Translate

domingo, 3 de abril de 2011

O tempo...

Tá certo, a vida não é um mar de rosas....mas pode ser de tulipas, que tal?!!! Infelizmente não fui eu quem tirou esta foto florida da Holanda (a internet me fez este favor)!


Conheci esta turma de pesquisadores nas vezes em que fui ao rio Araguaia participar do projeto tartaruga da Amazônia. Um dia com poucos mosquitos!
Minha irmã e eu paramos para descansar em meio à mata atlântica preservada no Parque Estadual Nova Baden.
Passando por uma fazenda, acabei encontrando alguns colegas que faziam um estudo sobre espécies do rio Cahy, na região da costa do descobrimento, no sul da Bahia.
Em uma de minhas andanças pelas montanhas, lá estava a exuberante cachoeira da Fragária. Nem tentei chegar perto, pois o caminho é muito íngreme e tinha chovido muito no dia anterior, um perigo!
Um dia um amigo e arqueólogo encontrou esta criatura em seu sítio e me chamou. É claro que a pequena era uma "falsa cobra coral"!
Era uma casa toda de madeira e rodeada por um jardim de hortências. Eles queriam comprar umas terras no entorno do Parque Nacional de Itatiaia para fazer uma Área Protegida. Ficamos ali horas tomando cafezinho e comendo bolo de frutas. Quase dormi nesta cadeira olhando aquele mar de morros sem fim...



Uma coisa é certa, os anos ensinam mais do que os dias jamais saberiam. O tempo é sábio. Nunca fui de farra, mas gostava de sair sim, e muito. Gostava de me aventurar no meio do mato, fazer trekking nas montanhas, caminhar por dias pela praia, nadar em alto mar....Trabalhei como voluntária sim, sem ganhar um centavo. E daí? Aprendi muito, sem dúvida! Não é fácil acordar às 5 da manhã e fiscalizar de barco o rio Araguaia em busca de pescadores/predadores burlando a lei. Entrar no rio cheio de piranha e jacaré, e usar roupas compridas para se proteger de mosquitos "assassinos" debaixo de muito sol. Foi-se o tempo....Bons momentos sempre ficam na memória e as fotos nos fazem reviver para seguir em frente. Agora é uma outra etapa. Novas ideias surgem e a cabeça já está a mil de novo. Afinal, como dizia Albert Einstein: A mente que se abre a uma nova ideia nunca retorna ao seu tamanho original. Grande Albert! Experiência de vida fica para sempre, não se joga fora, acrescenta-se. Ah, mas ainda há muitos lugares a serem desbravados e oportunidades de trabalho a serem descobertas por mim. Algumas vezes já me senti fraca, outras com uma personalidade tão exuberante quanto à floresta Atlântica. Aliás, às vezes acho que sou um ecossistema inteiro!!! Não dizem por aí que a vida é um papel em branco? Então vamos desenhar, pintar e escrever a nossa própria história! É isso.

25 comentários:

  1. Boa noite
    Bravo, Beatriz, belíssimas palavras.
    Você viveu e vive intensamente cada segundo da sua vida.
    E que vida rica em aventuras, experiências, oportunidades e doação.
    Parabéns!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah como eu admiro tudo o que você já fez e faz Bia.
    Eu teria feito também se tivesse tido oportunidade, mas fiz a minha parte como educadora e também valeu a pena. Ainda tenho tempo, quando me sentir melhor, de fazer mais ainda.
    Parabéns!
    Lindas as fotos.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  3. Nossa, Bia! Quanta experiência interessante a vida te deu. Isso tudo é seu e ninguém tem como tirar. Fantástico.

    Agora, aquela foto das tulipas é uma coisa nunca vista antes. Que espetáculo da natureza (ajudado pela mão do homem).

    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Lindas palavras Bia. Seu trabalho é lindo. Apesar de todas as dificuldades é um privilegio trabalhar no meio da natureza.

