Translate

sábado, 22 de junho de 2013

Revoluções da natureza

Não, não é um sonho, nem um devaneio saído de um quadro surrealista! São as montanhas coloridas no norte da China, na cidade de Zhangye. Essas formações inusitadas se formaram ao longo de 24 milhões de anos e estão aí até hoje!

Sou particularmente simpática a esses ambientes montanhosos que, além de sua ecologia complexa e beleza inigualáveis, são essenciais para a sobrevivência do ecossistema mundial. A beleza natural muitas vezes nos deixa perplexos diante de tamanha grandeza. Mas temos também que colaborar na sua preservação. É por isso que eu tiro o chapéu para a tecnologia. Incrível como o avanço tecnológico pode ajudar o planeta a se recuperar. Esta semana a NASA divulgou a imagem feita por  um satélite que mostra em detalhes toda a vegetação que existe no mundo. É possível ver a diferença entre as áreas verdes e áridas da Terra a partir da luz visível e do infravermelho refletido. Isso vai ajudar países no monitoramento ambiental mais preciso. Nos últimos séculos nosso planeta vem passando por várias revoluções: industriais, tecnológicas, e agora, mais que nunca, revoluções ecológicas e sociais.  E um dos ambientes mais depredados do mundo é o das montanhas. Seja pela exploração dos minérios, desmatamentos sem fim ou o turismo desordenado. Este ambiente frágil está literalmente no topo das preocupações. Boa parte da água do planeta disponível para beber nasce nas montanhas! Elas são as áreas mais sensíveis a toda e qualquer mudança do clima da atmosfera. Como são muito altas, criam vários gradientes de temperatura, precipitação e insolação. São verdadeiros microcosmos!!!
Fico aqui, na minha humilde posição terráquea (ou alienígena...), imaginando quantas imagens de sonho este satélite poderia nos repassar, de montanhas preservadas, cada uma com sua beleza única..... O que me faz lembrar que vivemos todos no mesmo planeta, portanto, se não somos unidos pelo sangue, somos pela vontade de querer viver num mundo cada vez melhor!!!

A Cidade do Cabo, na África, convive diariamente com suas montanhas gigantescas ao redor! Gosto do que disse Goethe: "O mundo é tão vazio se pensarmos apenas em montanhas, rios e cidades. Mas conhecer alguém aqui e ali, que pensa e sente como nós e que, embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado"


As montanhas de Bogotá, encobertas pela neblina depois de um dia de chuva. Isso me fez parar no alto de um prédio e me deixar inebriar em um tempo que não queria passar...


Em Quixadá, cidade do Ceará, as montanhas que nascem no meio da caatinga, servem de cenário para diversos esportes radicais. Oba, é pra lá que eu vou!!!


O nosso lindo Rio de Janeiro e seu mar de montanhas. Sem mais palavras....


Lá vai o trem pela Serra do Mar, delineando a geografia do sul do Brasil. Este passeio que liga o alto da serra em Curitiba até o litoral paranaense é mesmo imperdível. Durante todo o percurso as paisagens deixam qualquer um boquiaberto!


Enfim, essas formações rochosas monumentais nos fazem parecer seres pequeninos, totalmente indefesos, tentando compreender tamanha sabedoria dessa tal "natureza"... Aqui, paisagem lunar nos arredores de La Paz.

13 comentários:

  1. .

    .

    . aqui . beatriz . somos sempre montanha . perante a grandiosidade do Seu tributo . todo ele . de um enorme respeito pela natureza .

    .

    . tiro.lhe o meu chapéu .

    .

    . e,,, .

    .

    . bom fim.de.semana . :) ,,,

    .

    . beijo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo
      A grandiosidade das montanhas, seus altos e baixos e sua eterna evolução ocupam um espaço caloroso em meu coração!
      beijo enorme!!!

      Excluir
  2. Ei Beatriz
    Que coisa impressionante estas montanhas na China, fantásticas, parece um quadro.
    E o que dizer das outras montanhas, das de Minas e muitas outras pelo mundo afora; de acordo com seu texto espetacular, elas são vitais para o ser humano.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas montanhas são mesmo fantásticas e fazem parte de um parque geológico na China. E por essas características únicas, se tornaram um ponto de referência turística mundial!

      Um beijo Maria Célia

      Excluir
  3. Uauauau!
    Eu amo montanhas! Sou apaixonada por estas imensas rochas, algumas cobertas de vegetação, outras nuas e escarpadas como as que têm aqui em Itaipava e que toda vez que passo em frente, fico admirando, sonhando.
    Fotos de arrepiar estas tuas, mas esta da China, pelamordedeus que maravilha isso!
    um super abraço petropolitano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Beth!
      Essas montanhas na serra fluminense são lindas, não! Sempre que passo por Petrópolis, fico "babando" com a paisagem escarpada... além da mata atlântica incrível! Ai, ai, tudo de bom este lugar!!!

      Beijosssss

      Excluir
  4. não conhecia as montanhas coloridas da China, uma pintura da natureza, lindíssima!

    e que saudades do Rio...

    é uma paz chegar aqui

    um beijo, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Manuela
      É uma soma de fatore, como os movimentos da terra, vento e chuva, e lá se vão as cores se misturando como em uma aquarela.....

      beijinho

      Excluir
  5. As montanhas de Bogotá e da China são deslumbrantes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna

      Em certos pontos de Bogotá você tem a impressão de estar sendo sufocada pelas montanhas! Então, o melhor é subir no prédio mais alto que puder e olhar tudo lá de cima....incrível!!!

      Excluir
  6. Nem preciso dizer, como mineira que sou, da minha paixão por montanhas, mas iguais a essas na China...UAUUUU!
    Beijuuss Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina
      Estou morando em Minas atualmente.....então preciso matar minha saudade do mar neste mar de morros que encontro aqui. Algumas parecem até ondas....(ou será que estou delirando?)
      Beijinhos

      Excluir
  7. Que maravilhas você nos traz! :-))
    Nunca tinha visto nada tão colorido como as montanhas da China.

    Beijo

    margarida

    (Bia, quando vier a Portugal, se precisar de alguma coisa, diga: mmatiaspinto (em) gmail.com)

    ResponderExcluir