Translate

domingo, 14 de agosto de 2011

Andando por aí...

Escultura de cerâmica em exposição em um dos pátios da Pinacoteca. Uma fonte de água multicolorida em meio aos paredões de tijolo antigo do museu. Há muito pra se ver em um dia!!!
Teatro Municipal de São Paulo. Só pude ver do lado de fora, pois estava fechado nesse dia. Bela arquitetura no centro da cidade e ponto de encontro de intelectuais e artistas. Fica próximo à Galeria do Rock e da estação da República.Belíssima pintura em uma parede do museu. Contemporâneo e colorido, do jeito que eu gosto!
As famosas lanternas japonesas vendem como água na feirinha de sábado da "Liberdade". Muitos artefatos orientais, outros nem tanto. Mas, definitivamente, um pit stop necessário!
Andando pela avenida Paulista, não poderia deixar de ir na livraria Cultura, sonho de consumo para muitos leitores como eu ! Dentro da galeria um cachorro gigante e seu dono me cativaram.
Para quem curte Rock, do mais leve ao mais pesado, não pode deixar de conhecer a "Galeria do Rock". Desça na Estação da República e ande um pouco pela rua 24 de maio até a galeria. São 4 andares com 450 lojas, a maioria de rock. Realmente ali é um espaço onde as tribos urbanas convivem pacificamente e contribuem para quebrar preconceitos. É claro que eu aproveitei para comprar minha camiseta dos Beatles (sou da parte mais light do rock)!
O Mercado Municipal é mesmo gigantesco! No final da tarde você não pega aquele burburinho todo das pessoas circulando. No andar de cima há restaurantes e pequenos lanches. Pequeno é um jeito sutil de dizer, pois o famoso pastel de bacalhau parece tão grande quanto o próprio mercado, e o pão com mortadela chega a ser um verdadeiro escândalo!!!
Construída no século XIX para sediar a Companhia São Paulo Railway, a Estação da Luz por muitos anos foi a principal porta de entrada à cidade. Por ali passava nossa maior riqueza: o café a ser exportado no Porto de Santos. Quando a cidade de São Paulo ainda era pouco industrializada, a Torre do Relógio da estação dominava a paisagem urbana da época. Passeio imperdível!
Os trens ali não ficam parados, tamanha a quantidade de gente que entra e sai a todo o tempo.
A beleza da estrutura metálica de ferro fundido foi toda trazida da Inglaterra no século XIX e montada aqui. Um engenheiro inglês fez o projeto que, depois de pronto, ficou semelhante à "Flinders Street Station", uma estação australiana em Melbourne.
O Parque Jardim da Luz foi ianugurado como Jardim Botânico em 1798 e mais tarde se transformou no primeiro jardim público da cidade. Nos anos 70 o Jardim da Luz ficou praticamente entregue à prostituição e tráfico de drogas. Na década de 90 ele foi todo restaurado e hoje é um lugar agradável para um passeio entre árvores magestosas e esculturas de vários artistas.
Detalhe do Jardim da Luz, visto da varanda do "Café Flor". Depois de um lanche reforçado nada melhor que uma caminhada por entre muito verde e esculturas coloridas espalhadas no jardim.
O Museu da Língua Portuguesa está do outro lado da rua, bem em frente à Pinacoteca. O Museu está localizado no centenário prédio da Estação da Luz. De acordo com a moderna museografia, o acervo do museu, nosso idioma, é um "patrimônio imaterial", então não pode ser guardado em uma redoma de vidro e ser exposto ao público. Interessante este pensamento, pois assim tudo o que está exposto no museu interage com o público numa frenética troca de palavras!!!
"Flor Café", a cafeteria da Pinacoteca tem boas opções para lanches e almoços rápidos. Que delícia aquele capuccino e o pastel de ricota e palmito! Do lado de fora, a varanda agradável convida a um chá com vista deslumbrante do Jardim da Luz. Aliás, luz natural é o que não falta!
Detalhe do lustre de uma das sacadas da Pinacoteca. A beleza está nos pequenos detalhes....
A imponência do prédio da Pinacoteca enche os olhos logo que saímos da estação. O museu mais antigo de São Paulo abriga um dos maiores acervos da arte brasileira dos séculos XIX e XX. Ainda conserva um núcleo de pinturas e esculturas oitocentistas européias. Um charme!
Logo na entrada da Pinacoteca me deparo com este cavalo em tamanho real e várias pessoas escrevendo bilhetes para ele. Como assim? Depois fui tentar entender o artista. Paul Ramirez Jonas, um californiano, esculpiu este cavalo de cortiça segundo as normas do renascimento italiano, tendo como referência a matriz clássica de Marco Aurélio, localizada na Praça do Capitólio em Roma. Sob o cavalo há um espaço onde as pessoas depositam bilhetes, notas e ideias. Assim o humor, os sentidos e a arte convivem num mesmo espaço. O que era para ser um monumento de bronze a atravessar os séculos, como na antiguidade, é feito aqui de um material leve e frágil, como a cortiça.



Em um dia apenas dá para fazer muita coisa! Especialmente se você, por um acaso, foi parar em São Paulo num dia desses.... Sem sombra de dúvida, pegar o metrô e descer na Estação da Luz é uma ótima escolha! Ali há uma bela mistura de arte, cultura, muito verde e muita gente (que não quer perder o trem!). Bem à sua frente está a Pinacoteca, um dos mais importantes museus de arte do Brasil, fundado em 1905. Andar pelas inúmeras galerias e labirintos deste antigo "Liceu de Artes e Ofícios" de São Paulo é tarefa que exige uma boa memória para não se perder como Minotauro! Confesso que tive ímpetos de voltar à infância e brincar de pique-esconde como nos velhos tempos.... Atualmente a Pinacoteca está com 4 exposições: Gerhard Richter (fotografias e pinturas do artista alemão), Arte como Registro (uma série de fotografias em preto e branco), Arcanjelo Ianelli (pinturas, desenhos e gravuras), Sérvulo Esmeraldo (esculturas e pinturas) e Paul Ramirez (escultura). Andando por aí, sem pressa e sem hora para terminar é tudo de bom!!!

17 comentários:

  1. .

    .

    . as.sim.sim . vale a pena ficar "andando por aí" . :))) .

    .

    . é sempre um prazer acompanhá.la por a.qui .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Paulo.
    Ficar andando por aí num dia como este,fechado e com cara de chuva, vale muito a pena!!!
    Uma boa semana pra você!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Beatriz,adorei o passeio por Sâo Paulo !
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Também adorei, e espero voltar, pois ainda há muito a conhecer!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Bia, que fotos lindas! adoro Sampa...ando com saudades de lá...matei um pouco a vontade vendo essas fotos! beijão,

    ResponderExcluir
  6. all the shots that you have presented are admirable !!!!!!!!!!Ciao Beatriz

    ResponderExcluir
  7. Muito, muito bom! Muito, muito rico! Adoro! ;) Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  8. very nice photos, thanks for sharing.

    ResponderExcluir
  9. Oi Glorinha!
    Também já estou com saudades de Sampa! Espero voltar lá em breve.
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  10. Elettra
    I like taking pistures, but your photos about nature are wonderful!!!!
    Ciao!!!

    ResponderExcluir
  11. Ei she!
    De vez em quando é bom fazer um passeio bem urbanóide, não!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Kira
    Thanks for your visit so kind!

    ResponderExcluir
  13. Ciao Beatriz and nice to meet you,
    all your blog is really beautiful!

    ResponderExcluir
  14. Bia,

    Fotos lindas! Que saudade de São Paulo!!!!

    Girassóis nos seus dias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Thanks for coming Sciarada!
    Kisses

    ResponderExcluir
  16. Oi Celina,
    Também gosto de ir a Sampa de vez em quando para um giro altamente urbano, porém, não menos interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Bia!!!
    Suas fotos estao lindas. Sao Paulo tem otimas opcoes. Geralmente vou correndo, a trabalho. Mas, sempre que sobra um tempinho gosto de dar uma circulada pelo lado alternativo e cultural de Sampa.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir