Translate

terça-feira, 12 de outubro de 2010

A cidade do sol!

(Esta é uma foto de David C. para guiadolitoral.com) Os dromedários de Genipabu foram trazidos das Ilhas Canárias. Sim, os dromedários têm uma corcova, ao contrário dos camelos, que tem duas corcovas e vivem nos desertos. Cá entre nós, o nosso Saara é bem melhor!!!
Dunas de Genipabu. Lugar de beleza rara, de um lado lagoas azuis de água doce, do outro o mar mais salgado que já conheci. Não é a toa que ali perto ficam as salinas da maior produtora de sal marinho do país! Depois de andar pela areia finíssima, o melhor é descer rolando até a lagoa. Ao contrário da água salgada, a água ali é tão pesada que nadar de braçada cansa qualquer mortal!
Do alto do Morro do Careca se vê toda a praia de Ponta Negra. Atrás do morro, depois de passar alguns cactos e outros espinhos, há uma prainha pequena e escondida, absolutamente proibida. É a praia da tartaruga, já que elas costumam fazer ali sua desova.
Tirei esta foto num dia nublado e a câmera ainda tremeu um pouco. Ponta Negra do jeito que eu gosto, praticamente vazia. Ao fundo se vê o Morro do Careca, marca registrada do lugar!
Apesar de não ser tão famosa quanto Pipa, a praia de Tabatinga também tem sua baía dos golfinhos! Do alto das falésias se vê ao longe as fortes ondas quebrando na costa, ponto de encontro dos surfistas.
A caminho da praia de Genipabu, os recifes ficam descobertos na maré baixa. Muito cuidado nessa hora, pois os ouriços ficam ali escondidos esperando a maré subir novamente.
Apesar da grande produção de sal marinho em Areia Branca, a vida por aqui não é nada salgada. O povo natalense é de uma tranquilidade típica de quem mora no paraíso!





Adivinha qual a cidade brasileira que tem mais dias de sol? Não é a toa que Natal ganhou o título de Cidade do Sol, com 300 dias ensolarados por ano! E com todas aquelas praias maravilhosas, o que mais eu ía querer? Pois além disso, é considerada a capital menos violenta do país. Pronto. Morei lá por poucos meses para fazer uma especialização. Só para ter uma ideia, a minha faculdade ficava "literalmente" na praia de Mãe Luíza. Da janela da sala de aula se via o mar azul! É claro que a especialização não seu certo, apesar de minhas boas notas, mas aí já é uma outra estória... O Farol de Mãe Luiza fica ali na Via Costeira e data do século XVI. Infelizmente é proibido entrar no farol, por questões de segurança, mas a paisagem ao redor é lindíssima! Do outro lado, o Forte dos Três Reis Magos é encantador e dá para conhecer tudo com visita guiada! Foi o marco inicial da cidade, em 1599, e ganhou este nome porque sua construção é de 6 de janeiro, dia de Reis. A 25 km ao norte de Natal estão as mais famosas dunas do Brasil: Genipabu. Conhecidas pelos passeios de Buggy "com ou sem emoção", suas areias também são palco para os dromedários, que levam os turistas para cima e para baixo. Ponta Negra, ao sul de Natal, é a praia mais badalada, com ótimas opções de restaurantes e hotéis e vida agitada a noite. Mais ao sul, chegamos à praia de Pirangi, famosa por hospedar em suas areias o maior cajueiro do mundo (registrado no Guinnes Book)! Suas águas tranquilas são a escolha certa para esportes náuticos. Seguindo rumo ao sul, a praia de Pipa é imperdível! Sua Baía dos golfinhos é visitada o ano inteiro. Também não é por menos, com os saltitantes cetáceos fazendo as honras da casa! Com tantas belezas naturais, ventos fortes (é preciso se segurar bem!) e sol o ano inteiro, difícil lembrar de tudo e colocar aqui o que se tem na memória..... É uma boa desculpa para voltar lá e registrar tudo de novo...