    Beijos e continue nos presenteando com tantas fotos lindas! Ah... daqui a 2 semanas vou para Amsterdam visitar aquele parque das tulipas. Nao sei se vou ver um campo como esse ai' da foto, ja' pensou??? Haja cartao de memoria para tirar tanta foto!

    ResponderExcluir
  5. Hola!
    Permíteme presentarme soy Cleofé administradora de un directorio de blogs, visité tu portal y está interesante, tienes temas muy buenos. Me encantaría poner un link de tu web en mis sitios y así mis visitas puedan visitarlo también. De esta manera ayudarnos que los demás conozcan nuestros sitios, Si estás de acuerdo no dudes en escribirme

    Éxitos con tu blog.
    Saludos

    Cleofé

    ResponderExcluir
  6. Que lindo texto!!
    Por isso que eu quero que a "página da minha vida" seja tão colorida quanto a foto da plantação de tulipas!Linda foto! Lindo texto e linda lição de vida!
    Obrigada por sempre compartilhar suas experiências aqui conosco!
    Beijo grande

    Flávia

    ResponderExcluir
  7. Bia, cuidado com a coral!..hehe. Por este texto fascinante pude ver que temos um gosto bem parecido. Quando eu e a Alice voltarmos pro Brasil vamos combinar de fazer umas trilhas bacanas nos arredores de BH. Um abração pra você e pro Rubim.

    ResponderExcluir
  8. Ah, minha linda amiga, você pode mesmo ser consderada um ecossistema já que viaja tanto e conhece tão bem este nosso Brasil!
    Você está , além de boa viajante, uma ótima escritora de percepções e memórias.
    Lindas imagens e texto!
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  9. Bia,
    Que tal um encontro de blogueiras no dia 16 de abril aqui no Rio?
    Eu e Glorinha estamos organizando e adoraríamos contar com sua presença.
    Veja a chamada pelo blog dela.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  10. Que texto lindo Bia!
    Te admiro demais por tudo que você faz, viu?
    Também quero que minha vida seja escrita em um livro cheio de páginas coloridas, acredito que é por isso que estamos aqui.
    BJS

    ResponderExcluir
  11. Que lindo Bia...fotos, texto, tudo...adorei a frase genial do Einstein! Quanto mais abrimos nossas mentes mais elas se expandem mesmo...e podem guardar um universo...tb sou como vc...um ecossistema inteiro...a ser descoberto...Seria ótimo se viesse, já li no blog da Thaís que talvez possa vir...Tomara que sim! beijão,

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Mª Célia!
    Você tem razão, as oportunidades apareceram sempre na hora certa e no lugar certo, o que me fez viver tudo intensamente!


    Oi Nilce, parabéns, pois você está formando uma população inteira com a educação, importantíssimo!


    Claudia
    Essas experiências vão ficar comigo até bem velhinha, he he. Agora, essas tulipas....um dia eu ainda vou ver de perto! Bjs


    Oi Dé,
    É uma dádiva trabalhar em meio a natureza...confesso que tive sorte por este lado. Poxa, e você vai para a Holanda, que MARAVILHA!!!! Torço para que veja muitas e muitas flores! Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Cleofé
    Passei pelos teus blogs (são tantos...)Seria interessante, me passe teu e-mail depois, ok!


    Oi Flavia!
    As páginas da minha já são bem coloridas, e eu ainda quero mais! Mas tudo ao seu tempo e hora. Agora as coisas vão mais devagar e o pensamento vôa à frente... Bjs


    Oi Cirilo,
    Ainda bem que a coral era falsa mesmo, embora o tamanho assuste! Fazer trilha é sempre um ótimo convite...mas creio que Rubim vai arranjar uma boa desculpa, he he

    ResponderExcluir
  14. Querida Beth, recebi teu convite por e-mail, mas acho que não vai dar para ir ao encontro deste ves, estarei ocupada com um curso de auditoria. Mas....vou ver se apareço no lançamento do livro da Glorinha lá na Lapa. Pelo menos assim eu encontro algumas de vocês, né! Beijinhos e até lá!!!


