Translate

domingo, 3 de novembro de 2013

Nas esquinas por aí

Andando pelas ruas, subindo e descendo ladeiras, sentando no meio fio, observando as fachadas, os telhados, as pessoas, vendo a vida passar......Epa, a vida não! Essa eu não vou deixar passar em branco. Quantos caminhos ainda por percorrer, e quantos ficaram para trás. Tenho uma tendência a simplificar tudo em minha vida, às vezes até demais. Me desfaço de qualquer coisa com a maior facilidade - talvez tenha que consertar um pouco isso.... Roupa? Só o que couber no meu  armário enxuto (de propósito, é claro). Sapato? Não tenho nem 8 pares. E quando entra um novo no pedaço, um outro, obrigatoriamente, terá que sair. A regra é clara. Nada de excessos. As doações estão aí para isso, afinal. Acho que fui uma das últimas de minha geração a ter "facebook", e já estou pensando seriamente em cancelar minha conta. Esse negócio de curtir daqui, curtir dali, até mesmo sem ter lido coisa alguma! Santa paciência, que infelizmente eu não tenho. Nada contra! Desejo tudo de bom para quem tem - amigos meus inclusive, ok! Afinal, é a maior vitrine da humanidade, sem dúvida, mas ainda prefiro as ruas. Andar por aí, respirar novos ares, subir montanhas, sentir o vento na cara, atravessar oceanos, conversar com pessoas de verdade, voar, mergulhar em mar aberto e se descobrir um peixe  (fora d'água!). Andar por ruas tranquilas num país distante e, ao virar uma esquina, se deparar com uma feira incrível, fervilhando de antiguidades, flores, pinturas, máscaras, livros, e gente de todo tipo. Este é o mundo louco, lindo, insano e poético que eu quero viver!!!
Bons ventos a todos!

 Como é bom, num dia de céu azul assim, se perder pelas ruas estreitas de Belém, em Lisboa. E então, nada melhor que aproveitar o clima e pedir uma sardinha com batata ao murro para passar o tempo. Que tempo bom, que dia lindo, que país fantástico os portugueses têm!

Adoro descobrir um caminho diferente e me deixar guiar pelos meus sentidos, absolutamente confiáveis. Esta esquina madrilenha, cheia de artesanatos de Toledo, aguça os sentidos de qualquer um!

Uma confeitaria na Rambla que te deixa literalmente com água na boca, e fica bem perto de uma feira borbulhante, numa das esquinas de Barcelona. Funciona no mesmo lugar desde 1820. Quer dizer então que somos loucos por doces desde os tempos remotos? Que delícia!!!!!

E como não sentar à beira do rio Tejo, sentir o vento na cara e só ouvir o barulho dos pássaros e dos grandes barcos chegando? Quase posso voar. Me dê só uma par de asas!

Da janela do TGV é possível se imaginar em uma maratona na velocidade da luz e, ao mesmo tempo, observar o caminho árido e misteriosamente belo entre Madri e Barcelona

Ao final da Rambla Catalunya com a Diagonal está a simpática "La Jirafa Coqueta", uma escultura em bronze de Josep Grayner. Metade humana, metade girafa, ela nos acena de todos os ângulos. E como se não bastasse a pose, a girafinha parece querer conversar com você que, afinal, está ali à toa, sem nada para fazer mesmo........


Quando estou viajando penso, e agora, onde ir? E na maioria das vezes gosto de me perder propositalmente em bons lugares.......... mas sempre me acho no final!



21 comentários:

  1. You are blessed to get to travel to as many places as you have done. Do you have a favorite place --besides home of course? I have only been out of our country two times ---but still have many places to see here!!!!! Right now, since I love Autumn so much, I am happy right here in Tennessee.

    Simplifying your life is important. I think it's more important to me now that I'm older… I don't 'need' all of the stuff I used to think was important… ha

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Betsy
      I've always this spirit simplistic since I was a child, my mother usualy say that, he he. It's true that some things are losing importance with the passage of time and we begin to appreciate what is really worth.
      I know that autumn in your country is wonderful, I've told you this sometimes. Leaves this time of year in the US are of all colors and different shapes, very nice indeed!!!

      Hugs

      Excluir
  2. Adorei o teu post. Tão bem escrito (e pensado) já alegrou hoje o meu dia (que está cinzento)...beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta!
      Que bom que deu umas pinceladas coloridas neste dia tão cinzento. Volte de vez em quando e pintaremos um quadro!
      Bjs

      Excluir
  3. Looks colorul and so much to see. I like the mountain of chourse. And it looks warm.. it is soon time for some colder days here.

    Hope you have a nice week Bia:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Tania
      I think you'd like the south of Europe, cause it's very warm and pretty different form Norway. I don't know your country yet but, of course, I Prefer to go in summer!!!
      A nice week

      Excluir
  4. eu não tenho facebook
    :))))


    lindas as gentes que almoçam sardinha ali à beirinha dos Jerónimos!

    com o vento na face, um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ulala Manuela!
      Que bom que não serei uma extra terrestre!!!
      Saudades de sua terrinha e dos pastéis de Belém, também à beirinha do mosteiro dos Jerônimos.....
      Bj

      Excluir
  5. Adorei a foto de Belém! :-)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu ADOREI Belém!
      Mas claro que ainda vou conhecer Coimbra, me aguarde!
      Beijinho

      Excluir
  6. maravilhoso post!
    Parabéns !
    Abraços
    MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Tereza
      Você é sempre bem vida aqui neste canto do mundo
      Bjs

      Excluir
  7. Bela Mensagem!
    Conhecer seu blog alegrou muito o meu coração.

