Translate

domingo, 22 de janeiro de 2012

Volta dos 80

A Usina dos Bragas é uma antiga usina em estilo suíço, feita pelos alemães que vieram para o Brasil após a 1º guerra, atraídos pelo clima favorável. Desativada em 1961, hoje é um ótimo lugar para canoagem, natação e pesca. Fica a 7 km do centro da cidade de Itamonte e sua casa de máquinas ainda guarda parte do maquinário da década de 30.
Tirei esta foto da represa da Usina dos Bragas. Ao fundo ela termina em forma de cachoeira e é o cartão postal de Itamonte.
No entorno do Parque Itatiaia há vários trechos com nascentes de água. Não se atreva a entrar ali no inverno, a água é muito fria e nunca se sabe a real profundidade.
Em Campo Redondo é assim, todo mundo ajuda a colher sementes de pinhão para trocar com a comunidade que vive do outro lado da montanha. Desta forma, as espécies diferentes de pinheiros podem conviver em harmonia e não há o isolamento geográfico.
Do alto da serra, em meio a um bosque de pinheiros araucárias, podemos ver ao longe o caminho que nos resta percorrer....
A Cachoeira da Fragária pode ser vista do alto de uma estrada de terra a caminho de Campo Redondo. Cercada de resquícios de mata atlântica e araucárias, é um convite descer andando até sua base.
A Casa de Pedra foi construída a mando de Getúlio Vargas em 1932, durante a Revolução Constitucionalista. Serviria como um Bunker, caso houvesse um ataque ao Palácio do governo (????). Fica na Rodovia das Flores (BR-485, a mais alta do Brasil). Nos anos 50, Itatiaia abrigou vários fugitivos nazistas, que depois foram se refugiar no Paraguai e na Argentina.
Um jardim de flores capuchinhas no alto da serra, que são colhidas na primavera para fazer deliciosas saladas!
Depois de colhidas, as flores vão ao prato. Uma opção é se hospedar, ou pelo menos almoçar, no Hotel São Gotardo, em frente ao portão de entrada do Parque Nacional Itatiaia. Na primavera o hotel costuma promover o festival das flores, com um cardápio inusitado: Salada de frutas e flores capuchinha, salada de manga e coco com flores de violeta, filé de truta com pinhão e amor-perfeito, e ainda sorvete de rosas.
A Pousada Vila Minas fica às margens de um rio cheio de pedras e bem no começo da Volta dos 80. Ali há todo artesanato e decoração feitos de bambú, desde o preparo da matéria prima até o produto final. Também são produzidos tapetes coloridos tipo Kilim em tear manual. Vale a pena conferir!
Mapa da região cedido gentilmente pela pousada Ribeirão do Ouro (www.ribeiraodoouro.com.br)



Já faz algum tempo que fiz a "Volta dos 80", um percurso circular de 80 km passando pela linda Serra da Mantiqueira! Partimos de Itamonte (cidade no alto da Serra). Indo em direção a Itanhandu, procurar a "Pousada Vila Minas" (http://www.vilaminas.com.br), ótimo local para se hospedar às margens de um rio cheio de pedras e onde se faz arte com bambú e tapetes de tear. Seguir por uma das rodovias mais altas do país, a BR 354, em direção a Garganta do Registro (divisa dos Estados do Rio e Minas Gerais). Dali pode-se seguir em diração ao Parque Itatiaia, parar no hotel São Gotardo (www.hotelsaogotardo.com.br) para experimentar uma salada feita de flores ou conhecer a casa de Pedra, refúgio de Getúlio Vargas na década de 30. Depois é só voltar e seguir por uma estrada rural até Vargem Grande. Um veículo com tração nas 4 rodas é o ideal, já que os longos trechos de terra e pedra exigem alguma habilidade. Lá no alto, como o clima é tropical de altitude ainda se encontram florestas de araucárias, como a Serra Negra. A próxima parada é a belíssima Cachoeira da Fragária, que pode ser vista do alto da estrada de terra. Pergunte a algum andarilho qual o caminho para Campo Redondo (km 27), vilarejo escondido no alto das montanhas (difícil encontrá-lo nos mapas oficiais!). Depois de conhecer a 'gente simples' do local e experimentar os queijos maravilhosos, é só continuar no sentido da Cachoeirinha e seguir para a "Pousada dos Lobos" (http://www.pousadadoslobos.com.br). Ali a comida é simples, servida no fogão a lenha e há ótimos chalés para pernoitar. Agora só há um caminho, a Usina dos Bragas, já quase chegando a Itamonte novamente. Assim fechamos a nossa Volta dos 80 com chave de ouro! A bela Serra da Mantiqueira (a 'serra que chora', segundo uma lenda indígena) é farta de belezas naturais e precisamos mantê-la assim, sempre viva, e sem deixar nossos rastros pelo caminho.

