Translate

domingo, 3 de junho de 2012

Ah, Bogotá

Três horas sobrevoando só a região Amazônica!!! Este Brasil é mesmo imenso, não! Por mais que desmatem a floresta, olhando assim, você  só tem a visão de uma massa verde e árvores que não acabam mais! Mas quando avistamos indícios de população, aí sim, começam a aparecer grandes clareiras no meio do verde e algumas queimadas isoladas. Lá embaixo o rio Solimões, que mais adiante vai formar o grandioso rio Amazonas. 


Bogotá é assim, rodeada pelos Andes, e com muita neblina nessa época. Tirei esta foto do alto de um prédio, onde fui conhecer o Museu das Esmeraldas ( as mais famosas do mundo, pois a Colômbia é o primeiro produtor mundial!). Lá de cima se tem uma visão espetacular da cidade. Bogotá é a 3º capital mais alta do mundo (com 2.640m), perdendo apenas para La Paz (Bolívia) e Quito (Equador).


A Praça Bolívar estava vazia nesse dia de chuva, o que achei ótimo! Mas não é sempre assim, pois é aqui que acontecem todas as manifestações da população, políticas e culturais. 


As milhares de pombas são as mais assíduas frequentadoras da praça, enchendo os olhos de quem passa por ali.... 

O famoso parlamento também fica na praça Bolívar, que guarda ali os três poderes da nação colombiana: tem a sede da prefeitura (Palácio Liévano), o Palácio da Justiça e o Parlamento.

Ao lado do antigo prédio do parlamento tem uma rua estreita onde o acesso é proibido, já que ali atrás fica a casa do presidente da Colômbia. Pouco tempo depois, enquanto eu seguia uma pequena "Lhama" para tirar uma foto, saiu dali uma comitiva como 8 carros blindados e vários policiais armados por todos os lados buzinando sem parar. Era o presidente Juan Manuel Santos passando. Todo cuidado é pouco num país acostumado com tantos atentados.....


Pequeno detalhe da arquitetura presente na Praça Bolívar. Os dois dragões no alto do pátio interno me chamaram a atenção. 


Aí está a pequena Lhama passeando com seu dono em mais um dia de chuva em Bogotá. Depois eles ficaram num canto da praça, e quem quisesse tirar foto ao lado do animal tinha que pagar 2 dólares.


Um representante dos monolitos, que simbolizam os deuses guerreiros dos ancestrais dos colombianos. Essa estátua está em exposição no Museu do Ouro, no centro de Bogotá. 


O Museu do Ouro foi escolhido pelo Google como um dos dez melhores do mundo e terá uma exposição virtual com acesso livre a qualquer pessoa do mundo!


A lojinha dentro do Museu é de deixar qualquer um de queixo caído! Dá vontade de levar tudo. Mas eu me controlei e não comprei nadinha, acredita?!!!!!!!!!!!!!!

Os mini táxis colombianos estão por todo lado. Se você não conhece o lugar e quer ir um pouco mais longe, não tem jeito, tem que pegá-los! Mas é bom se preparar, pois os motoristas parecem não se preocupar nem um pouco com as placas das ruas, sinais de trânsito e sinalizações do tipo "proibido". Além disso, têm a triste mania de dar mil voltas só para te deixar quase no mesmo lugar de onde você saiu! Se você é de ficar enjoado com essas "pequenas" viagens, como eu, bem feito!!!!!

Sem dúvida Bogotá tem uma forte influência da cultura americana. Pude observar isso na arquitetura dos prédios e nas grandes áreas verdes entre eles e as ruas nos bairros residenciais. As pessoas utilizam essas áreas para correr e passear com seus cachorros durante o dia.


Chuva, chuva, chuva todos os dias.......não tive dúvidas, comprei logo um "paráguas" que uma colombiana estava oferecendo na praça Bolívar. Aqui eu e Diana não resistimos ao ver esta placa bem no centro histórico de Bogotá!

Os constantes atentados terroristas das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), impregnados na cultura colombiana, tornam esta imagem bastante comum. Em todas as entradas de prédios importantes, hotéis e centros comerciais, podemos ver policiais armados e cães usando colete "anti bombas". Além disso, muitas vezes, quando entramos em alguns desses locais, fomos revistados com detector de metais. Para os colombianos isso se tornou uma coisa corriqueira, como ter que abrir a bolsa ou a mochila antes de entrar em um shopping center, por exemplo.

A pasteleria e panaderia "Los Hornitos" é uma simpática padaria que expõe seus pães gigantes na vitrine de vidro em frente a rua. Impossível não parar ali e ficar olhando com aquele olhar perdido de cachorro sem dono.......

