Translate

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aquecer jamais

Pobre Ursus maritimus, já quase em extinção...(Foto: alienado.net)





Todos já estamos cansados de saber e ouvir sobre as consequências do aquecimento global. A emissão dos gases estufa na atmosfera aumenta cada vez mais e etc, etc, etc. Então para não ficarmos parados como sapo em "banho-maria", aqui vão umas poucas dicas úteis:

1- Deixar o carro na garagem (Eu faço isso há anos. Faço tudo a pé ou de ônibus. O carro "lindinho" só sai no final de semana para passear ou pegar um cineminha a noite. A cada 10 km são 3 kg a menos de dióxido de carbono no ar.)
2- Pressão dos pneus (É uma boa manter a calibragem correta do carro, pois economiza combustível. E cada litro de gasolina libera 2,5 kg de CO²)
3- Sacolas plásticas e embalagens (Acabe de vez com as embalagens plásticas, levando a sua eco-bag de pano. Outro dia vi uma pessoa brigando a com a caixa do supermercado porque não tinha sacola plástica e não ía pagar pela embalagem porque ELA não tem culpa do que está acontecendo no mundo. Juro!)
4- Aparelhos eletrônicos (Ao invés de deixar vários aparelhos ligados ao mesmo tempo e querer fazer tudo de uma vez, desligue os que não estão sendo usados. Só isso já poupa milhares de quilos de CO² no final de um ano)
5- Ar condicionado (Af, só em casos extremos! Experimente baixar 2 graus a temperatura no inverno e subir 2 graus no verão. Pois isso já evita 900 quilos de dióxido de carbono a mais por ano)

7 comentários:

  1. Ai Bia, essa foto corta o coração! outro dia assisti a um documentário mostrando uma ursa polar morrendo por que não tinha mais alimento...ai. desliguei. Não suporto ver bicho sofrendo por causa da estupidez humana e é quase sempre por isso que os animais sofrem, pela nossa burrice e estupidez. Vou fazendo um pouco do que posso, tomara que muitos façam, por pouco que seja, muitos somam milhões, né? beijos,

    ResponderExcluir
  2. Bia,
    Por incrível que pareça, acabei de assistir no Animal Planet sobre ursos brancos no gelo e sua incessante busca por alimentos. São lindos e ao mesmo tempo sofrem com a escassez de comida por aquelas bandas.
    Eu faço tudo isso que você enumerou acima, menos a pressão dos pneus, pois quem faz é o maridex, não entendo nada de carros. Tenho minha consciência tranquila, mas a maioria não faz, não tá nem aí pra nada neste mundo, só usa e abusa. tristeza!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Chocante...isso é que chamo de "fim de mundo"...
    Eu tento ter atitudes conscientes .Por exemplo: carona solidaria, reduzir o lixo, reduzir uso de sacola plastica, economizar água e luz.Faço minha parte.
    BJos

    ResponderExcluir
  4. .

    .

    . um pouco de tanto por uma lufada de ar fresco . para que possamos continuar a respirar . e sanar [se ainda formos a tempo] os pulmões da terra .

    .

    . um beijo meu . bia .

    .

    . parabéns pelo tributo .

    .

    .

    ResponderExcluir
  5. Oi Glorinha
    Também não suporto ver animal sofrendo....se eu não estou vendo, é uma coisa, mas se eu enxergo alguma coisa dessas, quero logo partir para briga!
    E aí, sai de baixo!!!!
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Ei Beth!!!
    Infelizmente os ursos polares não serão mais vistos na natureza daqui a alguns anos......Também faço tudo isso e mais alguma coisa. Somos um grão de areia neste imenso oceano, mas ainda bem que esses grãos estão aumentando cada vez mais!
    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  7. É importante termos consciência na utilização dos recursos ambientais. Hoje temos o necessário para vivermos bem, amanhã talvez nos falte o essencial. Tem uma blogagem coletiva q talvez te interesse, sobre proteção ambiental, ocorre todo dia 7 de cada mes. Eu participo dela. Passe pelo meu blog nesse dia se te interessar e confira. Muita paz!

    ResponderExcluir