Translate

domingo, 1 de setembro de 2013

Fui!

Se a vida faz algum sentido, o mar mais ainda. Afinal, não foi ali que a vida começou, segundo alguns cientistas? Aqui me sinto em paz. Esse imenso "planeta água" e seus seres incríveis....... Alguns deslizam, rastejam no fundo do mar, nadam, parecem flutuar, ou então ficam imóveis, crescendo verticalmente por séculos! Enquanto uns pesam toneladas, outros não chegam a 1 grama. Uns vivem na escuridão e irradiam um campo elétrico, já outros armazenam luz solar. Alguns são vorazes caçadores, outros tantos se satisfazem com  um minúsculo fitoplâncton. Capazes de viver mais de 100 anos, ou apenas um dia, esses são os seres do fundo do mar. Como é possível tanta harmonia com o ambiente? É.......temos muito o que aprender. Sempre serei uma defensora dos seres marinhos, todos indefesos e ignorantes da maldade que um ser humano é capaz. Repudio qualquer evento que usa animais amestrados como atração para espectadores insaciáveis. Mas reverencio lugares onde a criação dos animais visa sua reprodução e é baseada em estudos científicos para entender como eles vivem na natureza. Essa compreensão é capaz de despertar o amor e ajudar na sua proteção. Nesse ponto, sou como Abraham Lincoln: "Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais."

Uma estrela-do-mar faz parte da constelação marinha, cheia de cor e improvisos sem fim

E o que dizer do estranho peixe-lua? Este é o maior peixe ósseo conhecido e pode chegar a mais de 2.000 kg!!! Sua barbatana dorsal é tão grande que quando vai à superfície, muitas vezes pode ser confundido com um tubarão, é mole?!

Esse jardim, repleto de corais, cheio de estrelas, moreias, peixes de todos os tipos e tamanhos.......seria uma espécie de jardim do Éden nos primórdios da vida na Terra?

Os Pinguins de Magalhães, com suas anilhas, são monitorados 24 horas e se sentem em casa, com blocos de gelo ao redor e muita água frrrrrria!

Uma raia jamanta pode chegar a até 8 metros de envergadura, sendo um os maiores peixes (sic) do mundo! Parente do tubarão, o comportamento solitário torna difícil seu estudo. Só em um ambiente preservado é possível conhecer suas características e descobrir se ela está sendo ameaçada por alguma atitude do homem e o que podemos fazer para protegê-la.

Como não se emocionar com o pequeno peixe cirurgião-patela nadando livremente nos recifes de corais, do jeito que ele gosta?


Quando vou a um oceanário, sou capaz de me perder por horas lá dentro. O azul domina o ambiente, acalma, e essas pinceladas acabam enchendo a minha alma. Ah, como eu queria ser um peixe entre os peixes. De repente me sinto igual, e ao mesmo tempo tão diferente nesse mundo misterioso. Terá um lugar para mim nessa imensidão azul? Então já vou, dar uma espiadinha e me deixar navegar......


21 comentários:

  1. Dream on.. beautiful colors under there! I hope to see some of this beauty when snorkling at Sardinia very soon:-)

    Hope you have a good time Bia, hugs from north

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, maybe you will see a wonderful nature and life in Sardinia (I always see beautiful images from Paolo's page). Hope you have a great time there and enjoy the resto of the European summer!
      Hugs

      Excluir
  2. Oi Bia
    Espetacular seu post, sua maneira de descrever os animais marinhos, a grandeza destes seres, fotos maravilhosas.
    Sensacional.
    Beijo pra você, e obrigada pela presença sempre lá no bloguinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia
      A vida marinha é absolutamente fantástica e sempre me fascinou. Tanto, que foi minha inspiração para entrar na faculdade de biologia e seguir adiante!
      Grande beijo

