Translate

segunda-feira, 24 de março de 2014

Tempos de turbulência

Em dias tão turbulentos, com tantas tragédias no ar, em terra e no mar......tento não me desesperar e ponho-me a pensar que este mundo ainda tem solução. A matança anual de golfinhos em Taiji, no Japão, é revoltante. Esses animais nobres (porque todos o são) e indefesos são cercados e mortos em um mar de sangue para comercialização de sua carne. O livro vermelho de espécies ameaçadas de extinção é renovado a cada ano, pois os desmatamentos constantes e a caça ilegal são os grandes vilões nessa história. Pessoas que maltratam seus próprios animais de estimação por puro prazer........esses nem merecem meu comentário. Mas reconforto-me quando penso que há institutos de proteção e instituições de pesquisa dispostos a reverter este triste quadro pelo mundo. Às vezes penso que falta amor, puro e simples assim. O amor pelas pessoas e por si mesmo, pelo ambiente em que vive e pela própria natureza, por fazer coisas boas. Por que tamanha violência, perversidade e descaso em todos os sentidos? Por que tanto coração de pedra? Onde anda o amor do mundo?
Pois é, não só os animais estão ameaçados de extinção.....

A Tartaruga da Amazônia é a maior tartaruga de água doce da América do Sul. Hoje protegida pelo projeto Quelônios da Amazônia, já foi muito caçada por seus ovos cheios de óleo, sua carne rica em proteína e sua carapaça para adorno. Quando trabalhei neste projeto sempre via algumas borboletas voando sobre elas, o que me intrigava. As borboletas que frequentam as praias dos rios adoram quando aparece uma tartaruga por perto. Embora pareça uma brincadeira, as borboletas bebem as lágrimas das tartarugas! Já que se trata de um líquido salgado e rico em sais minerais, assim as pequenas borboletas se mantém alimentadas.

O Tubarão Baleia pode chegar a 14 metros de comprimento. Se movimenta lentamente e é super dócil, daí sua fácil captura. Este tubarão nem precisa ir a um "spa" para se livrar das impurezas. As rêmoras, pequeninos peixes que nadam ao seu redor, ficam à espreita de qualquer sujeirinha que apareça. Em troca, viajam milhas e milhas com ele e conhecem o mundo! Que lição de cooperação, hein!

A Araponga é uma ave encontrada na Mata Atlântica. Já tive a oportunidade de avistar uma dessas no litoral sul da Bahia. Estava fazendo uma trilha quando ouvi um som estridente como um martelo batendo em uma bigorna. Dá até arrepios!

O Ocapi, por incrível que pareça, não é parente da zebra, mas sim da girafa. Vive em florestas de altitudes elevadas e se alimenta de plantas. Entrou para a lista vermelha de animais ameaçados de extinção por conta dos desmatamentos e ocupação humana dessas áreas de florestas úmidas do Quênia.

 O Calau de Pescoço Ruivo sempre migra dentro das florestas procurando lugares que tenham mais frutas. Como é uma ave que depende de grandes árvores para fazer seu ninho, os desmatamentos são uma grande ameaça para este animal tão particular do Sudeste Asiático.

 A Pantera Nebulosa é pequena, pouco mais de 1 metro, mas sabe escalar como ninguém quando sai à caça de macacos, aves e porcos-espinhos. Vive nas florestas densas (cada vez mais raras) em regiões da Ásia. Sua pele é vendida para fazer casacos e os ossos para fabricação de remédios. Seu nome vem das manchas irregulares e nebulosas em sua pele.