    Oi Fran
    Também acredito que estamos escrevendo cada página de nossos livros, cada um a sua maneira, e quanto mais colorido melhor!!!
    Beijinhos



    Oi Glorinha! Este Eisntein era um gênio mesmo, hein! Ainda bem que nossas mentes estão sempre abertas e em plena expansão!!! Acredito que vai dar para ir ao lançamento do teu livro....UAU, vou querer um autógrafo!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Bia

    Tenho andado para lhe escrever e, finalmente o faço.
    Obrigada pelos comentários tão simpáticos que tem escrito no Mochila às Costas.
    Adoro o seu blogue e confesso que tenho "inveja"(saudável) da sua vida. Que maravilha deve ser poder viver as coisas boas que o Brasil e a natureza têm.
    Um dia espero ir ao Brasil e ver um pouquinho do que nos tem mostrado e, quem sabe, viver alguma das suas experiências fabulosas.

    Um abraço amigo do outro lado do Atlântico
    margarida
    toudeferias(at)gmail.com

    ResponderExcluir
  16. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    BEATRIZ

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  17. Bia, delícia de post, delícia de histórias, delícia te seguir!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. quanto mais sei

    das tuas histórias de viajante, mais sinto

    que esta terra tem tanto canto e que o mar é tão profundo

    melhor? só cafezinho com bolo de fruta!

    um beijo, Bia

    manuela

    ResponderExcluir
  19. Sempre novidades...
    Os campos de tulipas na Holanda, já eu vi...
    Ùnico.
    Bjssssssss
    Ana

    ResponderExcluir
  20. Amei teu Blog!
    Amei o Post! A cobra coral falsa! As partilhas...! A se a vida fosse um mar de rosas... ou de tulipas... vamos semaear?

    E esta imagem de fundo das jarras... é simplesmente de um bom gosto incrível!

    Beijos Bia!

    Que prazer vir aqui!

    ResponderExcluir
  21. .

    .

    . bia,,, .

    .

    . em primeiro lugar amo.de.amar as túlipas . são e serão sempre as minhas flores preferidas .

    .

    . e porque o tempo é sábio agradeço.Lhe o tempo que passo aqui . onde saio sempre de alma cheia .

    .

    . este é um blogue que adoro visitar .

    .

    . beijo meu . amplo e sentido .

    .

    .

    ResponderExcluir
  22. Oie, olha eu aqui já!!! Hahaha Bia, que blog maravilhoso vc tem, uau! Quantas experiências vividas, quanta foto lindaaaaa! Amei tudo! E essa primeira foto desse seu post está simplesmente DIVINA... Que lugar lindo, né?! Um campo de tulipas...
    Beijo, beijo!
    She

    PS: Com todas que desvirtualizei já conhecia dos Blogs, mas contigo foi operação inversa....haha E nem por isso menos agradável, foi ótima a noite ao lado de pessoas queridas! Bjks!

    ResponderExcluir
  23. Oi She!!!
    Que bom que você apareceu por aqui! Também achei ótima a noite na Lapa com tantas amigas "de verdade"! Eu já conhecia todo mundo virtualmente, mas anoite de autógrafos da Glorinha, além de sucesso total, fez com que todas se encontrassem. AMEI!!!!! Ah, vou já colocar o link do seu blog aqui, que eu adoro!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Alexandre, meu caro
    Certamente ficaríamos horas conversando....muito mais, talvez, pela sua experiência de vida no Japão!!
    Quanta aventura na terra do sol nascente, não!
    Trocaríamos muitas figurinhas, sem dúvida!!!

    ResponderExcluir
  25. Paulo
    O tempo é mesmo sábio e sábia é a nossa vida, que nos leva por tantos caminhos e descaminhos....tantos que acabamos nos encontrando no meio desta estrada!!!
    Bjs

    ResponderExcluir