Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O caminho do ouro!

Do alto da Serra da Mantiqueira, um vento cortante de arrepiar, uma imagem de rara beleza deste mar de morros sem fim!
Um jeep com tração nas quatro rodas é essencial para certos caminhos pedregosos morro acima ou morro abaixo. Esta ponte antiga de armação de ferro e piso de madeira chamou a atenção de todos pela sua beleza!
Mais uma paisagem bucólica no meio do caminho....Neste trecho há várias nascentes de água pura das montanhas. Não há como morrer de sede!
Aqui a trilha do ouro estava perdida no meio do mato, que bom!
Um casarão colonial antigo abandonado no meio do caminho. Por aqui passaram viajantes importantes, mas a verdaderia riqueza parece que ficou para trás...
Na Serra da Mantiqueira, próximo a Itamonte e Parque Itatiaia, as pessoas do vilarejo colhiam frutos de pinha de araucária para fazer um viveiro de mudas e depois trocar com os que vivem do outro lado da montanha. Isso é que é viver em comunidade!
Um túnel no alto da Serra mostra que a trilha do ouro passou por ali a caminho de Paraty

Nada como chegar a Ouro Preto (antiga Vila Rica) e encontrar esta igrejinha redonda linda ao final de uma rua íngreme. A igreja Nossa Senhora do Rosário tem sua forma arredondada parecida com as igrejas do norte da Europa. Embora cheia de detalhes por fora, seu interior é bastante simples, como o povo que a construiu.
Sentada em cima da ponte de pedra em São João del Rei, senti um pouco da imponência (e prepotência) do imperador passando por ali nos áureos tempos.


A antiga "Trilha do Ouro", hoje mais conhecida como "Estrada Real", nada mais é que a união de vários caminhos construídos na época do Brasil-Colônia para transportar as riquezas do interior do Brasil até o litoral do Rio de Janeiro. Dali tudo seria transportado de navio para Portugal. Durante alguns dias eu percorri com um grupo de amigos alguns trechos da Trilha do Ouro, de jeep ou a pé. São vilarejos, montanhas, grutas, rios, igrejinhas antigas, cachoeiras, patrimônios culturais, ruínas, tudo distribuído em 1.500 km......É história pura te chamando para reviver o tempo e os lugares por onde passaram os bandeirantes, tropeiros, oficiais da coroa e outros tantos viajantes. São muitos os caminhos, como o "caminho velho", que ía de Paraty a Vila Rica (atual Ouro Preto), e o "caminho novo", que ía da Baía da Guanabara até encontrar o caminho velho em Ouro Branco-MG. Quantas riquezas passaram por ali. Infelizmente às custas do suor de muitos escravos. Aliás, deste tempo é bom nem lembrar....

A Estrada Real foi criada pela Coroa Portuguesa para fiscalizar a circulação de mercadorias (ouro e diamante) entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. O caminho também foi usado por imperadores, soldados, músicos e aventureiros que carregavam, acima de tudo, seus ideais. Quantos sonhos, angústias ficaram para trás. Quando, enfim, acabou este ciclo econômico do ouro, veio a industrialização. Muito da poesia se perdeu e a trilha do ouro ficou esquecida por muito, muito tempo...
Foi por esses caminhos esquecidos (e até por isso preservados) que eu fui também em busca de um tempo perdido da nossa história. Assim pude encher um pouco a memória de quem não estava lá!

21 comentários:

  1. Bia,
    Fazer esta viagem deve ser de OURO realmente!
    Lindo lugar, fotos belíssimas!
    Bjos e bom feriadão!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Bia!
    Que viagem bacana!! O Brasil tem muita coisa interessante! São muitas riquezas... mesmo que algumas delas tenham sido levadas embora de navio...
    Esta viagem tem um ar parecido com alguns pontos por onde circulei no México da época da prata e do ouro. San Miguel Allende e Guanajuato são duas cidadezinhas que tinham muitas riquezas exploradas pelos espanhóis quanto que aqui no Brasil a exploração era por conta dos portugueses.
    Tenha um ótimo final de feriado.
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia!
    Percorri a trilha do ouro algumas vezes, e sempre tinha algo novo a descbrir! Mas o ais legal de tudo,foi conhecer como as pessoas vivem agora e compartilhar com elas as lembranças de um passado distante...
    Bejocas

    ResponderExcluir
  4. Claudia,
    A época mexicana da prata e do ouro deve ter sido igualmente fascinante!!! Suas fotos deste lugar são de altíssima qualidade, parabéns!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. onhecer, desbravar! eu tenho vontade de percorrer estes caminhos mas acho que é muita aventura pra mim…rs

    ResponderExcluir
  7. Bia querida,

    e quanta riqueza e beleza nos trouxe! Obrigada. Lindo post!Girassóis nos seus dias,

    ResponderExcluir
  8. Uma crónica fabulosa e umas fotos que são convite a dar um pulinho até aí!!
    Quem sabe?

    Beijocas.

    Graça

    ResponderExcluir
  9. Olá Maggie, ter espírito de aventura muitas vezes já é suficiente enem sempre é preciso desbravar caminhos!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Celina, acredita que vi alguns girassóis no caminho? Essas flores são como aquarela que aparecem no meio do nada!
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Olá Graça!
    Quem sabe não resolve um dia atravessar o oceano e dar um pulinhos por essas terras????
    Acredito que não se arrependerá!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Looks like a fresh and wonderful place. And that little beautiful church. I love your pictures!:-)

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei da reportagem... Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  14. You're right Spiderdama! it's an union of wonderful, fresh and lovely places in this part of Brazil!!!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela visita Fernando!
    Seja bem vindo.

    ResponderExcluir
  16. .

    .

    . uma viagem apaixonante . no trilho do ouro . entre o paisagismo bucólico e melancólico até . embora verde . e ampla.mente natural .

    .

    . a vivência em comunidade . e uma igreja res.plandecente .

    .

    . que mais poderemos desejar aqui ? .

    .

    . muito . muito obrigado .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . um beijo meu . bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
  17. Olá Paulo!!!
    Realmente,é tudo isso e mais um pouco...as pessoas das montanhas são essencialmente amigas e felizes na sua simplicidade!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Oie querida! Amei, como sempre! Tenho muita vontade de conhecer as cidades históricas de MG, preciso rever as minhas prioridades, todas as vezes que venho aqui vejo que só falo em sonhos, preciso começar a colocá-los em prática no quesito: viagem! É sempre bom demais!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  19. agradeço-te, Bia

    os trilhos que aqui temos o prazer de caminhar!

    e ouro Preto é lindo

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  20. Oi Beatriz,

    Vi em seu blog uma foto de um casarão antigo e gostaria de saber a localização, pois pesquiso esses casarões na esperança de encontrar alguém que os restaure. Se puder me prestar alguma ajuda desde já agradeço. Meu e-mail: taniaavila.adv@gmail.com

    Tânia

    ResponderExcluir
  21. Olá Batriz,
    Sou artista plástco e meu trabalho é mais sobre o histórico, natureza (pássaros, fazendas, araucárias) gostei da foto em que as pessoas catam o pinhão para levar a outras pessoas como descreveu... me mande seu email, o meu é dimagalhaes_pr@hotmail.com , veja meus trabalho no Google colocando Di Magalhães, parabéns pelo Blog, abçs.

    ResponderExcluir