Translate

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Brasília, a terra prometida?

O colorido dos vitrais faz você viajar e imaginar que está dentro de uma nave! Os anjos suspensos de Alfredo Ceschiatti parecem brincar de pique lá em cima. É... o interior da catedral realmente encanta!
A Catedral de Brasília começou a ser construída em 1958 e foi concluída em 1970. Lá dentro os vitrais coloridos dão todo o ar de sua graça! Em tons de azul e verde, foram pintados por Marianne Piretti. Os sinos foram doados pela Espanha e o altar pelo papa Paulo VI. Ah, a via sacra é de Di Cavalcanti!
O piso do templo é todo em granito em forma de espiral, onde o visitante percorre o caminho de cor escura no sentido anti-horário, o que representa a jornada difícil do ser humano em busca do equilíbrio. A faixa clara, no sentido horário, representa a trilha iluminada pelos valores morais e espirituais adquiridos pelo esforço próprio.
Esta é a Pirâmide do Templo da Boa Vontade, também conhecido como templo da Paz, tendo como supremo objetivo confratenizar seres terrestres e celestes de todas as etnias...(Hã?)
O Museu Nacional de Brasília fica na Esplanada dos Ministérios. E, só para variar, foi projetado por Oscar Niemeyer. Seu formato de cúpula lembra a preferência do arquiteto pelas formas arredondadas.
Espelho D'água do Congresso Nacional
Senado, a bacia virada para baixo (será que é por isso que tudo entorna ali dentro???)
Câmara dos Deputados, a bacia virada para cima.
A Praça dos Três Poderes, com o Congresso Nacional ao fundo. Foi projetada em 1957 por Lúcio Costa, com arquitetura de Oscar Niemeyer. Ali estão o Palácio do Planalto (sede do poder executivo, 1958), Supremo Tribunal Federal (poder judiciário, 1958), Congresso Nacional (poder legislativo, 1958) e Panteão da Pátria Tancredo Neves, 1985.
Mural "Alegoria de Brasília" de Di Cavalcanti, pintado em óleo sobre tela. Foi feito especialmente para o Congresso e fica no salão verde da câmara dos deputados.
Entrada do Supremo Tribunal Federal, a Corte mais importante do país.
"Os Candangos" , estátua de 9 metros de altura, feita de bronze em homenagem aos construtores de Brasília.


Não tem nada para fazer em Brasília? Não é bem assim. Pode até ser uma cidade tediosa, onde nos fins de semana todo mundo some dali! Os brasilienses são super simpáticos e tem gente de todo canto do país. Tudo bem que é uma cidade que foi feita à régua e em grandes blocos de concreto. Mas a beleza retilínea tem lá seus encantos. A Praça dos Três Poderes sai um pouco da "linha" e compensa qualquer visão na vastidão do cerrado! Dois dias na capital federal já são suficientes para quem quer apenas passar para conhecer. Um bom começo é a Esplanada dos Ministérios, onde se encontra a Catedral de Brasília, uma das inúmeras obras primas do gênio Oscar Niemeyer. Mais adiante se vê o Congresso Nacional com sua arquitetura limpa e concreta (pena que ali dentro são tomadas muitas decisões tortas para o país!) Em frente está a Praça dos Três Poderes, e em seguida o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Para quem gosta de história, o Memorial JK abriga o túmulo de seu fundador: Juscelino Kubitschek. Já que estamos aí, não custa nada conhecer o "Palácio de Tábuas" - o Catetinho, a primeira residência de JK, projetada por Niemeyer. A mudança da capital do Brasil para o interior já era pensada desde o Brasil Colônia. Na época, um cartógrafo genovês já sugeriu a mudança da capital para a região central. Mas foi Dom Bosco, o santo italiano, que em um de seus sonhos premeditou: "quando vierem escavar as minas ocultas, no meio desses montes, surgirá aqui a terra prometida, vertendo leite e mel. Será uma riqueza inconcebível..." Bom, depois de um dia cheio e quente, sim, porque em Brasília você sente que o sol faz parte do seu corpo, e não larga! Nada melhor do que relaxar na piscina (fria!) do hotel ou dar uma esticada até o "eixinho norte", no Bar do Brasil ou no Café do Brasil (por que será?!). Ok, segundo e último dia. O melhor agora é um roteiro light. Eu não conheço, mas dizem que o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco é muito bonito, e do alto se tem uma vista panorâmica da cidade. Já o Templo da Legião da Boa Vontade é uma Pirâmide enorme onde fica o Parlamundi - Parlamento Mundial Ecumênico. Lá dentro é o lugar ideal para recarregar as energias sob um cristal de 21 kg! Não sou adepta de nenhuma religião, mas respeito todas as crenças do bem e que transmitem uma energia boa. O Parque da Cidade é outra opção para quem gosta de curtir a natureza, andar de bicicleta ou simplesmente ficar ali quietinho, observando tudo e refletindo sobre a vida. É....acho que em dois dias não dá para morrer de tédio!

6 comentários:

  1. Lindas foto Bia! Gostei muito do teu roteiro por Brasília, que é um dos lugares que ainda quero conhecer, mesmo que muitos a achem "entediante"rs
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran
    Tenho certeza de que vai gostar. Logo você que gosta de inventar coisas, a criatividade de Niemeyer com sua arquitetura estonteante inspira qualquer um!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Alexandre
    Também acho que em Brasília é só procurar que acha. Até o setor das embaixadas é interessante, com a arquitetura típica de cada país...e os parques ecológicos são um oásis em meio ao cerrado ardente! Sai preguiça!!!
    Bjs e bom dia aí do outro lado do mundo!

    ResponderExcluir
  4. pois eu adorava poder ir a Brasília!

    cidade construída
    medida


    um beijo
    para si, Bia, a viajante!

    manuela

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia, é muito bom conhecer um blog como o seu, com conteúdo e beleza. Viajei através das suas fotos. É sempre interessante ver algo pelos olhos de outra pessoa. Nos ajuda a ampliar os horizontes, crescer... Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Ei Bia! Passei um tempinho sem me atualizar no seu blog. Fotos interessantíssimas. Parece que Brasília é uma cidade bacana mesmo. Caso de amor ou de ódio. Assim que voltarmos pro Brasil, vamos dar um pulo lá para conhecer. Dizem que o prédio do Superior Tribunal de Justiça é colossal...Um beijo. Feliz natal pra você e pro Rubim. Saudades de vocês!

    ResponderExcluir