Translate

domingo, 26 de janeiro de 2014

Cultura arquitetura colombiana

Tempo chuvoso, um clima pouco simpático para alguém que gosta de sair andando por aí, como eu. Mas já estou acostumada, e na Colômbia não foi diferente. O país tem um valioso passado colonial arquitetônico e cultural. Quando por lá passei, pude perceber que muito se conserva da cultura pré-colombiana. Os Muiscas, uma das antigas civilizações, eram ótimos ourives e deixaram muitos tesouros. Outras culturas, como Tayrona, Sinú, Quimbaya e Calima também podem ser vistas no "Museu do Ouro" e outros tantos espalhados pela capital Bogotá. Em algumas partes da Colômbia a população ainda vive sob o signo do medo. As FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - são como uma sombra pairando no ar. Nunca se sabe o que vai acontecer, quando vai ocorrer e se vai acontecer alguma coisa de fato. Fui sem medo. É claro que duas semanas depois que retornei ao Brasil, vi o noticiário na TV sobre um atentado a bomba das FARC no centro de Bogotá, com 6 mortos. Uau!!! Mas andei tranquilamente pelas ruas da cidade, fotografando e conversando com um ou outro pelo caminho. Arremessei meu pobre espanhol no ar e todos me entenderam. Viva a comunicação! Tirando a chateação de ter sua bolsa ou mochila revistada toda vez que entrar em um restaurante, shopping, prédio ou qualquer outro lugar público, o resto é uma festa! Afinal, eu estava empolgada demais para ficar zangada com besteira, enquanto andava sozinha por todo lado, sentindo cheiros, respirando novos ares.... Há tantas outras coisas impressionantes neste mundo para se ver e admirar. Uma semana é pouco? Eu não diria. Mas o fato é que estava lá para um workshop sobre mudanças climáticas e não tinha tanto tempo livre assim..... Bogotá é uma cidade linda, que impressiona pelo tamanho, e vale a pena conhecer a pé cada pedacinho. Entrar em ruazinhas escondidas, descobrir parques verdes, pistas de corrida e ciclovias espalhadas, tudo de bom. É claro que o trânsito é um caos. Os mini táxis te carregam de um lado para o outro como se estivessem apostando corrida consigo mesmos, uma loucura! Tem que se segurar ali dentro e respirar fundo para não enjoar. Se o trajeto demorar muito, certamente ele está te enrolando, então o melhor é implorar para descer em qualquer lugar, o que já é um alívio. Geralmente, o resto do caminho dá para ir andando, sem percalços, ufa! 

 Os pequeninos colombianos estavam tendo aula em um centro cultural de Bogotá, que fica dentro de uma pirâmide de vidro. Tão fofinhos e tão educados....


A pirâmide guarda algumas plantas em seu interior. Descendo a escada rolante, encontramos lá embaixo diversão para as crianças, além de uma biblioteca, sorveteria, etc.


O centro financeiro da Colômbia certamente está bem protegido aqui,no centro de Bogotá.


Um dragão alado pousa no alto do prédio do governo e fica ali petrificado eternamente na Praça Bolívar.

A lhama passeia pela praça como se fosse um cachorrinho de estimação....

De um lado o famoso 'Museu do Ouro', do outro lado o imperdível 'Museu da Esmeralda'. Se tem uma cor que identifica a Colômbia é o verde de seus vastos campos e suas esmeraldas, as mais famosas do mundo inteiro!

O acervo do Museu do Ouro é repleto de artefatos feitos deste material na era pré-colombiana. As peças refletem a rotina de seu povo e estão distribuídas em quatro andares e três subsolos. A lojinha do museu no final é uma tentação......mas eu soube me controlar e trouxe apenas uma lembrancinha pré hispânica que uso pendurada no pescoço, para dar sorte!

