Translate

sábado, 8 de setembro de 2012

Bem vindo a Salvador!!!!

Definitivamente a Bahia é um lugar especial. A maior faixa litorânea do Brasil deveria ser passagem obrigatória no passaporte de todo cidadão do mundo! Já estava com saudades dos tempos em que fui baiana por quase três anos.....mas, por incrível que pareça, não conhecia Salvador, só o sul da Bahia e o projeto TAMAR. Esta cidade tem algo diferente de todas as outras: aqui a alegria está no ar! Como é possível um povo ser tão feliz??? É uma alegria contagiante. Remédio certo para qualquer tristeza!
Foram poucos dias, por isso não deu para ver tudo o que eu queria......promessa de voltar qualquer dia. De João Gilberto, Dorival Caymmi, Caetano e Gilberto Gil, a Bahia tem de tudo, e tudo de bom! Subir e descer o "Pelourinho", ver apresentações de capoeira, o batuque do "Olodum", assistir ao por do sol da cidade alta, ganhar um fitinha de Senhor do Bonfim e fazer uma promessa, passar uma tarde em Itapuã..... Parece até que eu estou falando grego para quem não conhece a alma do povo baiano. E Salvador consegue concentrar de tudo um pouco o que a Bahia tem. Vem viajar um pouquinho comigo.......estou de volta ao blog, mas mais esporadicamente, pois os estudos continuam sendo minha principal aposta!!!!!!!

Farol da Barra.......foi aqui que tudo começou. O mar interior que envolve o farol e o forte Santo Antônio da Barra é tão azul quanto o céu, e o navegador italiano Américo Vespúcio foi o primeiro a chegar ali, em 1501, chamando aquele mar interior de Baía de Todos os Santos. O lugar é incrível e exala um cheiro de história e magia, impossível sair dali sem deixar de descobrir todos os segredos centenários!

