tanto sua desterritorialização como também seu desinteresse pelas exposições de arte.
O caleidoscópio fica no alto de uma das trilhas, lugar propício para focar qualquer imagem ao redor e vê-la em mil pedacinhos...
Tirei esta foto da imagem gerada dentro do caleidoscópio. Ao fundo dá pra ver uma parte da montanha em volta de Inhotim.
Dentro da galeria True Rouge, uma exposição interessante de 1997 (Tunga) feita com redes de madeira, vidro soprado, pérolas de vidro, tinta vermelha, esponjas do mar, bolas de sinuca, escova limpa garrafa, feltro, bolas de cristal.......Caraca, quanta coisa!!!!
No meio da caminhada me deparei com estas estatuetas de bronze, de Edgard de Souza, espalhadas pelo jardim. No mínimo inusitadas!!!
Galeria da Adriana Varejão. Como lá dentro é proibido fotografar....fiquei com o visual extremamente azul das piscinas laterais!!!
Arte de Jarbas Lopes. Aqui estão os fuscas mais alegres que já vi! Estão no mesmo pátio da parede em alto relevo, lado externo de uma das galerias. Aliás, uma das que eu achei mais interessante fora que dentro! Alinhar ao centro
Gostei das mesas e das cadeiras super confortáveis ao lado da omeleteria! Para quem não tiver com uma fome de leão para encarar um almoço, depois de tanto caminhar, pode escolher um dos vários omeletes oferecidos ali. Não foi o meu caso!
Cubo de vidro onde você enxerga através e também toda a paisagem que está em volta, dependendo do ângulo que se olha. Bem interessante.
Parede em alto relevo imitando a rodoviária de Inhotim (Brumadinho). Parede externa de uma das galerias. Esta é uma obra de John Ahearn e Rigoberto Torres.
Escultura feita em gnaisse chinês (um tipo de granito que só existe na China). Fica bem no caminho do restaurante.
Uma das galerias tem uma exposição de tuk-tuks, a maioria de Bangcoc e Phuket, na Tailândia. As paredes são repletas de fotos das pessoas deste país utilizando esse meio de transporte para tudo, desde táxi até ambulância, propaganda ambulante e muito mais! Obra de Navin Rawanchaikull e Rirkrit Tiravanija.


O museu aberto de Inhotim é um misto de quietude e inquietação (se é que isso é possível!) Se não for fazer uma visita guiada (que acho meio chata), é melhor pegar um mapa do parque e escolher os pontos de visitação de maior interesse. Mesmo porque, não dá pra ver tudo correndo! A não ser, claro, que você chegue logo cedo e só vá embora na hora que o parque fechar, por volta das 5 horas da tarde. As exposições de arte, tanto nas galerias fechadas, quanto à céu aberto, mudam com o tempo. Sugiro então entrar no site http://www.inhotim.org.br/ pra ver o que está rolando na época que pretende ir. Como já disse no post anterior, as galerias de exposições têm entrada franca, mas todo o resto dentro do parque é cobrado (e caro!). Algumas exposições são bem legais, outras prefiro não comentar. Poxa, mas "arte" é assim, depende do gosto de cada um. No entanto, uma coisa não tem como negar: a explosão da natureza dá um show de beleza, absolutamente imperdível!!!

11 comentários:

  1. Bia

    vir aqui é viajar!

    é aprender
    é ganhar asas e voar

    lindo!

    um beijo

    Manuela

    ResponderExcluir
  2. Nossa Bia!
    Que viagem sensacional!
    Obrigada pelas dicas!
    Bjos

    Flávia
    http://ateliedacaie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, bela foto-reportagem...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Manuela,
    É uma prazer também "viajar" em Histórias com Mar ao Fundo!
    Bjs

    Flávia,
    Você iria adorar! Tem muita inspiração para trabalhos manuais....só não tem nenhum lugar pra mergulhar!
    Beijo

    Seja bem vindo Fernando!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Olá Bia!!!!

    Maravilha, lindo, lindo!!!!
    Êta lugarzinho danado de bonito menina!
    E você muito demais, nos dando de bandeja tudo isso.
    Você é 10.......
    Lindo post, lindas fotos, lindo tudo!!! hehehehe

    Beijo grande e fique com Deus!

    Beto

    ResponderExcluir
  6. Bia, que passeio lindo! O parque deve ser muito legal e uma aula de arte e cultura.
    Obrigado por compartilhar.
    Uma ótima semana.
    BJS

    ResponderExcluir
  7. Oi Beto,
    Falando em natureza, sem dúvida não há melhor lugar! Já as lindas fotos, impossível alguém não conseguir num lugar desses!!! Bjs

    Oi Fran,
    É melhor reservar um dia inteiro... Para quem gosta de arte, lá é um prato cheio! Agora, para quem gosta mais ainda da natureza (como eu), é melhor deixar o tempo passar bem devagar...
    Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Bia

    Adorei esse museu ao ar livre!

    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Bia,

    Obrigada pela sua simpática visita em meu blog!

    O seu espaço é uma viagem linda e encantadora!

    Beijos poéticos!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Meu nome é Ludmila Diniz, trabalho no departamento de Marketing do site Mundi, buscador de viagens especializado na comparação de preços de passagens aéreas e hotéis em mais de 30.000 destinos ao redor do mundo.

    Gostaríamos de convidar o seu blog, a participar do Mundinheiro. O Mundinheiro é o programa de afiliados que paga o maior valor por clique do segmento (R$ 0,25 no Clique Hospedagem, R$ 0,15 no Clique Passagem), além de ser possível ganhar pelos dois tipos de clique de uma só vez.

    Dispomos de ferramentas exclusivas e de fácil personalização, que se encaixam em qualquer tipo de conteúdo e agregam ainda mais valor ao site do afiliado.

    Para saber mais acesse o link http://www.mundinheiro.com.br/

    Aguardamos o contato e estamos a disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Ludmila Diniz
    Equipe Mundinheiro

    ResponderExcluir
  11. Precioso tu blog. gracias por tu visita.

    ResponderExcluir