Translate

domingo, 11 de março de 2012

turismo interessante...

Ilhas de São Pedro e São Paulo, ondem vivem também alguns tubarões-baleia. As ilhas ficam a pouco mais de 600 km de outro paraíso, Fernando de Noronha (foto:rgyc.com.br)
A boca é gigantesca, mas as várias fileiras de dentes estão ali só de enfeite. Ele se alimenta de pequeninos animais que entram e saem junto com a água por filtração (foto: Maurício Handler/Natgeo)
Como são dóceis, se aproximam das pessoas sem medo e depois vão embora (foto: Divulgação/Instituto Smithsonian)
Os tubarões-baleia podem viver de 60 a 130 anos, embora já sejam considerados em perigo de extinção (foto: Canttin.com)
O aquário da Georgia é o único fora da Ásia que mantém os tubarões-baleia (foto Tlindenbaun)

Um dos projetos que acho fascinante é a observação de tubarão-baleia. Desde 1998 os pesquisadores brasileiros registram a presença desses animais neste continente e há pouco tempo começaram a ser monitorados por satélite. No Brasil a meca do "fast food" para os tubarões-baleia fica no arquipélago de São Pedro e São Paulo, a quase 1000 km da costa. Ali tem uma base científica brasileira onde os pesquisadores desenvolvem vários projetos. Para eles a região funciona como rota de migração e local de alimentação. E olha só o cardápio deste gigante dócil: plâncton, ovos e larvas de peixes e invertebrados, além de pequenas lulas. Ou seja, podem até assustar pelo tamanho de sua boca, mas são totalmente inofensivos!

Em poucos lugares do mundo é possível fazer turismo de observação de tubarão-baleia, como nas Filipinas, na África do Sul e México. Em Donsol, nas Filipinas, uma pequena cidade pesqueira a 600 km de Manilla, nadar ao lado desses fofos gigantes é uma aventura e tanto. Lá as águas são ricas em plâncton, seu alimento preferido. E a melhor época para observá-los é entre fevereiro e maio, quando os mares estão mais calmos. O maior peixe dos oceanos chega a pesar 60 toneladas e 12 metros de comprimento! Apesar do tamanho, é um peixe extremamente gentil e inofensivo aos seres humanos. Ainda não tive essa incrível experiência.........o máximo que fiz, foi chegar bem perto de algumas baleias de barco, pois não era permitido mergulhar perto delas. Tudo bem.

9 comentários:

  1. Eu nao teria coragem de flutuar ali do ladinho delas nao, mesmo sabendo que a fileira de dentes é so enfeite kkk
    Mas é interessante sim! No aquario eu entro.
    Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Brenda!
      Eu ainda não tive esta oportunidade, mas certamente não desperdiçaria de jeito nenhum!!!!
      Bjks

      Excluir
  2. Hi Bia, Beautiful pictures.. Wow--what a gorgeous place. Love seeing the Whale Sharks... AND--thanks for the information about them.. SO interesting. Thanks!!!
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Betsy, it's a gorgeous place, without doubt!
      I don't know if there are whales sharks in the US, but they're almost extint nowadays unfortunately...
      Kisses
      Bia

      Excluir
  3. Bia,
    Que incrível!!! Elas são enormes e tão dóceis. E, tem uma dieta "vegetariana". Que inteligentes. Mas, se a gente encontra ao acaso um mostrão desse e não sabe da sua docilidade deve dar um medão enorme.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Claudia, são gigantes frágeis! Só têm tamanho!!! Você que já viajou o mundo inteiro, já deve ter visto de longe esses "bichinhos" fantásticos...
      Beijo

      Excluir
  4. Bia, o Urbanascidades convida voce e seus leitores para o seu 2° aniversário dia 21 de março. Sarau cultural com música, literatura e poesia, e convidados muito especiais. Não perca!
    Um abraço,
    Paulo Bettanin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo
      Muito legal, vou sim! Grande abraço e parabéns pela iniciativa!!!

      Excluir
  5. longa vida

    ao tubarão-baleia, que é lindo!


    um beijo, Bia

    ResponderExcluir