Hoje o Forte é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ufa, que alívio, ainda bem que aqui não há guerras e nenhum canhão poderá atingi-lo! Subir as escadinhas tortuosas até o topo do farol é fascinante! Ali se avista ao longe no horizonte que a Terra é realmente uma grande bola azul!!!
Dentro do Forte, o Museu Náutico explica a história do descobrimento do Brasil. Aqui a réplica de uma das Caravelas que chegaram na Bahia em 1500, junto com a nau de Cristóvão Colombo. Administrado pela marinha, o Forte participa do projeto de Revitalização das Fortalezas Históricas de Salvador. Sou apaixonada por tudo que vem do mar, ficaria horas ali dentro se não tivesse muito mais a descobrir do lado de fora.......
A estrutura do Forte da Barra é de um polígono octogonal, onde cada uma das pontas tem um ponto de observação como este aí. Uma amostra da arquitetura portuguesa da época, feita em alvenaria de pedra e cal. Branco e azul, combinação perfeita, não!!!
Para relaxar, ficamos conversando com um baiano que dança e joga capoeira como ninguém. O "cara" já foi cinco vezes a Nova York e várias vezes na Europa se apresentar como capoeirista. É uma arte que vem de seus ancestrais, ainda na época da escravidão. Uma vez eu tentei aprender, mas acho que falta o sangue baiano correndo nas veias.....
No meio do caminho entre um forte e outro tinha um canhão. Ainda bem que hoje ele só solta imaginação!
Da praça do Mercado Modelo, na cidade baixa, pegamos o Elevador Lacerda para ir até a cidade alta, pois é lá que as coisas acontecem. E, de quebra, ainda dá para ver um pôr de sol lindo refletindo no mar bem a nossa frente!
Por apenas 15 centavos por pessoa você sobe até a cidade alta e tem esta vista deslumbrante da Baía de Todos os Santos! Lá embaixo deixamos para trás o Mercado Modelo com toda a sua profusão de artesanatos multicoloridos.....ah, se tivesse lugar em casa, levaria um pouquinho de cada coisa.....mas trouxe comigo apenas o cheiro bom e a lembrança doce de tudo isso!
É verdade, todos os caminhos levam ao Pelourinho. A poucos passos do Elevador Lacerda, e aqui estamos na praça XV de Novembro, ponto central onde ferve a alma baiana! Igrejas centenárias, museus históricos, capoeira, gente de todas as nacionalidades, mais colorido, mais artesanato. As ruazinhas estreitas de pedra, num sobe e desce ladeira a todo instante....dá-lhe pernas!!!! Ainda bem que tenho alma de criança e pernas de moleca, assim não me canso de nada, e ainda faria tudo de novo em todos os dias que se seguiram....
Pelas ruas do Pelourinho, um encantamento sem fim. Casas e igrejas de todas as cores, tombadas pelo patrimônio histórico. Algumas escondem museus interessantíssimos, outras são casas simples de gente alegre, outras são restaurantes e cafés maravilhosos. Aliás, para quem gosta de uma boa massa, como eu, o Restaurante italiano La Figa é absolutamente imperdível! Fica bem escondidinho na rua das Laranjeiras, no Pelourinho. Seu dono italiano é super atencioso e fica supervisionando tudo, servindo as mesas, conversando com todo mundo e no final ainda nos presenteia com um docinho maravilhoso que desmancha na boca. É de propósito, só para a gente ficar com saudade e voltar lá sempre: www.ristorantelafiga.com
 Achei a arquitetura belíssima! A primeira faculdade de medicina do país, de 1808, fica também no alto do Pelourinho e faz parte da Universidade Federal da Bahia. Vários artistas expõem ali a sua arte, mais uma vez tive que resistir. Mas nem tanto, no final acabei levando dois quadrinhos bem coloridos, como retratos do lugar. Pronto, minha alma baiana agora estava satisfeita!
A Igreja do Bonfim não podia ficar de fora. Peguei minha fitinha colorida do Bonfim, amarrei na grade lateral da igreja e com toda a minha fé fiz meu pedido (daqueles bem difíceis, mas nada impossível, senão não tem graça, né!). A igreja fica lá no alto, e bem longe do resto da cidade, mas vale a pena fazer uma fezinha....
Na cidade baixa fomos até Museu de Arte Moderna de Salvador. Como ele estava fechado naquele dia, aproveitamos para conhecer a área ao redor e o parque das esculturas, no mesmo local. O sol não deu mesmo uma trégua, protetor solar no mínimo 70! O tempo todo o azul piscina do mar refletia no céu, ou será o contrário?
Ali bem ao lado, um pequeno píer, atrás do "Solar do Unhão", dois garotos pescando com linha algum peixe fujão, que nem consegui ver! Uma infância feliz e despreocupada faz parte da aquarela de Salvador......
Andando pelo Parque das Esculturas, encontramos este espelho, um retrato da alma e da beleza do lugar! Em frente se espelha o mar azul e seus barquinhos, navegando de encontro a algum porto seguro.  Aqui todos os dias são calmos, sem chance de turbulências!
O telhado antigo de barro no Museu de Arte Moderna contrasta com o azul profundo da Baía de Todos os Santos. Ao longe, pequenas velas brancas parecem deixar o vento decidir por elas.......
A Praça Caymmi com a igreja de Itapoã ao fundo. Imagino que na década de 70 a visão dali devia ser um deslumbre, com a linda praia de Itapoã a frente. Mas hoje está muito abandonada, com toda essa fiação elétrica passando por todos os lados, muito lixo ao pé da estátua de Dorival Caymmi, quase caí ao tropeçar numa lata de cerveja jogada no chão. Vamos preservar a cultura e a beleza do lugar! Ali foi a inspiração de Vinícius de Moraes ao cantar: ".....Um mar que não tem tamanho, e um arco-íris no ar. Depois da Praça Caymmi, sentir preguiça no corpo. E numa esteira de vime, beber uma água de coco...."
O Farol de Itapoã é mesmo um cartão postal! Do lado de cá a praia é mais selvagem com seus coqueiros e a água forte batendo na pedras. Parece que o farol divide bem os dois lados da praia. Passar uma tarde em Itapoã, ao sol que arde.....é realmente muito bom.
Alguém dando banho no cavalo, nada como a água do mar para se refrescar num dia tão ensolarado como este! O barulho do vento, o mar batendo forte, mais cavalos chegando...parecia cena de um filme. Um filme que ainda vai ficar na minha cabeça por um bom tempo.
Se eu não tivesse passado por ali naquela hora, acharia que este era um barquinho de brinquedo, esquecido na areia. E que vontade me deu de entrar nele e sair navegando mar afora!
E no fim do dia, para fechar com chave de ouro, na da melhor que assistir ao ensaio do grupo OLODUM. A banda foi fundada em 1979, como uma opção do carnaval para os moradores do Pelourinho. Hoje é um grupo cultural e também uma Ong, que se apresenta no mundo inteiro. A energia que sai de seus tambores atabaques e pandeiros contagia quem está perto. O som é tão alto que ecoa longe! Mas quem se importa? Você simplesmente não consegue ficar parado com os pés do chão. Nem sei quantas horas passei ali dentro, mas certamente saí com as energias completamente renovadas....e um pouquinho surda, é claro!!!!
Um dos simpáticos integrantes do Olodum  não parava de posar para foto. Todos queriam sua imagem como recordação daquela banda única no mundo!
No último dia, enfim, um bom e merecido descanso na piscina do hotel, que ninguém é de ferro! Até a próxima!