Um menu pra lá de inusitado do, não menos maluco, restaurante "Andrés de Res", na pequena cidade de Chia, a uma hora de meia de Bogotá. Fomos todos de vã a noite. O motorista deve ter tirado a carteira dele lá no inferno, aliás, como quase todo mundo em Bogotá....Resultado, fiquei tão enjoada durante todo o percurso que não consegui nem provar a "tão" deliciosa e típica comida da Colômbia. Fiquei a noite toda a base de água mineral! Quem quiser se deliciar com este louco restaurante colombiano, é só dar um pulinho em www.andrescarnederes.com   

Um dos pratos típicos do país: parece uma pizza, mas não é! Eles fazem uma massa de queijo redonda e achatada e assam em forno bem quente, depois cortam em formato de pizza. Esses copinhos coloridos no alto têm vários tipos de temperos, todos bem apimentados para jogar por cima. Uma loucura que (ainda bem!) eu não experimentei!

Noite de confraternização com bolivianos, indianos, colombianos, paraguaios, mexicanos e, claro, nós brasileiros!!!!!





Há pouco tempo estive em Bogotá para um workshop sobre Mudanças climáticas. Confesso que a cidade me surpreendeu emocional e culturalmente. Lá você pode encontrar, além da simpatia das pessoas locais, 58 museus, 62 galerias de arte, 45 teatros, 75 parques esportivos, 33 bibliotecas e 25 universidades! Fui em uma época de chuva e frio, então não deu para fazer muita coisa ao ar livre. A cidade toda é rodeada pelos Andes, que mal pude ver, com tanta neblina... Numa cidade tão linda e interessante você até se esquece dos constantes atentados liderados pelas FARC (mais ao sul da Colômbia e bem menos na capital). Sabemos como os americanos introduziram a produção de cocaína no país e como o narcotráfico dominou a Colômbia nas ultimas décadas......mas não vamos entrar em detalhes. A boa impressão é a que fica, e Bogotá vai ficar guardada para sempre nas minhas boas memórias!


Aproveito também para me despedir do blog por uns meses....mas eu volto!!!! É que no momento vou ter que me dedicar intensamente aos estudos para dar um novo rumo na minha vida. Mudanças para melhor são sempre bem vindas afinal!!!!!!!


Bia 

45 comentários:

  1. Colômbia só conheço do aeroporto-escala.Mas tenho vontade de ir, não sei se a Bogotá, mas Cartagena, com certeza. Tem um lugar ótimo para mergulho tb: San Andres.
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cartagena é a meca da Colômbia Flávia, sem dúvida!Quem não quer uma praia com pinta de Caribe???? Aposto como você iria mergulhar horrores por lá!
      Bjks

      Excluir
  2. Oi Bia
    Viagem espetacular, suas fotos ficaram ótimas, adorei suas impressões e informações sobre a cidade de Bogotá.
    Faça um bom proveito do seu afastamento do blog, e até qualquer dia, se Deus quiser.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia, ah quanto tempo, não!
      Bogotá é muito bacana e cheia de história! Lá você respira cultura, além do ar dos Andes....
      Super recomendo!!!!
      Beijão!

      Excluir
  3. Bia, eu estava sentindo falta de teus posts. Adorei este sobre Bogotá.
    Espero que teus sonhos se realizem e que voltes logo para o Blog.
    Abraços
    MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Tereza!
      A capital da Colômbia é tudo isso e muito mais....pena que não tenho planos de voltar lá tão cedo!!!!
      Bj

      Excluir
  4. Bogotá. Meu marido também esteve lá há 3 anos e voltou impressionado com tudo isso que você tão bem relatou.
    Tudo bem que as FARC fizeram um estrago grande no país e com o povo, mas conseguiram frear com pulso firme e forte, sem esta coisa que temos aqui no Brasil, tanto protecionismo. Meu marido foi a trabalho e teve um guarda-costas e motorista que não tirava o olho dele, sempre cuidadoso, com medo que algo pudesse acontecer ao engenheiro de outro país que visitava a Colômbia. Realmente tem guardas pra todos os lados, muitos cães como este lindo aí, a maioria labradores e fortes, bem tratados, até os cães de rua são enormes e bonitos, disse-me ele, mas se não tivessem este super controle militar e de polícia, novamente seriam tragados pelo narcotráfico infame. Por um outro lado, ele disse que viu nas praças, jovens namorando até tarde da noite, pois não tem violência nenhuma, o contrário de nossas cidades.
    Pena não ter visto os Andes, eu o vi em Santiago e fiquei impressionada com a beleza e força desta cadeia de montanhas.
    Adorei suas fotos e a lhama eu tenho uma foto com ela, mas morrendo de medo que ela me cuspisse, dizem que ela tem estes maus modos. hehe
    Olha, só não gostei de saber que vai desaparecer por um tempo, você é tão querida, mas desejo que faça o melhor para sua vida e volte em breve.
    uym grande abraço carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth querida!!!!
      Bogotá é exatamente isso que escrevi. Claro que não dá para falar tudo, senão o blog não aguenta, he he! Mas quando você anda nos bairros mais nobres e vigiados, consegue perceber claramente os medo no ar. Por isso mesmo, um dia resolvi sair bem cedo do hotel para trocar "pesos" e fui andando até chegar num bairro mais afastado e super simpático. Sem guardas ou cachorros com coletes anti-bombas, me senti livre para fotografar e até tomar um café colombiano(super forte, argh!). Os Andes vão ficar para uma outra vez, quem sabe um outro país da América do sul!!!
      bem que me falaram que as lhamas costumam cuspir nos outros, então resolvi me resguardar e usar um zoom dessa vez, rs rs rs!
      Beijinhos cariocas também

