Translate

domingo, 20 de março de 2011

Um passeio pelo Arco

A arquitetura antiga e colorida nos faz viajar para um tempo em que o Rio era calmo, mas com uma cultura em plena ebulição!
O Arco do Teles é a entrada de um circuito cultural e gastronômico no centro histórico do Rio
Uma das exposições do Centro Cultural Banco do Brasil, durante o "Anima-Mundi"


Adoro observar a arquitetura antiga dos lugares por onde passo. Remete à histórias antigas e nos faz viajar pelo tempo. E o centro do Rio é cheio! O Arco do Teles é um deles. A casa setecentista da família Teles ficava em cima de um arco. Ali morou Francisco Teles, o juiz de órfãos. Construído em 1730, hoje o Arco dá acesso à Travessa do Comércio, quarteirão cultural e gastronômico no centro do Rio, e vai até a Rua da Lapa dos Mercadores (interessante conjunto de casas do Rio antigo). Localizado na Praça XV, ali é um ótimo lugar para um happy hour, com ótimos cafés, restaurantes e lanches. Já comi um galeto delicioso! Além do mais, se andar um pouquinho além, dá para fechar o dia com chave de ouro com as diversas opções culturais do CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil, ou a Casa França-Brasil, sempre com exposições, teatro e filmes cult.

9 comentários:

  1. Bom dia, querida Bia!
    Pois sabes que eu ainda não passei por ali!
    Meu filho é 'rato' desse lugar, com amigos músicos ou ligados às artes, suas noites sempre acabam pela Lapa, mas fui poucas vezes e gostaria muito de passar por este tal arco. Acho que vou pedir a ele para levar-me qualquer dia, de dia, claro. hehe Porque a noite é para os jovens que enchem de energia e barulhos a noite da Lapa.
    lindas suas fotos, como sempre.
    beijocas cariocas

    ResponderExcluir
  2. Tb não conheço Bia! Acredita nisso? Carioca que já se esqueceu até como andar no Rio e moro tão perto...Vou muito ao CCBB e Casa França Brasil, mas nunca ando à pé pelo centro, tenho a maior vontade de fazer isso. Interessante e cultural seu post,beijos,

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia
    É muito lindo este centro do Rio, com sua arquitetura antiga, repleta de história.
    Alguns anos atrás fiz o circuito por estes locais que você comentou, indo até o CCBB e Casa França Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Bia, fui apenas duas vezes à cidade do Rio e vi lugares de beleza indescritível. Preciso conhecer muito mais e espero que um dia você e o Rubim nos acompanhem num passeio pela cidade maravilhosa. Um abração procê.

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth, aquele pedacinho do centro do Rio é tudo de bom! Adoro passear por ali durante o dia para observar a arquitetura do lugar!
    Beijinhos


    Concordo Alexandre, o Rio é sempre lindo, e como é bom sair por aí descobrindo novos cantinhos especiais...


    É Glorinha, também sou uma carioca desnaturada, só fui conhecer esta parte do Rio depois de adulta! Vale a pena dar um pulinho ali.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa cidade é um show, né? Além das belezas naturais é cheia de cantinhos interessantes.
    Bj
    Claudia
    www.viajarpelomundo.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Célia, é muito bom andar por ali, não! Espero que você faça este circuito outras vezes, pois sempre é diferente!


    Oi Cirilo, será um prazer acompanhar vocês na nossa cidade maravilhosa! Beijos


    É isso mesmo Claudia, além das belezas naturais, temos as maravilhas culturais espalhadas por todo lado!!! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu já fui várias vezes ao Rio, mas nunca passeei por esse lado. Mais uma dica pra eu anotar =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Beatriz...
    obrigada pela visita de ontem...
    Este seu post me emociona pois em dezembro quando aí estive , foi essa zona da cidade que mais explorei como não fazia há ano.
    Lapa e Santa Teresa eram-me desconhecidos....
    O resto já tinha vivenciado.
    Vou mandar o link do seu blogue para a minha gente carioca...
    Beijo e por aqui faz sol....
    Ontem a Elis foi só uma metáfora para o dia mundial da água...
    :))

    ResponderExcluir