46 comentários:

  1. Oi Beatriz
    Muito bacana sua matéria sobre Salvador, informações preciosas.
    As fotos ficaram maravilhosas.
    Estive em Salvador somente uma vez e isto aconteceu há uns 25 anos, preciso voltar e visitar todos estes locais.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo muito tempo Maria Célia!
      Acredito que vá ver uma enorme diferença quando voltar a Salvador. Mas a alegria deve ser a mesma de 25 anos atrás!!!!!
      Beijos

      Excluir
  2. Hi Bia, What a gorgeous place. So glad you got to go there. I love the clean look to everything and the architecture --and am thrilled to hear you say that people are HAPPY there. That is so important. Love the tropical look to the coastline ---and of course, I love lighthouses... Thanks for sharing.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Betsy
      If you come to Brazil some day, you must visit Salvador, it's an amazing place! All my foreign friends love when they know it! That's true, people there are so happy that all the problems they have look like smaller than they really are!
      Big hug

      Excluir
  3. I do not find that translater button, but I love your pictures.
    Especially you (I think) in the picture with adidas t-shirt and that big building with the sun behind.

    Hope you have a wonderful time:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Tanya!
      I put the translater button on the left top.
      It's impossible to choose among so many photos....Each one has its specific feeling about, and I try to pass on a little bit.
      Have a great week!

      Excluir
  4. Bia , que bom que estás de volta!
    Fotos lindas !
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarida
      Estou sempre de passagem....obrigada pela SUA passagem, sempre bem vinda!

      Excluir
  5. Mamma mia! Que post ESPETACULAR! Amei, Bia! Parabéns, preciso voltar pra ontem nessas terras, só fui criança... :( Amei texto e fotos!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. She querida, precisa realmente voltar lá!!! Agora com olhos de adulta e, ainda, alma de criança!
      Bon voyage....

      Excluir
  6. Bia, não conheço a Bahia, mas lendo seu post e vendo as fotos, deu uma vontade de subir a ladeira! Moramos num país maravilhoso, repleto de belezas naturais - tenho orgulho de ser brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre digo que nunca é tarde para conhecer um lugar incrível! Ainda bem que o Brasil nos proporciona este mosaico geográfico sem fim!!! E quantos outros ainda por conhecer....cada um ao seu tempo....
      Bj

      Excluir
  7. Baía de Todos os Santos e igrejas e janelas de guilhotina

    e não fosse Olodum, poderia ser Portugal

    obrigada pela viagem , Bia!

    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Manuela, bem poderia ser algum lugar de Portugal! E quase que o som do Olodum chega aí do outro lado....será que não!?

      Beijo

      Excluir
  8. Oi Beatriz
    Viajei a Bahia agora neste teu blog lindo !
    Não conheço ainda a Bahia, mas com todas estas fotos lindas, valeu mesmo.

    Bjs
    Mana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mana!
      Ah, então agora você já conhece um pedacinho da Bahia....mas nada como estar lá, ao vivo e a cores, sentindo aquela energia toda no ar!
      beijos e até a volta!

      Excluir
  9. Bia,

    Um finalzinho de semana para relaxar. Pausa dos estudos. Merecidamente, pois ninguém é de ferro!!!!

    Adoro a Bahia. Salvador é uma cidade encantadora e muito feliz. Suas cores e seus cheiros são contagiantes.

    As fotos estão lindas.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Claudiaaaaa!
      Foi bom mesmo descansar esses dias em Salvador! Estava precisando a um tempão.... Mas agora já voltei ao batente, e aos livros!
      E você, continua a descobrir lugares incríveis pelo mundo? Vou lá conferir!
      Beijão

      Excluir
  10. Hello, Beatriz.

     Your sweet message and works charms my heart.

     I thank for your usual and hearty support.
     The prayer for all peace.

    Have a good week-end. From Japan, ruma❃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Ruma!

      Thanks for coming! Your blog is so kind....I loved all those pictures about Japan!!! Do you live there?
      Hugs

      Excluir
  11. A Bia voltou....que fotos fantásticas!
    Eu quero ir para a Bahia já!!!
    Amei as fitinhas amarradas na grade da Igreja, que lugar
    lindo a Bahia.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      É, estou voltando aos poucos, mas não com a mesma frequência de antes. Por enquanto está bom assim, para não perder o foco nos estudos!
      Aposto como suas fotos da Bahia vão ficar mil vezes mais belas!!!!!
      Beijo

      Excluir
  12. .

    .

    . a bia voltou e trouxe.nos a bahia . :) .

    .

    . e o farol da barra .

    .

    . e nós fazemos então . uma longa e bela viagem . neste cantinho . que faz tanta falta ao mundo .

    .

    . seja bem regressada ! . fico muito feliz . :) .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Paulo, que bom te ver por aqui novamente!

      A Bahia carrego sempre comigo, nas lembranças e no coração....terrinha boa e feliz....quero voltar para lá e mergulhar naquele azul sem fim!

