Translate

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cuidar do que já existe

Centro Histórico de Agadez - Niger. Conhecido como o portão do deserto, no limite sul do Saara, foi desenvolvido no Sultanato de Aïr, com as tribos Touareg. São construções feitas de tijolo e barro, datadas do século XVI, por onde passam as caravanas do deserto (todas as fotos da web)


Todos os dias nos deparamos com previsões científicas catastróficas para um monte de acontecimentos ambientais. Muitas são difíceis de serem compreendidas por nós, simples mortais. Enquanto outras acontecem ao vivo e a cores por aí, basta ligar a TV, o computador ou o celular. Há muito, muito tempo, deixei para trás aquela visão utópica de querer melhorar o mundo. Não queria ser mais uma a descredibilizar os argumentos em defesa do ambiente e da própria vida. Afinal, ainda utilizamos veículos poluentes à gasolina para nos deslocarmos. E, até onde eu sei, a maioria disparada das pessoas usa a eletricidade para iluminar suas casas, e não mais a vela ou lampiões a gas (ainda bem!). Então, como não somos anjos e muito menos santos, e como vacilamos em vários momentos, vamos tentar cuidar um pouco mais de tudo isso que está aí. É melhor ajudar de alguma forma, por menor que seja. E se acaso não puder ajudar, pelo menos não atrapalhar. É preciso cuidar de toda a Terra e tudo que nela vive, incluindo nós mesmos. Penso que protegemos o meio ambiente para garantirmos a própria sobrevivência da espécie humana. Senão não teria muito sentido. E como recompensa temos ar puro, florestas de pé, oceanos e rios limpos, culturas preservadas e muito mais. É preciso dar valor ao que realmente importa e preservar o que já existe e merece ser cuidado. Assim como os novos patrimônios mundiais da humanidade que deixo aqui. Cuidar.......esse é o cara!

 Bergpark Wilhelmshöhe - Alemanha. Considerado o maior parque montanhoso urbano da Europa, em seu palácio encontra-se uma das grandes coleções de mestres pintores europeus. Suas fontes de água formam um teatro aquático único - são 750 mil litros de água que descem 80 metros por cachoeiras artificiais e espelhos d'água.


Terraços de Arroz de Honghe Hani - China. Por mais de 1.300 anos, o povo Hani, do sul da China, vem usando este sofisticado sistema de canais para levar a água das montanhas de Ailao até lá embaixo, onde ficam  os terraços de arroz. O visual colorido é de uma exuberância única!!!


Tserkvas de Madeira dos Cárpatos - Polônia e Ucrânia. Na Europa ocidental estão as 16 Tserkvas - igrejas de madeira construídas pelas comunidades ortodoxa e católica entre os séculos XVI e XIX.


Universidade de Coimbra - Portugal. Um reconhecimento pelo valor arquitetônico do complexo universitário e berço de cultura.


Mar de Areia Namib - Namíbia. O único deserto costeiro do mundo, na árida costa africana do Atlântico Sul, com grandes dunas formadas pelo intenso nevoeiro.

14 comentários:

  1. Wow---what beauty, everywhere you go!!!! Love that coastal desert --and the canal system in China is amazing….You are correct in saying that we humans get overwhelmed when thinking about protecting the environment. It's bigger than we are---and we wonder what we can do. HOWEVER, if EVERYONE just did a little, imagine how much that would help---step by step….

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Betsy, everything in this world is bigger than we are!
      All these places are magnificent and I would be a little bit in each one if it would be possible....
      Slow and ever, so we are gradually taking care of the planet.
      Big hug

      Excluir
  2. Ei Bia
    Como sempre é muito prazeroso ler seus textos, você é de uma lucidez impressionante.
    Imagens muito belas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      E você é sempre bem vinda por aqui! Ainda bem que podemos viajar através das imagens...
      Bj

      Excluir
  3. Bia querida!
    É mesmo, já que criamos os problemas ao planeta, pelo menos tentemos consertar algumas coisas, mesmo que sejam de aparente minoria, porém é aquela estória do beija-flor e seu bico.
    Ai que coisa mais linda esta imagem da China! Já imaginou olhar isso de cima de um avião, que fantástico!
    Pelo menos estive em Coimbra, andei por toda esta maravilha de universidade e guardarei pra sempre na memória.
    um beijo grande serrano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Tudo em Portugal é minuciosamente belo!!! Porém, adoraria sobrevoar muitos desses cantos do planeta, como o fez o fotógrafo francês Yann Arthus Bertrand.
      Beijinhos e bons ventos aí em Petrópolis!

      Excluir
  4. Gente olha o mar de areia que show

    - Post novo no blog ;)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Pamela!
      Os desertos sempre me fascinaram, pela sua aridez infinita.....
      Bjs

      Excluir
  5. Amazing places and buildings!

    Happy weekend:-)

    ResponderExcluir
  6. Have a nice weekend Tania!
    Is the winter coming there? Brrrrrrrrr
    Hugs from the south!

    ResponderExcluir
  7. Non posso che appoggiare il pensiero di molti, dicendo che dopo averli creati i problemi al nostro bel pianeta sarebbe ora che si inizi a fare qualche cosa di serio per tutelarlo. Noi possiamo fare la nostra piccola parte ma se i poteri forti non fanno la loro, purtroppo dovremo continuare a vedere la distruzione dell'ambiente. Vedere le tue immagini e sempre meraviglioso e come se si facesse il giro del mondo.
    A presto Bia e continua a mostrarci questi bellissimii luoghi.
    Ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
  8. Hola Beatriz, es la primera vez que te visito y me ha encantado tu blog, Tienes unos interesantes textos y unas maravillosas fotos.
    Desconozco si las fotografías son tuyas, pero hay algunas que son verdaderas obras de arte, con una ejecución insuperable.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  9. cuidar custa,

    é como o chinês que deixou recados nas embalagens de brinquedos, a denunciar a escravatura a que estão sujeitos em plena China

    e os ocidentais chocadíssimos, mas quem deixará de comprar os baratos produtos chineses, ninguém, porque não temos dinheiro para os mais caros

    a consciência existe, mas falta-nos ainda tanto

    registo a beleza dos terraços de arroz, em homenagem ao chinês escravizado

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
  10. Bia,

    Saudades de passar por aqui e ler seus textos sempre tão inspirados e inspiradores. Além disso, a coletânea de fotos está um show.

    Beijos

    Claudia

    ResponderExcluir