Translate

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cabo belo do Arraial

A perfeita combinação de céu, areia, mar e PREGUIÇA!!!
É areia que não acaba mais! Tão branca e tão fina, que você anda, anda, anda, vê que o paraíso está logo ali à sua frente, mas não consegue chegar nunca!
A preguiça falou mais alto, e fiquei ali horas a fio só observando o movimento das ondas, das pessoas, das nuvens.....
O canto esquerdo da Praia Grande com seu costão rochoso banhado pela água azul esverdeado marinho, sei lá....bom para família com crianças, pois o mar ali é bem calmo.
Que alegria essa liberdade!
Não sou a favor de cães nas areias das praias, por motivos óbvios de higiene....mas não resisti fotografar este casal de labradores curtindo, na sua inocência, um bom banho de mar!!!
Depois de Arraial do Cabo, que tal parar em Búzios? As praias não são assim tão boas, nem limpas, mas o "glamour" natural do lugar não passa despercebido e faz a gente querer voltar sempre, sempre lá!



Já dizia Jacques Yves Cousteau, quando aqui esteve: "Jamais mergulhei em águas tão perfeitas". Embora eu não tenha mergulhado, as águas de Arraial do Cabo são absurdamente azuis! Ao lado de Cabo Frio e próxima à Búzios, Arraial é uma das mais belas quando se fala em areia branca, vegetação de restinga e uma rica vida marinha. Os costões rochosos são famosos na região, servindo como mirantes para ver as belezas da região. Se for passar ali um dia, os passeios de barco são imperdíveis. Mas se não der, como no meu caso, basta escolher uma das inúmeras praias de águas cristalinas e ficar curtindo fazer absolutamente coisa alguma! Nada melhor do que entrar na água de vez em quando e depois deitar na areia e ficar observando as diversas nuances de verde, branco, azul e amarelo até o sol ir embora de vez.... Como não sou muito de badalações, prefiro as praias ao final do dia, sem stress. Dizem os pesquisadores que o Cabo formou-se há um milhão de anos, devido aos fortes ventos e correntes marítimas. Assim, os sedimentos foram se depositando entre as ilhas até formar o Cabo atual. Foi aí que os primeiros nômades chegaram, há mais ou menos cinco mil anos para habitar esses morros de pedra. E eles só desciam de vez em quando para buscar alimentos, como mariscos e peixes. Fico aqui imaginando Américo Vespúcio chegando ali em sua expedição pela costa brasileira....ventos frios, águas mais ainda. Haja ressurgência! Este fenômeno, que faz subir as águas profundas bem frias e riquíssimas em nutrientes, fez deste lugar um paraíso para tartarugas marinhas, lagostas, meros, golfinhos e também para nós, pobres mortais!

14 comentários:

  1. Ahhhhh, Biazinha, descobri então!
    Estás no litoral fluminense né?
    Beleza! Realmente as águas de Arraial são fenomenais e esta Praia Grande é a paixão de meu filho. Você tá lindona nesta foto bem tirada em Búzios. E este tempo também é muito agradável de se passear por aí, tem pouca gente e o sol é ameno e gostoso.
    Boas férias!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  2. Que delicia !
    Adoro o mar "frio" de Arraial!
    As belezas naturais desta cidade são demais, uma pena é a urbanização desordenada dela, o que muito me entristece...

    Bjos Bia! Um belo fim de semana para vc!

    ResponderExcluir
  3. Oi Beth!
    Já fui lá e voltei, mas agora estou cá, e daqui não sei para onde irei....será que irei????
    Pelo menos viajo em pensamento até achar um próximo lugar....o meu lugar preferido do momento!!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Bia, que praias lindas! Que cor azul incrível.
    Você que quase não gosta de mar hehehe, deve ter aproveitado muito.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  5. É mesmo Flavia. Arraial está se tornando uma cidade ainda pequena, mas com algumas confusões de cidade grande. Ainda assim temos o mar azul....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Alexandre!Será que aí no Japão as pessoas são mais cuidadosas com a questão dos animais e da saúde? Se não fossem os parasitas facilmente transmissíveis, seria um encanto nadar com todos eles neste mar incrível!
    Um bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  7. Bia, não conheço Arraial do Cabo ainda, e estou com uma sensação de que devo ir o quanto antes! Amei sua postagem! Obrigada e beijos

    ResponderExcluir
  8. Claudia
    Ali realmente as águas te hipnotizam!
    Eu gosto muito do mar, queria morar lá dentro!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana
    Tenho certeza de que vai gostar! Mas recomendo ir fora da temporada de verão, pois a cidade fica muito cheia e praias ídem!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Belíssima pedida, minha querida! Búzios e Arraial do Cabo, dois lugares que eu AMO! ;)
    Beijo, beijo e excelente semana!
    She

    ResponderExcluir
  11. Bia, das viagens e dos areais

    das deambulações
    das tartarugas
    dos golfinhos
    do mar profundo

    que mundo é o teu?


    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  12. Oi She!
    Também amo esses lugares, assim como outros mares....paixão sem fim essa minha....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Manuela

    Viajo muito também em pensamento...
    pelos ares
    pelos mares
    pelo mundo
    quantos mundos?

    Beijos

    ResponderExcluir