Translate

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Yosemite

Uma das trilhas para duas grandes cachoeiras de Yosemite. Que maravilha pedalar num lugar desses, não! (foto: Willian Nazaroff)
As famosas sequoias gigantes de Yosemite. A maior árvore do mundo pode chegar a altura de um prédio de 30 andares. A sequoia mais velha o mundo tem 4.650 anos e fica na Califórnia! (foto: Megan Kw)
Pôr do sol na grande rocha "Half Dome", a grande maçã de granito (foto: Pradeep Rathinamuthu)
Se existe o paraíso, esta é a porta de entrada! (foto: Simon Crumpton)
No dique da represa O'Shaughnessy, a água sai do reservatório direto para o rio Tuolumne (foto: Michael Porterfield)
Final do inverno no parque....parece uma pintura.....(foto: Ray Anderson)
Uma das cachoeiras no vale de Yosemite. Uma curta caminhada para uma vista tão deslumbrante! (foto: Alfredo Wang)
Uma escalada ao longo do rio, um belo contraste entre cor e temperatura (foto: Phuoc Phan)


Não, eu não estive na Califórnia e nem escalei as montanhas rochosas do Parque Nacional de Yosemite.....Mas bem que eu gostaria! É o tipo de aventura que me fascina. Para os alpinistas, escalar no Yosemite é um rito de passagem. Ainda tem uns malucos que chegam ao topo do "Half Dome" (2.693 m, o mais alto do parque) e descem o vale de paraquedas, já que é mais rápido e divertido que descer a pé contornando a montanha. Half Dome parece uma maçã de granito partida ao meio, e chegar lá em cima, correndo todos os riscos com rajadas de vento e névoa, "é como flutuar no espaço", segundo alguns escaladores. O Parque Nacional de Yosemite fica nas montanhas de Serra Nevada e recebe cerca de 4 milhões de visitantes por ano. A melhor época é entre agosto e setembro, pois o clima é mais ameno por lá. Para quem quer conhecer:
  • www.booking.com/yosemite-national-park : tem dicas de hotéis com ótimos preços na região do parque ou fora dele
  • www.tripadivisor.com.br : Dicas de viagens para a Yosemite/Califórnia bem confiáveis

Não morro de amores pelos EUA, mas sei reconhecer quando um país cuida com eficiência de suas reservas ambientais. No Brasil temos alguns poucos exemplos de gestão eficiente, como no Parque Nacional do Iguaçu. Mas grande parte de nossos parques ainda nem saíu do papel ou está abandonada à sua própria sorte. Quem sabe um dia teremos nossas áreas naturais "realmente" protegidas, livres dos desmatamentos gananciosos e especulações imobiliárias ilegais? Não custa nada sonhar!!! Gostaria que os pequeninos no futuro pudessem conhecer lugares tão belos e cuidados, como Yosemite. Não precisamos ver ursos e nem esquilos, como os americanos. Mas já ficaria feliz em ver novamente um lobo Guará (típico do Brasil) correndo livre pelos campos ou um gavião carcará plainando em busca de sua presa...

11 comentários:

  1. Que lugar maravilhoso!
    Uma coisa é certa; Os EUA neste sentindo de gestão ambiental estão bem na frente.
    Tb não sou fanzoca de americanos, mas depois que tive um pequeno exemplo na questão da cidadania deles, passei a ver com outros olhos. Estou falando da questão de acessibilidade a deficiente físico. Bia, é impressionante como eles tratam esta questão. Meu marido anda de bengala e lá alugamos esses carrinhos para PNE.Incrivel como foi fácil andar nas ruas, entrar em lojas,etc. Aqui no Brasil precisamos desviar dos carros que estão nas calçadas, dos buracos...um horror!
    Mas...a esperança é a ultima que morre e eu ainda acredito que veremos o lobo guará nos campos tb!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz
    Simplesmente fascinantes estas imagens do parque Yosemite.
    Em muitas questões temos que tirar o chapéu para os americanos, principalmente neste tipo de preservação ambiental.
    Estamos a anos luz de distância deles.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Flavia, realmente este lugar é um sonho, que ainda quero sonhar acordada um dia! Legal este exemplo de cidadania, não sabia que eles tinham este cuidado todo com as pessoas...
    Quanto às nossas áreas naturais, penso que ainda temos muito que aprender e cuidar do que é nosso. Uma vez vi um lobo guará correndo, atravessando uma estrada enquanto eu dirigia, uma loucura! Outra vez vi um de longe em um parque nacional. Tomara que estejam seguros hoje!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Celia!
    Há certas coisas que precisamos tirar o chapéu mesmo! O Brasil tem tanta lei ambiental maravilhosa (motivo de elogio em todo o mundo) mas que, infelizmente, não funciona por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É Alexandre, para criticar temos que ter algo bom em troca pra mostrar! Sempre procuro ver o lado bom em tudo, sou uma otimista incorrigível, eu sei!!!! Quando passei alguns meses em uma ilha, sem televisão ou energia elétrica, e pude ver de perto uma baleia encostando em nosso barco......me arrepiei toda e chorei em bicas! Tanta beleza e a natureza me proporcionando aquele presente de graça, foi demais!!! Nós temos o DEVER de proteger nosso meio ambiente para a eternidade!!!!
    beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Bia,
    Que lugar espetacular!
    Bem cuidado, então! Melhor ainda.
    Dá vontade de sair daqui correndo para conhecer.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? parabéns pelo o blogue achei super fofo .... aguardo sua visitinha la no meu cantinho , se seguir ficarei ainda mais felizzzz kkkk. e com certeza volto e sigo aqui também é só deixar seu link no comentário bjus www.mulherquesecuida.com

    ResponderExcluir
  8. Um gavião carcará há uns três meses fez um ninho num pinheiro enorme que tem no pátio da escola aqui perto de onde moro. É uma área perto de uma mata, quase no centro de BH. Quanto ao lobo-guará não é muito difícil na Serra do Caraça, portanto, dá para ser feliz aqui em MG ... não é mesmo? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. .

    .

    . um des.lumbre . tudo . com especial ênfase para o pôr do sol na grande rocha "Half Dome" . e para o fulgor do rio .

    .

    . eu . que também não morro de amores pelos EUA . até por.que . os meus destinos . são quase sempre a oriente . fiquei fascinado .

    .

    .

    . um beijo meu . sempre amigo .

    .

    .

    ResponderExcluir
  10. Ahhhhhh que delícia! Beijo, beijo minha querida! ;)
    She

    ResponderExcluir
  11. Alexandre20 maio, 2014

    Bom dia, na sua 3a foto ("Pôr do sol na grande rocha 'Half Dome'"), a rocha em questão corresponde na verdade ao El Captain, e não ao Half Dome. O Half Dome fica mais à frente no vale naquela direção da foto.

    ResponderExcluir