    O AMOR DE DEUS POR NÓS!

    Deus ama cada um como filho único,é o amor de Deus que da sentido em continuar seguindo o caminho, mesmo que a tempestade caia sem cessar
    e que a dor seja maior que as forças que temos para sofrer mesmo que a escuridão nos envolva e tente os ventos da injustiça apagar a pequena chama da fé mas no obscuro túnel da vida a luz do amor de Deus brilha sem cessar o amor de Deus transforma a tragédia em triunfo, a maldição em benção o mal em bem.

    O amor de Deus é o único e verdadeiro Caminho, somente o amor de Deus produz frutos aonde nunca se plantou!

    O amor de Deus é paciente,
    tudo espera,
    tudo suporta,
    e jamais se acabará, porque é eterno!!!

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page Fruto do Espírito

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucy
      Obrigada pelas doces palavras!
      Já vou visitar seu blog e também de seu amigo.
      Grande abraço

      Excluir
  8. Ah querida Bia, que delícia seu post, parece que está falando pessoalmente com a gente!
    Sabe, eu também sou assim, adoro passear, parar, olhar, subir, entrar, fuçar, ficar de bobeira olhando e fotografando. Em Portugal tivemos esta oportunidade com calma, inclusive fotografei alguns lugares que você por aqui mostra, lá pertinho do Tejo, como é delicioso aquele país.
    E tenho uma foto desta loja de objetos toledanos, que coincidência, também parei e olhei para o alto e vi estes lindas esculturas antigas.
    Tô precisando minimizar minhas coisas, aliás já venho fazendo movimentos neste sentido, inclusive a mala que faço para viagens ao exterior é bem menor do que a primeira que usei na vida.
    E esta musiquinha eu não conhecia, é a tua cara mesmo. rsss
    Adorei teu post!
    um beijinho carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, bem que eu gostaria de falar pessoalmente....quando for a Niterói vou aí te visitar p/ gente bater um papo, que tal!
      Portugal é uma delícia mesmo, não é! Gostaria muito de voltar lá ano que vem, mas ainda é cedo p/ decidir... Você deve ter visto esta loja de arte toledana em Madri a caminho do Museu de Prado, como eu. Tudo ali em volta é muito lindo, as fontes, as esculturas, as praças bem cuidadas, igrejas e o Parque Retiro. Ah, que saudades!!!
      Quanto a simplificar a coisas, isso faz parte da minha vida desde cedo. Menina, as vezes tenho que me controlar, senão vou dando as coisas que não uso sem pensar muito, e quando me lembro de um objeto que me era caro, já era! Mas tudo bem, logo esqueço porque não me fazia tanta falta assim. Esse negócio de mala de viagem é engraçado. A minha mala sempre foi a menor de todo mundo lá em casa, ninguém acreditava. Mesmo assim, sempre achava que estava levando coisa demais! É a vida....
      Beijos cariocas também!!!!

      Excluir
  9. Ei Bia
    Bravo, lindo, você é dez com as palavras, adoro ler você, viajo nas suas viagens.
    Somos parecidas no guarda-roupa enxuto, entra uma peça e sai outra, só discordamos nos oito pares de sapatos, eles são uma paixão, tenho dezenas, às vezes até me esqueço de alguns.
    Adorei também a música da Vanessa, tão suave.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Célia, eu adoooooro escrever e aproveito para colocar em palavras tudo que me vem à cabeça!
      Guarda roupa enxuto e armário enxuto, esta é a ideia. Afinal, penso que desperdiçar qualquer coisa nos dias de hoje é inaceitável, e também um grande 'desperdício' (assim, redundante mesmo!)

      Beijinhos

      Excluir
  10. Beatriz.
    Que carona deliciosa eu acabei de pegar, viajando contigo.
    Lugares e Palavras, com maestria e sensibilidade.
    Eu tenho uma sobrinha de nome Beatriz, que significa AQUELA QUE FAZ OS OUTROS FELIZES.
    Com a minha pequena Bia, é assim.
    E agradeço a você hoje, ter alegrado minha tarde.
    Um grande abraço.
    Querida Bia.
    Wilma.
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Querida Bia, tudo bem? Hoje venho ser portadora de uma notícia triste, não sei se você tem Facebook e se já está sabendo... a Nilce Gibson faleceu ontem, estamos muito tristes, perplexos e chocados porque foi uma morte prematura. Não sei se você tinha muito contato com ela depois que ela excluiu o blog, mas estivemos juntas com ela no lançamento do livro da Glorinha... :(
    Beijo, beijo e volto com calma depois.
    She

    ResponderExcluir
  12. Bia,

    Seus posts são sempre lindos! Adoro visitar seu blog.

    Bjs

    ResponderExcluir