Translate

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Floresta vertical



A primeira floresta vertical do mundo, quem diria! Achei o máximo quando vi o projeto "O Bosco Vertical", que é vanguarda em reflorestamento urbano. Esta maravilha já está sendo construída, e quase pronta, em Milão. São dois prédios de 110 e 70 metros de altura que vão hospedar 730 árvores, 5 mil arbustos e 11 mil plantas florais. Fico aqui imaginando quando isso tudo estiver pronto, vai ser como avistar um oásis em meio a paisagem urbana e fria!

A ideia do arquiteto italiano Stéfano Boeri é inserir espaços verdes na cidade sem precisar expandir o território urbano. Assim, o prédio pode atuar como filtro para a poluição do tráfego. Claro que a segurança do edifício já foi testada. Imagina se uma árvore fosse derrubada por uma ventania, como essas que acontecem no Rio o tempo todo, poderia causar grandes estragos! É bem legal a ideia de fazer um prédio que absorve gás carbônico e, como bônus, ainda protege os moradores da radiação solar. Literalmente, é uma floresta crescendo para cima. Encantada!!!!

16 comentários:

  1. Bia queridinha, voltei!
    Que coisa mais linda esta ideia, tomara que façam aqui em nosso país também!
    Obrigada pelos votos de boa viagem. Passamos 11 dias maravilhosos na Espanha e pudemos curtir o que há de melhor naquele país. Aos poucos vou contando o que vi e senti, agora estou matando as saudades dos mais queridos amigos por aqui.
    beijos, muitos, cariocas

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!!
    Eu tenho uma pequena florestinha na minha varanda.Não assim com árvores, mas tenho umas plantinhas.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Bia

    são projectos como este

    que me deixam acreditar, que é possível fazer das cidades modernas um lugar mais humano, belo, habitável e em sintonia com a natureza

    assim as vontades políticas e sociais o permitissem

    imagine uma macieira na janela da sala!

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  4. Bia querida,

    Que ideia sensacional! Milão perderá o ar de pedra. rsrs É solução genial! Obrigada por partilhar informação tão bonita. Girassóis nas suas janelas e nos seus dias. beijos

    ResponderExcluir
  5. Que fantástico. Lindo demais!!!!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Oi Beth sumida!!!!
    Que maravilha a Espanha....vou p/ lá ano que vem visitar minha irmã em Barça! Já estou curiosa para saber das suas novidades!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Ei Flavia! Pena que meu apartamento não dê para uma "florestinha", pois bate muito sol! O que eu queria mesmo é morar num prédio desses aí, ía me sentir a própria Jane das selvas, rs rs rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Também sonho com isso Manuela.....um mundo mais humano, verde e belo! Será que "eles" vão deixar? Aqui no Brasil diríamos que uma mangueira na janela seria tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Celina!!! Ainda não conheço este ar de Milão, mas acredito que uma floresta vertical já muda muita coisa! Quem sabe um dia ainda teremos vários desses no Brasil????
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ei Claudia viajante! Que bom que estás de volta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie..
    Estou te convidando a visitar o meu blog pra participar a fazer parceria, seguindo os 03 blog's meu já entra na galeria de amigas especiais. E já estou te seguindo!!!

    http:mareboucas.blogspot.com / http://meusonhosmarcia.blogspot.com / http://gvozesparacristo.blogspot.com

    Bjnhs e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  12. Esta é uma excelente ideia para colmatar o problema da desflorestação. Pode ser que o conceito pegue e se passe a "arborizar" os prédios! :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Que baraaaaaaaato, achei sensacional! Beijo, beijo querida e excelente semana!
    She

    ResponderExcluir
  14. Wonderful and special!!
    Hope you have a great week:-)

    ResponderExcluir
  15. Hi Bea, This is awesome... What a great idea... So glad you shared it with us.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  16. Que lindo! É poesia feita paisagem.
    beijinhos
    margarida
    (mochila-as-costas)

    ResponderExcluir