Translate

terça-feira, 9 de agosto de 2011

cuidado com os oceanos!

Um albatroz observa o horizonte plácido e gelado da Geórgia do Sul, no continente antártico (foto: Paul Nicklen by N.G)
Uma quantidade enorme de tubarões-baleia, mais 400, foi vista na península de Yucatán - México, coisa rara hoje em dia! Apesar de gigantescos (podem chegar a até 12 metros!) são absolutamente inofensivos e se alimentam de minúsculos animais e microcrustáceos (foto: Mauricio Handler by N.G)
Enquanto isso, este peixe morcego nada livremente em busca de seu alimento preferido, um pouco de plancton (foto: Brian Skerry by N.G)
Ainda bem que alguns corais ainda se encontram preservados, como este jardim submerso de corais pétreos (foto: David Doubliet by N.G.)
Em alto mar as águas se mantêm preservadas, embora o ecoturismo desenfreado sempre seja uma ameaça em paraísos assim...
Uma praia praticamente intocada no sul da Bahia em uma área natural preservada dentro do Parque do Descobrimento.





Fico feliz, e às vezes estarrecida com algumas notícias sobre os nossos mares. Na hora me vem à cabeça a lembrança dos anos em que morei no sul da Bahia. Em um mergulho livre num dia calmo é possível observar uma "raia manteiga", como esta que fotografei aí ao lado. Mares calmos ou revoltos, praias praticamente intocadas, muito turista ou nenhum (dependendo da época do ano), a beleza exuberante das ilhas em alto mar...... Mas se o homem continuar com essa visão antropocêntrica, achando que realmente é o centro do universo, um dia tudo isso acaba......

As correntes marinhas estão nos mares desde que eles se formaram no planeta. Mas o lixo não! Acredita que uma reserva ambiental marinha do México está recebendo o lixo que é produzido em 45 países? Por uma 'falta de sorte' da natureza, as mesmas correntes marinhas que purificam as águas, acabam se convergendo para um mesmo lugar e depositando lá todo o lixo. Quando é que os seres humanos e os governos "sapiens" vão aprender que os oceanos não são uma lixeira imensa e infinita?

Nem é preciso ir tão longe.....Em Porto de Galinhas (Ipojuca-Pernambuco) o excesso de ecoturismo está afetando drasticamente os recifes de corais da região. Nas áreas de recife onde o acesso é livre, a passagem de turistas sobre os corais já diminuiu em 55% os animais que vivem ali, como os microcrustáceos que servem de alimento para diversos peixes. Cerca de 800 mil pessoas visitam a famosa praia todos os anos, e por apenas 15 reais é possível pegar uma jangada e ir até os recifes 'caminhar sobre eles'! Pouca gente sabe, mas os recifes danificados levam até 200 anos para se recuperarem totalmente, isso quando a área é fechada e ainda há chance de recuperação!

Por outro lado, ainda podemos assistir a espetáculos que a natureza nos proporciona de graça! Há pouco tempo, um grupo de pesquisadores observou um cardume de mais de 400 tubarões-baleia nadando livres na península de Yucatán - México. São os maiores peixes do mundo (até 12 metros de comprimento) e totalmente inofensivos, se alimentando apenas de plancton e minúsculos animais. Nunca antes foi visto um número tão grande em um só lugar, devido a abundância de alimento natural ali trazido pelas correntes marinhas.
A natureza não é um espetáculo???!!!

7 comentários:

  1. Me emociono com seus videos e o amor pelo meio ambiente. Se cada um de nós tivessemos uma pequena Bia aqui dentro, acho que o mundo seria um pouco melhor!
    PARABÉNS!

    Bjos

    AH! Eu tb queria ver o Rio repleto de placas educativas, estou bem preocupada com esta situação da Copa do mundo.. :(

    ResponderExcluir
  2. Lindíssimo post !
    Abraço,
    MT

    ResponderExcluir
  3. Ei Flavia querida! Acho que eu já nasci com esse bichinho do meio ambiente dentro de mim, he he... É até redundante, mas somos um pequeno grão de areia neste imenso oceano que faz toda a diferença!!!
    Quanto ao Rio e suas confusões...melhor nem pensar muito, senão caspa vira pipoca.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adoro blogs sobre viagens e o tema do seu é bem diferente!! Com certeza ficarei por dentro das dicas.

    ResponderExcluir
  5. The beauty and natural wonders in your pictures is so amazing! I am sorry I can not read your words! Happy weekend! X

    ResponderExcluir
  6. Aprendi com seu post, não sabia do tempo para recuperaçao de recifes e as informaçoes sobre os tubarões-baleia. Tenho além de respeito muito medo do mar. Obrigada.

    Girassóis nos seus dias!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. melhor estimulante natural masculino

    qual melhor estimulante masculino

    qual e o melhor estimulante

    estimulante masculino vendido em farmacia

    estimulantes masculino

    estimulantes naturais

    melhores estimulantes naturais

    viagra caseiro que funciona na hora

    libid gel funciona
    qual e o melhor estimulante

    qual o melhor estimulante
    aumento maximo com o gel
    combater impotencia sexua
    como alongar o penis
    como aumentar o penis
    como aumentar o pénis de forma natual e sem danos colaterais?

    ejaculação
    hot gel funciona

    macho max
    oque e libid

    os beneficios do razagem v12

    pau de cavalo

    razagan v12 serve para qualquer idade.

    razagan v12 é seguro ? quais as contra indicações?






    ResponderExcluir