Translate

sábado, 5 de outubro de 2013

Sensações de Lisboa

Não, definitivamente não concordo. Lisboa não é uma cidade melancólica, como costuma ser tachada por aí. Ok, tudo bem que quando ouvimos um "fado" - a alma portuguesa - dá aquela vontade de chorar e os olhos se enchem de água. Mas, tirando isso, é só alegria! Não vim aqui descrever lugares, nem ser guia de viagens. São apenas sensações. Boas lembranças que as imagens me trazem, soltas, como as brisas do verão, que vêm e vão. Gosto mesmo é de andar, descobrir caminhos. Pelas ruas, a limpeza dá o tom. Teatros antigos com suas peças modernas e super engraçadas. Tomar sorvete no Largo da Estação do Rossio, depois de um dia quente de verão, é um presente dos Deuses! Sentir o ar fresco às margens do rio Tejo, como é bom..... Em Lisboa sim, você consegue unir de forma harmônica sua vertente moderna e multicultural com atrativos históricos de tirar o fôlego. Um luxo! Sempre procuro fugir dos clichês turísticos, mas tem certos lugares quase obrigatórios, de tão belos.

Também evito dar muitas dicas de passeios, afinal, meu ponto de vista costuma ser bem diferente de muitos. Tenho prazer em longas caminhadas, gosto de sentir o chão onde piso, ver tudo bem de perto, tocar, sentir as vibrações. Enfim, cada pessoa é de um jeito, e os gostos são infinitamente diversos. Ainda bem! Na foto, a praça Marquês de Pombal ao fundo, perto do hotel onde fiquei. No alto tem uma escultura gigante de "Botero", olhando a cidade e o Tejo.

O verão de Lisboa me lembrou o do Brasil. Céu sempre azul, festas populares ao ar livre, luz! Com clima suave e muitas atrações, a cidade ganhou o prêmio "World Travel Awards" de melhor destino europeu para os fins de semana, deixando para trás Londres, Madri, Veneza, Paris.....Está aí a matemática turística que não me deixa mentir. Até porque eu nunca tive mesmo cabeça para contas. Memorizar números e fórmulas para mim sempre foi uma tarefa "hercúlea".
Essa lógica fazia quase nenhum sentido para mim. Penso como uma escritora americana. No meu entendimento, o mundo não é um gráfico ou uma equação. Poxa, para mim o mundo é uma história! Por isso tenho sempre muitas delas para contar. Passar por uma rua no Baixo Chiado e sentir o cheiro do pão, saindo quentinho do forno. Não resisto. Sou "pãofanática"! Andar um pouquinho mais e experimentar um delicioso Toucinho do Céu, faz você praticamente flutuar........
E como não se deliciar com o famoso Pastel de Belém, do bairro homônimo? Doce feito com gemas, açúcar e massa folhada. Tão leve, que faz qualquer um se perder e esquecer a dieta. O sabor e a tradição dos pastéis de Belém vêm dos anos de 1834, quando  mosteiros e conventos foram encerrados em Portugal. Os visitantes se acostumaram a saborear os pastéis, antes fabricados nos conventos por antigos pasteleiros, que guardaram o segredo da receita até hoje. 

Para mim não basta simplesmente comer um, dois, três, quatro..... tenho que conhecer como eles são feitos, as cozinheiras tão dedicadas, as centenas de fornadas saindo quase que de cinco em cinco minutos. Você come o pastel quente, pois não dá tempo de esfriar, tamanha a demanda. Que loucura aquilo ali! Depois é melhor dar uma caminhada e aproveitar para conhecer os arredores de Belém. A boa digestão agradece!

Na porta do Mosteiro dos Jerónimos, carruagens 'modernas' nos remetem aos tempos antigos.  Como é bom reviver os tempos passados que não vivemos.............Se é que isso faz algum sentido

Do alto é possível ver como é majestoso o mosteiro dos Jerónimos. E olha que não coube tudo na foto!

Por dentro do mosteiro, a suntuosidade e a delicadeza andam lado a lado. Sua arquitetura é estonteante!

A Torre de Belém é o cartão de visitas de Lisboa, e com toda razão!

O café "A Brasileira", no Baixo Chiado, foi muito frequentado por Fernando Pessoa antigamente. Tanto que nos anos 80 fizeram uma estátua do escritor na caçada, em sua homenagem.

O Teatro Politeama, inaugurado em 1913, sempre apresentou grandes sucessos. Foi lá que assisti à "Grande Revista Portuguesa", com grandes atores portugueses de humor. Hilário!!!

O Castelo de São Jorge fica lá no alto. Então, meu caro, o jeito é subir de bonde elétrico, daqueles antigos, mas que funcionam que é uma beleza! Pena que no verão europeu estão sempre lotados. Mas vale a pena esperar um pouco nos pontos certos até que passe algum menos cheio!

As calçadas portuguesas dão um show à parte. Com seus mosaicos e pinturas em mármore e pedra, a arte está no ar.....e no chão! Por aqui eu vou seguindo meu caminho e, quem sabe, um dia descobrir novos destinos.......



20 comentários:

  1. Oi Bia
    Viajei nas suas maravilhosas palavras, como é bom ler seus textos, é um grande prazer.
    Lisboa vista sob sua ótica me fez querer conhecê-la, um encanto.
    As fotos ficaram espetaculares.
    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
  2. Biazinha, digo no diminutivo por causa de sua frágil aparência, bem magrinha, uma tetéia, mas você tem uma força incrível quando descreve com precisão os lugares por onde andou, aliás como anda essa magrinha!
    hehe
    Disse tudo, Lisboa é isso mesmo, um lugar lindo, cheio de romantismo no ar, desde o fado à estes monumentos tão antigos e belos e lá no fundo o Tejo, majestoso, relembrando as grandes navegações que este heróico povo fez no seu passado glorioso.
    Deu-me uma vontade enorme de lá retornar e passar mais tempo observando estes detalhes todos. Aliás, ia retornar agora em outubro, mas percalços de saúde me fazem ficar quietinha no Brasil, então vim pra minha serra calminha e tô aqui curtindo dias gostosos com o maridex. Se aparecer em Petrópolis me avisa, ok.
    um abraço grande carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Beth!!!! Eu continuo aqui estudando e com uma saudade imensa da minha terrinha querida, Rio (apesar da bagunça que anda por aí, hehe). Em Lisboa você se sente num tempo em que não existia violência ou coisa que o valha. A doçura está no ar.......e os cheiros bons da comida portuguesa também! Torço para que fique boa logo e possa ir pra lá curtir tudo isso!
      Faz um tempão que não vou a Petrópolis, ah que saudade da cidade imperial e dessa serra tão linda.......divirta-se e descanse bastante!!! Beijocas

      Excluir
  3. Tão linda Lisboa!

    um grande abraço, pá

    :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você bem sabe disso, Manuela.!!!
      Sua terrinha é a terra de nossos antepassados aqui no Brasil. Pena que é tão longe e não dá para ir sempre.......

      Excluir
  4. Bia, esta cidade é fantástica, adoro Lisboa!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Cris!
      Quem vai a Lisboa uma vez, volta sempre!!!
      Bj

      Excluir
  5. I have seen the 12th picture,the tram. I have been thinking Portugal looks a little bit melancholy but your photos are bright. So I want to visit there. Thank you for sharing.
    Have a nice day!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Sarah!
      Yes, everybody thinks of melancholy. But the power of the Portuguese people and their history contaminates everyone. Not to mention the natural beauty and many cultural options ...... I really need to go back there ... Have a great day!

      Excluir
  6. HI Bia, Lisbon is a gorgeous place... You captured it well--and I love the way you include all of the details when talking about the places you visit... Thanks!!!

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betsy
      Lisbon is really a fantastic place! it's quite different from the mountains and waterfalls you show in North America. Each one with its peculiar beauty!
      Hugs

      Excluir
  7. So very beautiful! I like the old castle very much, so many great details.
    Great post! Hope you have a good time Bia
    Hugs from Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Tania!
      I have seen your trip to Sardinia.....What a lovely and sunny place!
      When you want to go down a little further to the south of Europe, surely you will love Portugal!
      Big hug

      Excluir
  8. je découvre ton blog que je trouve très intéressant, je reviendrai bien sûr, je me suis inscrite pour le suivre et je t'invite à venir me voir sur les miens à l'occasion n'hésite pas j'aurai le plaisir de te lire! Merci encore!
    HAVE A GOOD DAY !
    http://weekendetcoupdebrosse.blogspot.fr
    http://weekendabstrait.blogspot.fr/
    http://voyagesetabstraits.blogspot.fr/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci d'être venu ici!
      Désolé por mon français, mais je suis heureux de lire votre blog.
      Bienvenue!!!
      Étreintes et avoir un bon week-end!

      Excluir
  9. Também acho que Lisboa não tem nada de melancólica. Lugares lindos, sensações maravilhosas Bia. Hummm esses pastéis!!! E o povo? Acolhedor que só!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  10. .

    .

    . hoje . curvo.me . e agradeço .

    .

    . e deixo um beijo tão grato .

    .

    . desta Lisboa que me viu nascer .

    .

    . 100 palavras . que não sejam de tanto e de espanto .

    .

    . um beijo bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
  11. Lisboa é linda! :-) ...e as suas fotos também! Que bom que vc gostou de Portugal...pena que não tenha conseguido vir a Coimbra...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Lisboa adoro mesmo!
    Quase tanto como a Nazaré;o)

    ***
    Bises et à bientôt;o)

    ResponderExcluir