Translate

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Pirangi, na esquina do Brasil

As piscinas naturais de Pirangi do Sul são uma atração a parte na maré baixa! É só ter o cuidado de não machucar os corais que ficam à flor d'água e são sensíveis ao toque (foto: Setur-RN)
O rio Pirangi divide as duas praias famosas, Pirangi do Norte e Pirangi do Sul. Um dia claro, céu azul e águas transparentes, o que mais você quer? (foto: visitnatal)
O maior cajueiro do mundo tem mais de cem anos e até hoje dá frutos! Não é grande em altura, mas em extensão, ocupa quase 8.000 m² (foto: Glaucia - geolocation.ws)
Não é fácil andar entre os galhos deste cajueiro gigante, por isso fizeram um caminho por cima da areia para facilitar o acesso às pessoas e não prejudicar as raízes da grande árvore (foto: paradoxo)
Uma cesta cheia de cajú, filhotes do maior cajueiro do mundo! (foto:robsoncarvalho)

Ao longe a praia de Pirangi do Sul, depois de uma caminhada em meio aos coqueiros (foto: skycrapercity)


Quando morei em Natal para fazer minha primeira especialização, aproveitei para conhecer alguns lugares encantadores do Rio Grande do Norte, bem na esquina do Brasil. Um deles ficou carimbado em minha memória: a praia de Pirangi do Sul, a 20 km de Natal. Até mesmo porque é impossível esquecer o maior cajueiro do mundo, que mora ali nas areias do outro lado, em Pirangi do Norte. Além de produzir o cajú, uma das frutas tropicais mais suculentas, ele foi registrado no Guiness Book pelo seu tamanho incomum (equivalente a um campo de futebo!). Os agrônomos explicam que ele tem este tamanho devido a uma anomalia, que faz seus galhos entrarem na areia, e assim vão formando mais raízes e continuam crescendo. Incrível, não!
Mas não é só isso. O mar de águas transparentes abriga grandes faixas de recifes de corais. Na maré baixa formam-se várias piscinas naturais, as mais próximas de Natal. Mergulhadores ali fazem a festa! Um dia, com a maré bem baixa, andando com a água pelo joelho, vi uma "turma" de pequenos cavalos marinhos nadando nas piscinas que se formaram. Fiquei extasiada e, ao mesmo tempo, torcendo para a maré subir logo e eles voltarem para o mar aberto! Sempre pode aparecer um mau elemento para capturar os bichinhos e vendê-los como souvenir.
O rio Pirangi divide as duas praias, Pirangi do sul e do norte. As águas tranquilas, e de um azul incrível, convidam a esquecer o mundo e achar que finalmente encontrou o paraíso perdido (em épocas de baixa temporada, é claro)! Em dias de tempo bom, o windsurf deixa as águas cheias de pinceladas coloridas com suas velas ao vento, como em uma aquarela. Ah se eu fosse um "Monet", faria ali quadros incríveis!!! E nunca mais iria querer voltar....

10 comentários:

  1. Bia,
    Esse cajueiro é incrível!!!! Belo!
    Obrigada por nos lembrar tantas belezas!
    Girassóis nos seus dias. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bia!
    Que Brasil lindo! Adoro o Nordeste todo. RN é cheio de peculiaridades, esse cajueiro é incrível e as piscinas naturais são um espetáculo. Além de São Miguel do Gostoso e Pipa, ali pertinho.
    Bj e tenha uma ótima semana.
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Celina
    este cajueiro é descomunal, só mesmo estando lá para ter uma exata dimensão de seu tamanho e imponência. Ainda assim é impossível vê-lo por inteiro, só em partes!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oh, what a dream! I do not like to live in my winterworld when I see this warming photos.
    Well, still we do not have any snow:-)

    ResponderExcluir
  5. Bia

    Essas piscinas naturais são lindas...
    Estive em Porto Galinhas,perto de Recife,e lá tem também umas piscinas assim com o mar de uma cor incrível...fiz um passeio de jangada em que quase consegui pegar os peixinhos com mão!

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Claudia
    Você já conhece este Brasil inteiro, não! Já faz um tempinho que estive em Natal e estou doida p/ voltar. Aquela praia de Buzios perto de Pirangi é também maravilhosa!!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  7. Spiderdama
    I live in may 'tropicalworld' dreaming to be in a 'winterworld' like yours someday.....
    Don't worry, the snow will come soon!!!

    ResponderExcluir
  8. Oh Margarida...Acredita que fui a Recife, mas não conheci Porto de Galinhas ali tão perto???? Bom, já é uma boa desculpa para voltar, hein!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Nossa , que paisagens deslumbrantes. Um lugar para conhecer nas próximas viagens. Adorei o cajueiro, tão antigo e ainda produz frutos.
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi Cris!
    E o cajú é mesmo uma delícia!!! Coisas do nosso país tropical!
    Beijinhos

    ResponderExcluir