21 comentários:

  1. Que dica ótima e refrescante! Itatiaia é muito bom!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Refrescante com certeza Flavia!!!!
    No inverno então....é uma delícia se hospedar nas pousadas com lareira e fogão a lenha!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. BOm dia, querida Bia!
    Menina, que delícia esse passeio!
    Conheço Itatiaia e já não vou lá há tempos, mas depois desse registro lindo e fotográfico que você nos deixou, fiquei morrendo de vontade de lá voltar.
    Os colonos alemães fizeram maravilhas em nossas montanhas, honra seja feita a eles.
    Eu já comi salada de capuchinhas e adorei, você também já comeu? Cai bem neste verão tropical.
    beijos quentes, cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Sim, quando fiz a Volta dos 80 eu pude experimentar as flores capuchinhas direto deste jardim da foto! A salada toda elaborada também é uma delícia!!!! Vendo agora as fotos, me lembro de cada detalhe da serra da mantiqueira, que conheci à pé tantas vezes....
      Beijos

      Excluir
  4. Oh Bia, What a gorgeous place. I love mountains and I LOVE waterfalls. That one is fabulous. I'd love to visit that area and see the mill, the mountains, the Stone House and especially ---the waterfall... Awesome!!! Thanks for sharing.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy!
      I know you love mountains, since you always show them in your blog! The mountains in the US are wonderful, despite I don't know none of them yet, unfortunately....
      A big hug!

      Excluir
  5. Bia,
    Você descobre cada lugar escondido e lindo!!! As fotos estão demais!!!
    Beijo
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Claudia, e você aí curtindo o frrrrrrio da Austria! Isso sim é que é lugar escondido e muito lindo!!!
      Beijos

      Excluir
  6. Muito legal Bia! ;)
    Beijo, beijo

    ResponderExcluir
  7. eu só penso, como é bonito o Brasil!

    já experimentei comer dessas flores, mas não aprecio muito

    mas eu, até nem gosto de apanhar flores...mas sim de as ver por aí nos campos e jardins

    um beijo, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela
      Concordo contigo, prefiro as flores no chão, lindas!!! Experimentei as "capuchinhas" ali mesmo no campo, no alto da serra, mas achei um gostinho amargo no fim. Mas o sorvete de flores deve ser uma delícia, não!
      Beijocas

      Excluir
  8. Excelente esta volta dos 80. Mais um roteiro para incluirmos na nossa visita ao Brasil. Esperemos que esteja para breve :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá Vagamundos!
    Imagino que Portugal deva ter vários passeios exuberantes também. Vou verificar "in loco" ainda este ano, prometo!
    Beijos nos dois!

    ResponderExcluir
  10. Bia, que encanto de lugar!!!
    Abraço
    Lara

    ResponderExcluir
  11. Lara
    O lugar é mesmo encantador, aliás, toda a serra da Mantiqueira!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Excelente entrada, unha bela volta dos 80.
    Um precioso roteiro no Brasil.
    Saludaçoes.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Enrique!
    Passei lá no teu blog e suas fotos são espetaculares, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. So beautiful, fresh and green landscape. I would love to visit this place. It is so nice for me to see this in my winter time. Looking forward to spring.

    Hope you have a blessed weekend:-)

    ResponderExcluir
  15. Hello Tania

    I can imagine how's the weather very, very cold in Norway these days, br br br br........
    Who knows you and your family can come to Brazil some day to see allthose ladscapes in real????

    A big hug and nice weekend!

    ResponderExcluir
  16. .

    .

    . bel.íssimo e sempre tão transcendente . colírio para a alma .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
  17. Bia

    Que paisagens lindas!!!A Natureza foi muito generosa com o Brasil... :-)... país incrível!!
    Gostei muito da Pousada também! Já me estava a ver a descansar na beira da piscina...hehe
    Beijos

    ResponderExcluir