Translate

domingo, 20 de outubro de 2013

Tudo verde!

Muito frio em alguns lugares do planeta e muito calor em outros........que loucura, não! Uma alternativa que já é figurinha fácil em algumas cidades do mundo é o telhado verde. Esses telhados, além de bonitos de se ver, conseguem evitar enchentes e ilhas de calor nas cidades. Quem se lembra, nos livros da escola, dos jardins suspensos da Babilônia? Pois é, a ideia tem história pra contar. Então proponho aqui radicalizar: telhado verde, parede verde, jardim vertical, piscina verde....
Muito populares em países escandinavos, e também na Alemanha, Espanha e Grécia, a ideia é transformar esses "telhados verdes" em pequenos pulmões dentro das cidades. Assim, eles criam naturalmente corredores que facilitam a circulação do ar, ajudando a captar mais CO2 na atmosfera. E não é só isso (só?). Melhorando o microclima nas cidades, o telhado verde ainda reduz o consumo de energia, provoca um decréscimo no uso do ar condicionado nas regiões quentes e isolam o frio nas regiões com invernos rigorosos. A temperatura na superfície desses telhados não passa de 25°C contra 60°C nos telhados comuns! Ainda diminuem os efeitos ruins dos raios ultravioletas. Segundo uma pesquisa, com apenas um telhado verde de 100 m², 1400 litros de água de chuva deixam de ser enviados para rede pública. Agora, basta multiplicar este valor pela soma de todos os telhados de uma cidade. Viu como o problema diminuiu? Esta ideia de telhados verdes é bem antiguinha, mas é bom relembrar de vez em quando. Afinal, um jardim a mais aqui outro ali não faz mal a ninguém!

No Brasil alguns projetos arquitetônica já incluem os telhados verdes


Adoro o "colorido" do verde!


O telhado mais famoso do mundo é o do City Hall em Chicago


Queria morar numa casa assim......

Já pensou se uma cidade inteira se rendesse aos telhados verdes????

15 comentários:

  1. é ideia é inteligente e bonita, Bia

    mas acho que os telhados têm de ser especiais, senão a casa mete água e fica húmida, pelo menos aqui

    um abraço



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Manuela, os telhados têm que ser previamente impermeabilizados para que não haja passagem de umidade para o ambiente interno. E essa impermeabilização dura bem mais que nos telhados comuns, já que não tem grandes oscilações de temperatura. Eu sou uma questionadora incorrigível, mas dessa vez a tecnologia simples me convenceu!
      beijinho

      Excluir
  2. Oi Bia
    Uma ideia ecológica muito interessante e legal, mas por outro lado, muito difícil de ser implantada ou construída, tem também a manutenção deste verde, plantas crescem, como fazer para mantê-las dentro de um tamanho adequado, em apartamentos de cobertura é bem mais simples, mas em casas, acho complexo.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      Este tipo de telhado é para quem gosta de jardim, pois a manutenção é igual a de um jardim comum. E a dificuldade vai depender das espécies de plantas que forem colocadas e exigirem mais cuidados. Talvez por isso muitos têm preferido a grama comum, que é mais fácil! Outros preferem fazer uma pequena horta, que é mais útil, ou plantar suculentas, que não precisam de poda. Beijos

      Excluir
  3. Bia,

    Que telhados lindos. Ideia fantástica! Vi muitas casas com esses telhados na Dinamarca e Noruega. Sempre me chamavam atenção. Maravilhosos!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, você já deve ter visto coisas fantásticas nas suas viagens! Ainda não estive na Dinamarca ou Noruega. Mas, certamente, se visse um telhado desses ia pedir para entrar e conhecer de perto!!!!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Ah seria mesmo maravilhoso se nossos prédios ficassem assim. Quem sabe um dia?! Aquela casinha é mesmo um charme.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina
      Seria lindo e saudável se toda cidade fosse assim..... Já pensou no ar que respiramos??? Viveríamos, no mínimo, uns 150 anos!!!
      Beijos

      Excluir
  5. Bia, querida!
    Isto é muito legal, quase um sonho pensar que isto poderia se alastrar pelo mundo, mas se assim fosse, viveríamos mais tempo com qualidade de vida.
    Fiquei chateada na semana passada, pois um amigo do marido, engenheiro civil, quando esteve lá em casa, advertiu-me que o lindo caramanchão que cobria minha área de lazer, uma planta cheia de flores rosas e de um verde clarinho, deveria ser retirada , pois seus tentáculos iriam danificar todo o telhado e infiltrações apareceriam com o tempo. O marido não fez outra, mandou o jardineiro arrancar tudo, deixou o telhado totalmente se a planta e diz ele, que por baixo das telhas ficou um grande emaranhado de braços da tal planta. Fiquei tisti!
    Mas, achei que estavam certos, porém estes telhados aqui apresentados são diferentes, deve ser uma forma de musgo que mantém a umidade e calor, não danificando as telhas, né mesmo?
    Lindas imagens!
    abraço carioca


    ResponderExcluir
  6. Oie Bia!
    Nossa, que legal, já tinha visto sobre isso na TV, mas não em imagens assim tão fascinantes. Sabe que na primeira imagem eu nem percebi o telhado verde? Acho que meio que camuflou com o restante, só quando li o texto é que voltei a olhar a imagem e então entendi... rsrsrs Adorei o post!
    Beijo, beijoooooo!
    She

    ResponderExcluir
  7. Oi Beth!
    Imagino que este caramanchão devia estar lindo! Mas dependendo das plantas, pode virar uma teia gigante! Por isso a impermeabilização é importante e a escolha das espécies certas. Mas aposto que você vai arranjar logo um jeito de arrumar seu jardim ainda mais bonito!
    Beijinhosssssss

    ResponderExcluir
  8. .

    .

    . e assim concebemos um mundo . rural e citadino . ampla.mente verdejante . a ser o pulmão de todas as pétalas que nos fazem re.viver . e assim permanecer .

    .

    . um bom domingo .

    .

    . um beijo meu .

    .

    .

    ResponderExcluir
  9. This is a good idea! Gentle for everyone's eyes and environment. If all roofs have those green,it could be good for decreasing of carbon dioxide. We are in the time when we have to think about it seriously.
    Have a nice day!

    ResponderExcluir
  10. Viva Bia.
    Belo post.
    Esta incorporação do verde na arquitetura , lindíssima, fez lembrar uma belíssima exposição do pintor e performer austríaco, Hundertwasser. o qual merece uma pesquisa...
    Vou partilhar no FB.
    Beijinho e obrigada pelas suas visitas.
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Ottime inquadrature Bia e sopratutto dei coli fantastici dove il verde la fa da padrone. Grande complimenti.
    Ciao e buon week.
    Paolo

    ResponderExcluir