18 comentários:

  1. Lindas fotos Bia!
    Colombia está na "wish list"das cidades que tenho que visitar!
    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar muito da Colômbia Flavia! Ainda mais se for à Cartagena, cidade costeira que fica nas águas caribenhas. Vai querer mergulhar o dia inteiro!!!
      Bjs

      Excluir
  2. Hi Bia, Beautiful photos. I'm impressed with Bogota. My hubby says that Columbia has come a LONG ways since the drug cartels were there 15-20 years ago… All I can say is that it is beautiful (museum, financial district, government buildings, cultural area, etc.) Thanks for sharing.

    YES---you wouldn't enjoy this cold weather we have been having here.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You're right Betsy, your cold winter, below zero, is not for me!
      Colombia has changed a lot in recent years. The FARC are already negotiating a truce with the government. So, I believe in peace someday! Surrounded by the Andes, Bogota is a really beautiful place to visit nowadays!
      Hugs

      Excluir
  3. Oi, Bia!
    Realmente, tem dois países na América do Sul que estão dando belos exemplos - Chile e Clômbia - tanto em cultura quanto em organização social, admiráveis em sua educação e preservação do passado.
    Lindas fotos e você também.
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Beth, principalmente na área da educação!
      Bem que nosso país podia aprender um pouco sobre a preservação de seu passado, e enterrar de vez tanta corrupção!!!

      Beijocas

      Excluir
  4. tão lindo o lhama!

    e imaginar esse país em paz? que bom seria

    obrigada Bia, por este mundo que vou conhecendo aqui!


    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tenho esperança que a paz uma dia irá reinar, não só na Colômbia, mas em todos os países em conflito!
      Beijinho Manuela

      Excluir
  5. Oi Bia
    Como é bom vir aqui, informação e cultura batem palmas.
    Ótimo ficar sabendo coisas boas sobre nosso vizinho, que já foi tão injuriado.
    Belas fotos, você impecável sempre.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia,
      Obrigada pelas visitas tão simpáticas!
      Nossos vizinhos da América do Sul são um tanto complicados, é verdade.....e o que eles diriam do nosso país????
      Beijos

      Excluir
  6. Não conheço ainda! Uma das irmãs foi ano passado e, como vc, se surpreendeu positivamente.Tantos anos associando esse país aos cartéis e ao "perigo" das drogas (como se por aqui não houvesse) que acabava sendo excluído de destino desejável.
    Beijuuss Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, a Colômbia surpreende em todos os aspectos, desde suas belezas naturais até a parte histórica (impecavelmente preservada) e a organização urbana! Gostei muito de conhecer!!!
      Bj

      Excluir
  7. Oie querida Bia! Tá aí um lugar que nunca pensei em conhecer, mas achei bem interessante no seu post! ;)
    Beijo, beijooooo
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi She!!!
      Também nunca tinha pensado em ir algum dia à Colômbia.....Ainda bem que coincidiu com este trabalho em alguns países da América Latina.....Foi uma grata surpresa!
      Beijinho

      Excluir
  8. Colômbia! Mais um sonho de destino para quando tivermos a possibilidade de regressar à América Latina.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Para dois caminhantes destemidos, como vocês, A Colômbia é "moleza"!!!!
    Bons ventos por aí Vagamundos!

    ResponderExcluir
  10. .

    .

    . de.certo um país cujo passado é presente e será futuro . :) . gostei imenso de saber tanto mais de um país que gostaria de conhecer .

    .

    . mas . e como quase sempre . rumo a oriente . :) . e rumarei mais uma vez a oriente . ainda este mês . ao médio oriente . sudeste asiático e Hong Kong . quando voltar . trarei novidades também para Si . Bia .

    .

    . parabéns por este seu post .

    .

    . um grande beijinho .

    .

    .

    ResponderExcluir
  11. Hi Bia, I am responding to your Andes post (newer post than this one) --but couldn't find the comment link on it... I loved seeing those peaceful photos of the Andes... YES--it's hard to get back to reality (and real life) after being there. I love that 2nd photo of your view of the huge mountains from the entrance to your room. Gorgeous.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir