Translate

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Al mare

Praia da Peró, entre Búzios e Cabo Frio

Al mare... Depois de muitos dias de chuva, enfim o sol apareceu com sua força total (nem precisava tanto....) Mas um dia como este, predominantemente azul, é sempre uma bela surpresa para um ano que está apenas começando e promete ser ainda melhor!!! O verão aqui no hemisfério sul começa assim, com muita chuva e muito calor, haja fôlego! O Brasil tem um litoral gigantesco, com praias lindas e diversificadas em cada pedacinho do mapa. Mas e o mar? Será que estamos cuidando bem dele? Sempre que vou a alguma praia nesta época do ano sinto uma alegria imensa e um pouco de tristeza. Principalmente quando vejo o descuido com o lixo nas areias e na água. Gosto de ir à praia depois das 4:00 da tarde, quando o sol não está tão forte (sou carioca, mas não sou louca!). E é justamente nessa hora que as pessoas começam a ir embora, deixando para trás um rastro de sujeira. Fico pensando se isso é cultural, ou falta de respeito, ou pouca educação... Acho que em em algum momento de nossas vidas nos esquecemos do mar. Logo o mar, cantado em prosa e verso por tanta gente, que nos traz tanta vida! Temos um patrimônio a preservar e ainda não nos demos conta disso. Que todo mundo gosta de praia, isso é um fato. Mas precisamos gostar um pouquinho mais do mar. Este não tem forma, como as praias; é moldado com o vento, com as correntes marítimas, com as tempestades. Uma hora está bem calminho, quase um espelho... Outras horas turbulento, que dá arrepios! Assim é o mar, um mundo inteiro, e não precisa ter medo. Então vem marear!

O contorno das montanhas ao longe desenha a Praia do Forte. No fim do dia, pouca gente na areia, menos ainda no mar. Na escuna, alguns se preparam para um mergulho. E eu aguardo ansiosa pelo por do sol se despedindo nas dunas de areia branquinha.....


Os barcos ancorados esperam por mais um dia de trabalho em Búzios. Quando Brigite Bardot esteve por aqui, em 1964, Búzios era apenas uma colônia de pescadores......sem engarrafamento de navios de cruzeiro, barcos de todo tipo, ou centenas de turistas transitando o tempo todo. Como devia ser tranquilo aquele tempo em que eu nem tinha nascido...


Pequenos anjos guardam a capela de São Francisco em frente ao Canal que leva ao mar. A construção de 1698 é um exemplo típico da arte colonial no Brasil e tem em seu interior o Museu de Arte Sacra.

Um casal levando seus filhos para ver o mar em uma praia entre Búzios e Cabo Frio. Já era final de tarde, com sol ameno, água morna e areia limpa......se eu tivesse filhos também os levaria até lá e, claro, ia dar um bom mergulho junto a milhares de peixinhos e águas vivas que costuma aparecer sempre por ali!

E assim me despeço, al mare, com muita energia e perseverança para um ano inteiro pela frente! Continuo na torcida por um mundo melhor, mas sem utopias ou ilusões. Afinal, este lugar em que vivemos é o resultado espetacular de uma cadeia de catástrofes que originou nosso incrível planeta Terra!!!

25 comentários:

  1. Minha querida Bia, eu amo esse lugar! É só o homem não estragar, né?! ;) Feliz Ano Novo, minha querida, com tudo de bom a você e sua família!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi She! Eu também amo este lugar, suas águas e o azul do mar......ai que vontade que dá de estar sempre lá.....
      Bj

      Excluir
  2. Ô Bia querida, você tá se energizando num dos lugares mais lindos do nosso país, eu também adoro Búzios e suas praias!
    Vale a pena fazer um esforço e ir para um lugar desses no final do ano, parece que voltamos renovados, deixamos toda a carga pesada nas ondas azuis que vão e vêem.
    Que seu novo ano seja repleto de boas realizações e tenha muita saúde para curtir tudo isso!
    Você é muito querida.
    beijos grandes cariocas da serra.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê Beth!!! E você está em outro lugar lindo do Rio: Petrópolis!
      ADORO a serra fluminense e passei o ano novo aí há dois anos, foi uma delícia! Tenho certeza que seu novo ano será maravilhoso e com muitas surpresas boas!
      Muitos beijos e saudades

      Excluir
  3. Oi Bia
    Pra começar o ano esta música maravilhosa- Clair de Lune- adoro.
    Fotos maravilhosas, você curtindo um solzinho, tendo ao fundo esta paisagem maravilhosa.
    Obrigada pela visita e mensagem carinhosa deixada no bloguito; pra você Bia, um 2014 cheio de coisas boas, muitas viagens, muita paz, saúde, disposição pra curtir esta natureza exuberante que você sempre nos mostra aqui.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as músicas de Debussy são lindas e trazem uma paz incrível! É muito bom estar num lugar onde as belezas naturais são exuberantes....me sinto renovada sempre!!!
      Muitas paz e um ano com sonhos realizados!
      Bj

      Excluir
  4. Hi Bia, Yes---let's hope for a better world --and for you and for me, a wonderful 2014 --hoping that we have a year of good health, happiness, love and JOY…

    Beautiful beach photos… It's cold here --and we may get some snow tomorrow.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. For you, for me and for everyone! A better world, health and love are all we need.
      I saw on tv today much snow in many place in the US!
      Have a beautiful year with your lovely family, anyway1

      Excluir
  5. Ehhh...acà hace frio y llove...chau, Arianna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. And here is very hot Arianna!
      A big and warm hug from the South

      Excluir
  6. Bia amaaada!
    Passando pra deixar os primeiros beijuuss de 2014...estalando de novos. Que seu 2014 seja fenomenal...com muitas viagens e aventuras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o seu novo ano tenha tudo isso e muito mais, Regina!!
      Beijos

      Excluir
  7. Bom Ano Bia, sempre em viagem e com saude.

    Beijinho from Portugal...:)
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anamar!!!
      Sempre que te faço uma visitinha, fico morrendo de saudades de Portugal.....Ah, se eu pudesse voltar logo......
      Beijos e um ótimo ano para você!!!

      Excluir
  8. Oi Bia vim conhecer seu blog e fiquei de boca aberta com tantos lugares lindos ,um feliz 2014 com muitos sonhos realizados.
    http://crismandarini.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris! Seja sempre bem vinda por aqui, e siga viajando neste cantinho. Que seu ano seja muuuuuuuuito feliz!!!
      Bj

      Excluir
  9. Your very beautiful and warm world!
    My best wishes to you for this new year:-)
    Hugs from Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Have a great year Tania!!!
      I think your frozen wold in Norway is also so beautiful!
      Hugs from the South

      Excluir
  10. Lindo post, Beatriz! Aproveito para te desejar um ano novo cheio de alegrias, saúde,paz e ...muitas viagens !
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Tereza
      Também lhe desejos muitas felicidades e boas surpresas pela frente!
      Bj

      Excluir
  11. um ano novo e tanto Mar!

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela
      Tudo de novo neste novo ano e que as coisas boas se repitam....sempre!
      Bj

      Excluir
  12. .

    .

    . querida bia,,, .

    .

    . o mar . al mare . é imensa.mente imenso . e palco onde projetamos os nossos sonhos . mas também onde declinamos as nossas mágoas . tristezas e anseios .

    .

    . em fevereiro . viajarei para o sudeste asiático . e estarei novamente em contato com aquele que é . para mim . um dos melhores mares do mundo . o oceano índico . com todos os seus segredos . cores e esplendores .

    .

    . lindos os anjos . que res.guardam a capela .

    .

    . e sim . é urgente reabilitar a mentalidade das pessoas . no que respeita ao respeito pela natureza . tal qual ela se nos apresenta . inata . genuína . bela . imensa.mente bela .

    .

    . e assim começa dois mil e catorze aqui . al mare . :) .

    .

    . um beijo meu
    .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!
      Que delícia deve ser esta sua viagem ao continente asiático!!!
      Não conheço tão belo lugar, mas dizem que as águas de lá são tão translúcidas que se confundem com espelho.....são muitos segredos a desvendar....Tenho certeza de que voltará ainda mais inspirado em seus poemas!
      Bons ventos o levem, meu amigo!!!

      Excluir
  13. Hola tienes un lindo blog.....muy bellas fotos!!!!

    Gracias por compartir!!!

    ResponderExcluir