Translate

sábado, 12 de outubro de 2013

Sem ensaios

O melhor lugar do mundo é aqui e agora.... Nada mais certeiro que a frase de Gilberto Gil. Quer coisa melhor do que viver de bem com a vida? Ser feliz onde estiver, seja aqui ou numa estrada deserta; ali na esquina ou num outro país. Sem querer entender tudo. Para quê? Sentir é o suficiente, e isso já ultrapassa qualquer entendimento. Gosto do que disse Chaplin (só me lembro de um pedaço): "A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios ...... viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos". Afinal, penso que para estar vivo não basta apenas respirar. É preciso se esforçar um pouco mais. Não parar de ler (ou começar, quem sabe...), se interessar por assuntos que mal conhece, inaugurar uma nova fase da vida sempre, parar de reclamar (da vida, da chuva, do trabalho, do frio, do calor, enfim de nada), ir mais ao cinema, rever os amigos (não no facebook, claro!), tirar as pedras do meio do caminho, não virar escravo do hábito, desfazer as malas, se emocionar com pouco..... Viu só? Se manter vivo não é para principiantes. É para quem se sente eternamente aprendiz! Então vamos viver, sem ensaiar muito. Me divirto muito aprendendo coisas novas e acho o máximo andar por lugares onde nunca pisei antes. O amanhã é sempre uma incógnita. E bem sei que poderia ser diferente, mas tudo depende das escolhas que fazemos. Errar às vezes faz parte.
O primeiro mergulho, a primeira caminhada, o primeiro voo de balão, a primeira aprovação, a gente nunca esquece. Quero a primeira vez de novo, repetidas vezes, quantas vezes forem necessárias. Redundante, não! Tudo bem também.

Pisar num lugar tão inóspito, quanto o Vale de La Luna na Bolívia, só ouvindo o barulho do vento que vem das montanhas, é algo estarrecedor e ao mesmo tempo reconfortante!

Ir a Inhotim pela primeira vez e se deparar com obras de arte (como a de Hélio Oiticica) num imenso jardim a céu aberto é quase surreal!

Sentir um certo medo ao chegar numa praia e encontrar uma placa dessas...

Andar pela Praça Bolívar, em Bogotá, num dia de chuva e frio e conhecer de perto o palco de tantas lutas do povo colombiano...

Ir à Igreja do Bonfim em Salvador e fazer 3 pedidos, bem feitos, amarrando a fitinha do senhor do Bonfim na grade interna da igreja, pois lá fora não cabe mais um fio de cabelo sequer! Quem sabe assim minhas chances não aumentam?

Sentar na pedra do Arpoador e ver os últimos raios de sol lambendo as areias de Ipanema, e se sentir nas nuvens....

Fui! E vou sempre...

19 comentários:

  1. Ei Bia, boa noite
    Como gosto de ler seus textos, você é show pra escrever coisas bonitas.
    E as suas fotos, encantadoras.
    Você foi ao Inhotim, eu adoro aquele local, já fui 3 vezes, não me canso, quero voltar lá breve.
    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Maria Célia!
      Adoro quando aparece por aqui! Escrevo para colocar meus pensamentos em ordem, afinal minha cabeça está sempre a mil e as ideias ficam aqui pipocando sem parar. Ah, se eu não tivesse um lugar para escrever...... Quanto a Inhotim, só fui uma vez, o que é pouco. Estou ensaiando uma nova visita por lá quando, de repente nas férias.... Beijos

      Excluir
  2. Boa viagem! Vou caminhando por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Olá Maria Teresa
      Obrigada pela visitinha. A propósito, adorei saber sobre as runas, que lugar fantástico aquele!
      Bj

      Excluir
  4. Bia, querida!
    Isso mesmo, sem ensaios, ir vivendo e bebendo o que a vida dá de melhor.
    Você sabe das coisas, menina.
    Sabe, ainda não fui a Inhotim e adoraria conhecer, tanta gente já falou e mostrou desse lindo lugar, mas ainda vou, me aguarde!
    E este passeio de balão? Ah não tenho coragem, mas se estivesse com alguém pé quente como você, até me arriscaria. kkkk
    um beijinho carioca e ótima semaninha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos, Beth! Voar de balão é uma sensação única e um silêncio "celeste" que todos precisamos um pouco, he he...
      Acho mesmo que se ficarmos ensaiando tudo na vida, perdemos a melhor parte. Muitas vezes o improviso e as surpresas nos trazem alegrias que nem imaginávamos. Isso não é o máximo?
      Beijocas

      Excluir
  5. que seja sempre a primeira vez de tudo na tua vida, Bia!

    amarro uma fitinha ao peito, porque o Senhor do Bonfim está longe daqui
    mas em toda a parte


    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente que a fitinha do Bonfim está valendo em qualquer lugar do mundo! Acredito que aí em Portugal, nosso berço, ela terá ainda mais força!
      Bjs

      Excluir
  6. Your colorful world and you are lovely:-)
    Wish I could be in that last picture for a while.. it will be cold here very soon.

    Wish you a happy week Bia:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow! I can imagine the winter in Norway, brrrrrrrrrr..... You and your lovely family could come to Brazil some day and go to that place (the last picture), on the top of "Sugar Loaf" in Rio. You'll feel the warm and see the best view of the world!
      Hugs

      Excluir
  7. Bia
    Este seu post é muito inspirador...lindo texto! :-)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarida!
      Acredito que ainda esteja viajando pela gelada Islândia, não!
      Beijos e bom retorno!

      Excluir
  8. "..lets live without rehearsing much..." oh what a wonderful way to approach each day, each moment. Beautiful!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Laura
      Without rehearsing life gets lighter ....... and we can enjoy it better and devote more time to what really matters !
      A big hug

      Excluir
  9. Ah--the great memories you have!!! The first time to visit new places is always very special--and in fact, sometimes when you go back, it loses some of the 'special' feelings you had that FIRST time... BUT--it's all about LIVING --living NOW, and enjoying every moment.... You are doing that well!!!! Me too!!!
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  10. That's right Betsy!
    We always come back to the places we liked much, and it's not the same thing.....but it's wonderful cause you can visit other landscapes we didn't before. On this point of view you have the feeling of beeing the first time again!!! And so we will live every moment as if it were the first!
    Yes, you do it very well today!
    Hugs

    ResponderExcluir
  11. Amei tudo, mas a primeira foto está sensacional! :)
    Beijo, beijooooooo querida!
    She

    ResponderExcluir