      Obrigada pelo carinho de sempre
      >(((°>

      Excluir
  13. I did the translate button and I am glad that I did! Your wonderful words with the beautiful pictures make for a very nice post. "Sweet remembrance" indeed!
    Thank you for becoming a new follower of mine. I appreciate it! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Kay

      Thanks for your sweet words.
      Welcome whenever you want!

      Excluir
  14. parabens pelas imagens muito lindas. um espaço dinamico e criativo o seu. parabens. abraços lamarque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lamarque, apareça sempre que quiser!
      Grande abraço

      Excluir
  15. Oi Bia!
    Bacana demais seu blog. Adoro viajar, então já viu que estarei por aqui esparramada. A Bahia é realmente um "país" à parte rsrsrs Praias parasidisíacas, povo alegre, animado e bem caloroso...a-do-ro! O único porém, é que quando estive em Salvador pela última vez achei a cidade muiiiiiito suja! Espero que esteja melhor (faz dois anos). Adorei sua visita moça. Volte sempre que quiser e puder, já deixei um lugarzim reservado procê!
    Beijuuss n.a.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina!
      Seja bem vinda a este barco, agora ancorado.
      Não sei quando devo zarpar de novo... Mas meus pensamentos viajam sempre, sem minha permissão! Tem razão, a Bahia, como um todo, é um outro país. Morei lá por pouco tempo e senti exatamente isso! A saudade me faz voltar de tempos em tempos.......ainda bem!
      Bjs

      Excluir
  16. .



    Beatris, será que tu
    sabias que a traição,
    a mentira e a vergonha
    não fazem o menor sentido
    se o amor dita ordens ao
    coração?

    Eu tenho mais detalhes
    na minha página.

    Um beijo,

    silvioafonso








    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Silvio!
      Vou passar por lá para conhecer
      Abs

      Excluir
  17. Oi Bia!!!

    Que viagem maravilhosa pela minha Bahia... :)
    Adorei seu blog, uma delícia passear por ele.
    Obrigada pela visita ao meu cantinho especial.

    Bjs... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel, então você é da Bahia....de todos os santos, de toda alegria, de todo mundo??? Que delícia viver a Bahia!!!!
      Bjs e volte sempre!

      Excluir
  18. Que viajem,tenho vontade conhecer,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo uma viagem imperdível Mona!
      A Bahia tem para todos os gostos - quem gosta do agito do carnaval em fevereiro e março; quem gosta de sossego na praias do sul da Bahia, que gosta da natureza agreste do norte baiano, e quem gosta de ser feliz!!!
      Bj

      Excluir
  19. Belas fotos, Beatriz. Gostei mesmo do seu blog!
    Um abraço.
    HD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Humberto
      Pena que as fotos são apenas imagens...a energia está no ar e tem que estar lá para sentir!
      Grande abraço

      Excluir
  20. .

    .

    . coincidentemente . no momento em que Lhe deixo este comentário . está a passar um programa na televisão sobre Salvador da Bahia . onde estão a dizer . na TV . que é conhecida como a terra da felicidade . e a capital . salvador . é a mais antiga cidade brasileira . cidade santuário com 367 igrejas . :) .

    . a igreja e convento de São Francisco é um espanto .

    .

    . a bahia é o centro da cultura afro/brasileira .

    .

    . seja bem.regressada .

    .

    . um beijo meu . imenso .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Que legal passar um documentário sobre Salvador aí em Portugal. Justamente a igreja de São francisco é considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, e uma das mais ricas de nossa história, Dizem que em seu acabamento interno foi gasto cerca de uma tonelada de ouro para revestir os adornos!!!
      Sem dúvida nenhuma lá é a terra da felicidade!
      Um beijo

      Excluir
  21. Olá...
    Sou baiana de coração* apaixonada pela Bahia, já conheci e tive vontade de ficar, mas a minha vida é aqui no Rio de Janeiro que é "um pouquinho parecido com Bahia" só que temos mais violência "menos Educação enfim está lindo o post .Sigo c prazer .
    beiju, e domingo feliz pra ti.

    ResponderExcluir
  22. Olá Bia, adorei conhecer Salvador com vc, uma delicia de viagem com certeza! Obrigado pela visita e por me seguir, desculpe pela demora! Abraçoss e já fiquei com vc!

    ResponderExcluir
  23. .

    .

    . e,,, .

    .

    . passo.e.re.passo . por este passo que me alimenta o domingo . todo.o.dia . o dia.todo .

    .

    . deixo mais um beijo .

    .

    .

    ResponderExcluir
  24. lindo demais.....adoro salvador.
    beijocas,fique bem.

    ResponderExcluir
  25. Adorei. Obrigada por ser minha seguidora e apesar de só agora ter conhecido o seu blog, achei este post SUPER! As fotos estão simplesmente fantásticas. Bj grande

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderExcluir