Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Para sempre Gaudí.....

Mosaicos ultra coloridos, traços inusitados, um tremendo senso estético e, claro, uma pitada de loucura. Pronto, fiquei completamente encantada, para não dizer apaixonada por Antoni Gaudí. Este arquiteto que deu forma à Catalunha, nasceu em Tarragona em 1852 e morreu em Barcelona 74 anos depois (após ser atropelado por um bonde ao sair de bicicleta da Sagrada Família). O cara era mesmo um gênio e não tem como negar isso. Principalmente quando se fica cara a cara com suas obras. Quantas vezes fiquei sentada no chão, boquiaberta por longos minutos tentando decifrar cada pedacinho de mosaico, cada curva do teto, cada bicho colorido, cada flor de concreto se abrindo na cúpula das torres.......desisto. E concluo o óbvio: todo gênio é indecifrável!

No subsolo da Basílica da Sagrada Família é possível ver através do vidro réplicas da obra de Gaudí saídas diretamente daquelas impressoras 3D, impressionante! E ali até hoje estão presentes o autor e sua obra. Sim, Antoni Gaudí está enterrado no subsolo de sua maior obra, a Sagrada Família!







Ele costumava dizer: "Nós, catalães, estamos na metade, somos gente equilibrada com qualidades que podem se transformar em defeitos: sendo equilibrados, adaptamo-nos a todas as situações."




 







Detalhes coloridos que saem das torres da Basílica são como flores desabrochando no meio do concreto. Loucura isso, não?!

Através da abertura de uma das torres da Sagrada Família, podemos ver outras "flores" de concreto começando a nascer, assim, do nada!!!!








Detalhes dos vitrais vistos do lado de fora. Tudo ali foi meticulosamente pensado, desenhado e esculpido pelas mãos mágicas deste artista- arquiteto.









Escada em caracol para passar de uma torre à outra. Ah, que eu quase fico tonta ao descer tão rápido! Melhor parar, respirar fundo e ir mais devagar......

Aqui, tive que me deitar no chão para fotografar o teto do grande salão feito de mosaicos de todas as cores!
 

Pequeno detalhe no alto das colunas....








O Parc Güell, com sua paisagem imaginária e evocações ao mundo grego, dá forma a uma ideologia que vive em contraste com a inquietude da metrópole.




















O lagarto (ou dragão) de mosaico, um dos símbolos do Parc Güell











Seus animais imaginários, saindo do meio dos mosaicos coloridos, estão expostos ao ar livre no Parc Güell. Trazem graça e harmonia a este parque público tão visitado.
 
Um telhado "sui generis"
 
 Essas colunas inclinadas são do viaduto do Algarrobo.  Alguns acham que se parecem com troncos de árvores petrificadas. Para mim, parece um tubo de onda visto por dentro, que tal? Gaudí não gostava de nada reto. Uma vez perguntaram-lhe porque fazia as colunas assim, tortas. E ele respondeu que um homem velho, quando quer descansar, apoia sua bengala inclinada, se não quiser cair direto ao chão. Ah, bom!

Um cantinho no interior da Basílica dedicado ao Espírito Santo, feito com uma concha gigante de madre pérola, onde se lavavam as mãos.


Gaudi morou num casa, dentro do Parc Güell. E só depois que seu pai faleceu, ele se mudou para dentro da Sagrada Família para prosseguir com sua obra. A região da Catalunha era a sua "menina dos olhos"! Será que se hoje ele fosse vivo também desejaria a independência da Catalunha da monarquia espanhola? Ele dizia: "Nós não podemos desejar a morte da Espanha porque nós somos a Espanha. A bandeira espanhola é metade catalã. O nome, a bandeira e a moeda são nossos!"

 E assim, em meio a colunas "gregas" do Parc Güell, mosaicos no teto, animais coloridos para todo lado, fico aqui sonhando e me deixo levar pelo estilo mourisco, Art Nouveau e, porque não, surreal de Antoni Gaudí!

14 comentários:

  1. Olá minha querida vim viajar contigo e ver esses lindos mosaicos que eu amo. :) Tudo lindo, pra variar, e apaixonante!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi She!
      Sempre gostei de mosaicos, e depois que vi esses de Gaudí.......me deu vontade de fazer uns mosaicos pela casa inteira, rsrs!!!!

      Bj

      Excluir
  2. Ei Beatriz, sensacional, espetacular, maravilhoso, fiquei encantada com suas fotos, que beleza estas obras de Gaudí, quanto talento, impressionante.
    Amei.
    Beijo e uma ótima noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia
      É mesmo impressionante tudo isso, e quando se está num lugar desses, ao vivo e a cores, não dá vontade de sair jamais!!!

      Excluir
  3. Wow, Bia.... That artist/architect was FABULOUS... I can understand how excited you were to see some of his works. Unbelievably fantastic! Thanks for sharing this with us... I'll have to look up Gaudi --and learn more about him.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Betsy!
      This architect was really fabulous for his time and still is today! I love to know how cities and their cultures were built.
      Hugs

      Excluir
  4. .

    .

    . gaudi e a sua vasta obra têm a capacidade inequívoca de nos fragmentar os afetos . na mais bela construção ascendente .

    .

    . um grande beijinho . querida Bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo
      Ótima descrição da obra de Gaudí!!! Fragmentos esses que ele tinha o dom de unir novamente em seus mosaicos incríveis!

      Excluir
  5. Hi,
    Your pictures are beautiful and close. I went the same place in May but I couldn't see such precisely.
    I was astonished with the Sagrada Familia by its excellence.
    Have a lovely week!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia,

    primeiro, obrigada pela visita lá no blog. Adorei seus posts e como todos os detalhes são expostos em suas fotos.

    :*

    Camila
    http://saladembarque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sempre bella Barcellona, ho ancora dei bellissimi ricordo. Comunque una bella serie.
    A presto ciao Bia.

    ResponderExcluir
  8. Very special and so many details! I love the last photo:-)

    ResponderExcluir
  9. Barcellona e sempre bella, ho avuto modo di visitarla qualche tempo fa e rivederla nelle tuo foto mi fa venir voglia di ritornarci. Belle le immagini sille balene e tenere quelle con i pinguini, ottimo reportage come sempre.
    Ti auguro un buon week end.
    Hugs
    Bye
    Paolo

    ResponderExcluir