      Excluir
  3. Bia querida,
    Este maravilhoso oceanário é aquele de Lisboa? Eu também estive lá e fiquei maravilhada, porque é isso que você bem disse, tão bonito e agradável ver os animais à vontade como se estivessem em seu verdadeiro habitat. Detesto shows com bichos, nunca gostei mesmo.
    Eu nunca soube deste tal peixe-lua e seu tamanho, que coisa incrível!
    Lindo post, viajei e relaxei!
    super abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Beth! O oceanário de Lisboa, feito para a Expo 98, até hoje é um exemplo que deu certo (coisa difícil de acontecer aqui no Brasil...) Vivenciar de perto os animais marinhos em ambientes próximos aos seus é reconfortante. Ainda mais quando tem gente competente por trás e muita pesquisa envolvida. Quero ir lá de novo!!!
      Beijinhos

      Excluir
  4. na defesa dos seres marinhos,

    estou contigo Bia
    é por isso que gosto de os desenhar

    e muitas viagens para recuperar por aqui, tantas e tão entusiasmantes!

    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então estamos juntas, Manuela!
      Seus desenhos são mesmo incríveis! Jamais conseguiria desenhar um octopus ou qualquer outro ser das profundezas...
      Bjs

      Excluir
  5. Adoro aquarios! o Oceanaria de Lisboa tb é um sonho a ser realizado...por enquanto vou me contentando c o fundo do mar...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Flavia! Você mergulhando assim, nem precisa ir a um aquário. Há tantos anos não mergulho com cilindro que teria que aprender tudo de novo, he he.
      Beijos

      Excluir
  6. Que maravilha! Que fotos! Que viagem fiz com vc!
    Beijuuss Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina
      Viajar é tudo de bom, ainda mais quando você está num lugar desses......parece que pegou uma carona com Jacques Cousteau, incrível!!!
      Bj

      Excluir
  7. Dit is toch wel heel bijzonder dat je vlak bij zulke grote vissen kan staan,maar je hebt er mooie foto,s aan over gehouden.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you for being here, "Stiefbeen".
      Being so close to such large fish is really extraordinary. Sometimes I feel like going through the glass and swim with them!
      Welcome in my world

      Excluir

  8. Hello, Beatriz.

      It is my joy to share your wonderful work.
      And sweet message charms my heart.

      I pray for your happiness and world peace.
      Thank you World-wide LOVE, and your Support.

    Have a good weekend. From Japan, ruma ❃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Ruma
      We all want peace in all enviroments! While I can live near places like that, I'll be happy!
      Thanks for coming and share your thoughts

      Excluir
  9. Olá Bia, e que tudo esteja bem!

    Este teu cantinho continua deveras prazeroso de estar, belas imagens e, belíssimos pensamentos, parabéns!

    Desculpe, e não se importe por não se lembrar deste desaparecido amigo, estive cá antes, disse que voltava, e, bem cá estou novamente, e como da outra vez me encantando com tuas postagens!

    Desejo que seja sempre deveras intenso e feliz o teu viver, obrigado pela amizade, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
  10. I can see how you can lose yourself for hours and hours at the Oceanarium. We have a big Aquarium near us in Gatlinburg, TN --which we always enjoy visiting...

    It's fun also to hike in areas which used to be under water many many many years ago... People that do excavation find all sorts of shells and 'under the sea' objects.... SO interesting.

    Thanks for the gorgeous photos.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhh o mar! Adoooooooro!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  12. .

    .

    . a.mar.o.mar.e.o.mar.a.mar .

    .

    . sempre . :))) .

    .

    . um beijo meu . bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
  13. Bia, a primeira vez que mergulhei, quando vi esse mundão aquático de perto e senti aquele silêncio e paz debaixo d´agua, meus olhos encheram de lágrimas, juro!!!!!!! Não pense que seria assim tão tocante ver de perto essa natureza que era desconhecida por mim. A última experiência foi em Fernando de Noronha. Qdo aquela tartaruga gigante passou por mim me arrepiei, amei! Tenho um enorme respeito pelo mar e me estristece pensar que por aí, ele é as vezes maltratado e muito destruído.
    Adorei o post!

    Bjos
    Manu
    http://manudooutroladodomundo.com.br/

    ResponderExcluir