19 comentários:

  1. Adoro Natal, o sol e suas águas quentes!
    Bjocas
    Obrigada pela visitinha e um FELIZ DIA DAS CRIANÇAS para nós!

    ResponderExcluir
  2. Bia,
    Eu não conheço Natal, tampouco esta beleza de Genipabu, mas gostaria muito de conhecer.
    Será que enche muito no verão, tipo reveillon?
    Lindas imagens e as dunas com camelos demais!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Beatriz
    Tem razão Natal é muito bonita, Genipabu é um sonho. Quando estive lá hospedei-me em Ponta Negra. Que paraíso.
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Valeu a visita C@urosa!
    Seja bem vindo a este espaço quando quiser!


    Oi Flavia,
    Aquelas águas mornas de Natal são o máximo, não!
    Frio simplesmente é uma palavra que não existe no dicionário deles!!!
    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth
    Se eu fosse você, ía correndo conhecer! A cidade é muito bonita e as praias mais ainda. Para o Reveillon sugiro reservar logo, os hotéis de Ponta Negra e os da Via Costeira são os melhores. Mas se quiser mais isolamento, as praias do sul, como Búzios e Pipa são excelentes! Beijocas


    Olá Maria Célia,
    Também adorei Genipabu, queria morar lá naquelas areias para sempre....
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Bia, linda as imagens e melhor a discrição de cada um. Não conheço Natal, mas tenho certeza que em breve conhecerei.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Isadora,
    Se puder ir, não perca esta oportunidade! É um "pouquinho" longe, mas vale a pena curtir uns dias super tranquilos naquelas praias lindíssimas!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Bia

    eu não aguento tanta viagem!

    queria estar em todos esses sítios ao mesmo tempo...talvez no Natal? :)))

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  9. Oi Manuela!
    Já pensou passar o natal em Natal???
    Seria realmente uma experiência inesquecível, he he!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eta Brasil lindo!!!!
    E saboroso... Hum... Deu uma vontade de comer as tapiocas do nordeste...
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  11. Oi Claudia,
    Você andava sumida ultimamente!
    Aquela sua viagem à Malasia....que show, hein!!
    Mas nada como uma boa tapioca, principalmente com leite condensado e côco!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ei Bia! Eu e a Alice, quando nos casamos em 2009, íamos passar nossa lua de mel em Natal. Não deu pra ir, mas uma visita futura está nos nossos planos. Lugar maravilhoso. Um abração pra você!

    ResponderExcluir
  13. Olá Beatriz...

    Pois hoje, linda manhã de sábado, senti-me aí de férias no Brasil, enquanto via as tuas fotos e lia o teu documentário.
    Que bom... a sério que senti um enorme prazer!

    Um beijinho e muito obrigada, quem sabe eu não possa ir aí um dia de verdade ?! Quem sabe...

    ResponderExcluir
  14. Oi Cirilo!
    Acabei de ver as fotos que a Alice mandou do trabalho dela aí no Timor! Achei tudo muito lindo, as crianças timorenses são mesmo uma graça! Quanto a Natal, acho que vale uma visita. Morei lá por um período e a cidade é encantadora, assim como suas praias magníficas! Fora o detalhe que, dali você pode pegar um barco ou um avião pequeno e ir até Fernando de Noronha, há vários pacotes nas agências locais! Pena que não deu para mim, pois estava lá para estudar e não tinha tanto tempo assim...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Maria João
    Aqui no Brasil o sábado também amanhanheceu lindo hoje! Quem sabe, num futuro próximo você não venha passar as férias por aqui? Este país tem lugares incríveis e inimagináveis para se conhecer....Acho que na minha vida interia não terei tempo de conhecer tudo que tenho vontade!!! Mesmo porque, quero muito conhecer Portugal, que também deve ser lindíssimo!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Bia, que fotos bárbaras e que coisa boa ler sobre locais tão legais vistos por suas lentes! Adoro!
    Obrigada por sua visita e comentário na minha Halloween Party!
    Beijos e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  17. Amiga, excelente reportagem, texto e fotos divinais. Que lugar lindo!
    bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  18. Natal é mto linda!!!
    To morta de saudades de la!
    Eh verdade, la ta sempre sol!!!

    ResponderExcluir