      Excluir
  5. Complimenti per l'ottimo reportage e anche per quello che ci mostri durante i tuoi grandissimi viaggi. La foto dall'aereo è molto suggestiva!!
    A presto
    ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paolo!
      A imagem do avião é realmente um convite a mergulhar na selva amazônica!!!! Um sonho ainda a ser realizado.....
      Ciao!

      Excluir
  6. Menina,
    Adorei seu relato sobre a Colômbia. Muito legal. Fiquei até com vontade..
    Parabéns. Pena a chuva. Mas, isso faz parte.
    Desejo sucesso nos estudos.
    Volte em breve e avise quando voltar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia!!!
      A Colômbia é demais! Aposto como você iria descobrir mil e um lugares que não fui! Quando for, me avise!!!! Minha pausa será promissora, e espero voltar em breve!
      beijos

      Excluir
  7. Oi Bia, nossa que delicia de viagem! Pelas sua fotos dá ver um pouco da beleza, arquiteura e belas paisagens da Colômbia.
    Não some do blog , tá! Boa sorte nos seus estudos.

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, a viagem foi mesmo bem interessante!
      Saudades vão ficar....
      Agora vou doar um tempo precioso aos meus estudos, que ainda há tempo!
      Beijo

      Excluir
  8. Sure, I say wow to photo no 2, exciting landscape. I can not use my translator.. but, I think it is in Brazil..I would love to visit:-)

    Hope you have a blessed weekend Beatriz:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Tania! Oh, unfortunately it isn't a landscape in Brazil....it's in Colômbia ,specifically in Bogotá, its capital. I'm sure you would love to climb it!!!!!

      Excluir
  9. Sounds like you had a wonderful trip. Bogota looks like a fabulous place to visit--or live. Thanks for sharing so much of it to us.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betsy, you're right.
      Bogota was a great surprise for me! The natural views and lots of culture..... South America is really, really big!
      Hugs

      Excluir
  10. Oi Bia
    Descobrir a Colômbia pelos seus olhos foi uma verdadeira surpresa.
    Boa sorte para os estudos e nós cá ficamos, de pedra e cal, a ansiar pelo regresso.
    beijo
    margarida
    http://mochila-as-costas.blogspot.com
    http://olho-pessarinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarida
      Foi surpresa também para mim! É um lugar fascinante, realmente, com uma cultura multifacetada e colorida que não tem fim!!! Obrigada pela "boa sorte", que é sempre bem vinda!
      beijos

      Excluir
  11. ia jurar que tinha comentado a espécie de pizza com queijo e muita pimenta :))

    não faz mal, deixo um abraço e força para estudar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela
      Esse queijo em formato de pizza deve ser muito bom mesmo, pena que não deu para experimentar..... acho que o resultado não seria muito bom para mim, rs rs... Obrigada pela força!!!!

      Excluir
  12. Oi Alexandre!
    Quando estive na Colômbia foi em uma época de muita chuva, então todos os dias eram nublados assim, uma beleza encantadora!
    Quanto a altitude, não senti nada realmente. Antes de partir, até pendei que talvez tivesse que experimentar o tal "chá de coca", mas não foi dessa vez, rsrsrs....
    Certamente você vai ADORAR a Colômbia, especialmente Bogotá!
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Oi Beatriz!
    Vim conhecer o seu blog, minha nova seguidora.rss
    Menina, sempre relutei a conhecer Bogotá, mas depois deste seu post começo a reconsiderar. Bem já experimentei a altitude de Cuzco, tomei e masquei muita coca e suportei, não sei lá. Suas fotos estão lindas! Gostei muito de seu blog, pena você se afastar.
    Beijinhos e uma alegre semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria, bem vinda!
      Este pré conceito que temos de certos lugares nos faz perder grandes oportunidades às vezes. Mas eu não deixei esta passar de jeito nenhum! A Colômbia vai ficar para sempre guardada nas minhas boas recordações.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  14. Oi minha querida! Quanto tempo que não venho por aqui... :( Ando tão ausente, mas tão ausente que essa noite sonhei contigo, alguém me dizia que eu tinha que vir aqui de qualquer jeito e vc me chamava... fiquei até preocupada... vc tá bem? Bem, pelas fotos vi que sim, o texto eu não li, mas volto com calma depois.
    Beijo, beijo minha linda!
    She

    ResponderExcluir
  15. Oi She!!!!!
    Quanto tempo mesmo, hein! Eu é que ando sumida de todo mundo, pois estou estudando feito uma louca, rs rs rs....Preciso mesmo canalizar minhas forças nisso e não sair do foco! Torça por mim minha amiga!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torcendo por vc sim queridona, tudo de bom! ;)
      Beijo, beijo!

      Excluir
  16. Olá Beatriz,
    primeiro lhe dar as boas vindas lá no Melomaníako , depois dizer que ainda estou viajando consigo por este blog muito bonito e de intervenção
    vivo num país que está simplesmente sendo violentado, sua floresta arrasada, seus recursos naturais do subsolo saqueados pelas multinacionais estrangeiras, entre elas a brasileira Vale nos explorando o carvão sem contrapartidas para as populações deslocadas etc
    Moçambique é muito lindo, visite este link para sentir um pouco o cheirinho de paraíso selvagem :
    https://www.facebook.com/VilankuloCity/photos
    Ciau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tony!
      Viajar é sempre muito bom, não é!? Eu é que estou em falta com o blog no momento.....é uma pena..... Mas depois eu volto. Tenho aqui uma vizinha que vai muito a Moçambique visitar a filha. Ela me fala das praias lindas e do povo sempre tão feliz.
      Parabéns pelo seu país!!!

      Excluir
  17. Ah Bia (posso já lhe chamar assim?)tô aterrissando por aqui e você decolando? Vi seu rostinho nos seguidores, deu curiosidade e vim conhecer...nada é por acaso messssmo! ADORO viajar!!! Novas culturas, tradições, gastronomia (gula é meu pecado maior rsrs), cheiros, história, POVO é uma paixão incontida. E essa rua do divórcio?kkkkkk Quem sabe, mesmo com as mudanças bem-vindas você não consegue conciliar? De qualquer maneira apareça quando puder. Sempre deixo reservado, amorosamente, um lugar para amigos.
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, seja bem vinda!
      Também sou louca por conhecer lugares e culturas diferentes. Se pudesse mergulhar na alma desses ambientes tão únicos e viver como eles vivem......que doce aventura! Mas nesta fase de minha vida estou mais concentrada e focada em meus objetivos, digamos, mais concretos, rs rs. Espero poder voltar e vivenciar novamente novos ares por aí....
      Volte sempre!

      Excluir
  18. Bia

    Fiquei surpreendida com Bogotá!
    Espero que vc possa voltar logo para o seu Blog...vamos sentir a sua falta!Felicidades para os seus estudos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bogotá é "Sui generis" Margarida, você ia gostar muito! A vida cultural e a história daquele país você respira a todo instante,e em qualquer lugar!
      Bjs e até a volta"

      Excluir
  19. Uma crónica bem escrita. Parabéns. Viajei contigo!
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Graça!
      Espero que volte mais vezes...
      Bjs

      Excluir
  20. Minha querida, passando para te deixar beijo, beijo e desejar uma linda e produtiva semana! ;)
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei She, uma ótima semana para você também!
      E o meu RIO, continua lindo????? Saudades da "terrinha"...

      Excluir
  21. .

    .

    . hei.de conhecer a colombia . :) . que maravilha de fotografias .

    .

    . bia . fico e ficamos todos à espera que volte . faz muita falta aqui . voçê e o seu blogue . nem pense em não voltar mais .

    .

    . um beijo .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo

      Tenho certeza que quando conhecer a Colômbia vai escrever coisas lindas de lá! E Bogotá, certamente, vai se transformar em poesia....

      Um beijo

      Excluir
  22. Adoramos a crónica de Bogotá! Tudo de bom para os estudos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagamundos!
      Obrigada pelo apoio. E vocês, continuam a rodar pelo mundo??????
      Beijocas!

      Excluir
    2. Olá Bia. Vamos rolando o máximo que podemos!
      Beijinhos

      Excluir
  23. Biazinhaaaaaaaa!
    Cadê você? Saudade das suas lindas postagens, do seu jeitinho carinhoso e educado. Volta, menina!
    beijo e abraços cariocas


    ResponderExcluir
  24. Oi Beth querida!!!
    Já estou voltando aos poucos, pois os estudos têm me ocupado boa parte do tempo...
    Vou escrever mais esporadicamente, mas abandonar, JAMAIS!!!!!!
    Beijos e até breve!

    ResponderExcluir