23 comentários:

  1. Querida Bia, tal qual você, também não consigo entender como podem matar ou fazer mal a tão lindos e indefesos animais. Eu nem conhecia alguns destes que você nos apresenta por aqui, fiquei um tempo olhando para este tal de Ocapi, que coisa mais linda!
    A matança de golfinhos é ainda a mancha negra para a sociedade japonesa diante do mundo, pois eles são tão evoluídos, dão exemplo de convívio em sociedade, são altruístas e lutadores, mas não consigo entender esta matança, enchendo o mar de sangue e e de vergonha para muitos.
    Vamos continuar levantando esta bandeira por aqui, afinal o mundo virtual também tem sido uma grande arma no combate a este e outros crimes.
    um beijo carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Beth, nem toda sociedade é perfeita, assim como o Japão. Esses animais que coloquei aqui são só alguns dos milhares que estão ameaçados (pelo homem!) no mundo. Já vi alguns desses bem de pertinho, e digo que são absolutamente indefesos diante da astúcia e maldade humanas. E nem é preciso ir muito longe, pois certas pessoas tem coragem de maltratar pequenos animais, ditos de estimação, dentro da própria casa! Então para que os têm? Só posso crer que isso é pura crueldade ou insanidade! Enfim, divulgar e também denunciar maus tratos é um bem que se faz.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi minha querida!
    É tanto animal lindo, eu não entendo o objetivo de feri-los e matá-los. :(
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei She!
      São lindos mesmo, não!
      Beijinho e parabéns pelo livro novo!!!

      Excluir
  3. Eu achei que o Japão matava baleias, não sabia que golfinhos também faziam parte da matança.
    E as borboletas tomando lágrimas das tartarugas, fantástico, o ocapi nunca tinha visto, incrível, diferente.
    Postagem excelente, Bia, muita informação importante.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria Célia, o Japão ficou especialista em matar os cetáceos, tantos baleias quanto golfinhos, de várias espécies. Difícil engolir que isso é para pesquisas científicas.....
      Agora, as borboletas bebendo lágrimas de tartaruga são bem comuns nas margens dos rios, especialmente os rios da região Amazônica, onde já vi algumas na beira do rio Araguaia. A natureza sempre nos surpreende!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi a Beatriz
    Thank você sua passagem em meu blog, eu espero que você fará uma viagem magnífica na Europa e especialmente na França.
    Tuas fotografias são extraordinárias e mostram uma fauna realmente fabulosa em seu país.
    Quando eu tiver papagaios, alguns vieram do Brasil!
    Amigável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Noushka!
      Será sempre bem vinda por aqui. Certamente quero conhecer sua região tão encantadora, o sul da França! Aposto como a natureza por lá me reserva boas surpresas!
      Abraços

      Excluir
  5. muito turbulentos Bia, por isso a importância da tua voz e de muitas outras

    aqui na Europa, dita civilizada, o Zoo de Copenhaga matou um casal de leões e duas crias, de perfeita saúde

    e já tinham feito o mesmo com uma girafa jovem

    ficamos sem palavras e muita raiva


    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi muito divulgado por aqui também essa história da matança de animais sadios no zoo de Copenhagen, um absurdo!!!
      Não entendo por que essas instituições importam esses animais de tão longe, cuidam deles, e depois os matam! E eu que achava que a Dinamarca era um país desenvolvido....
      Bj

      Excluir
  6. We live in so difference world:)) It`s reallly fascinating :))

    take care and have good days:))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Jill!
      And your world, in a cold Norway, is very different from mine, in the tropics! The white snow and blue water in your country fascinate me!
      Have a great weekend

      Excluir
  7. Lindos o texto e as fotos !
    Abraços
    MT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Tereza
      Ah quanto tempo! Obrigada pela visita
      Beijos

      Excluir
  8. Hi Bia, You are right: there is just so much violence and sadness in our world.. That airplane disappearance is TERRIBLE. I feel so sorry for the families of the passengers.

    Love your 'critters'... You teach me so much. Had no idea that the butterflies drink the tears from those turtles... Amazing...

    Love the Hornbill Red Neck. What a gorgeous bird...

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  9. Yes Betsy
    There is so much turbulence in the wolrd lately, that we get stunned!
    I was very upset about the imminent fall of this airplane in the Indian ocean, a real tragedy!
    By the way, when I saw for the first time a butterfly drinking turtles' tears I found it fantastic and I have been searching to find out why. Nature is always amazing!!!

    A big, big hug

    ResponderExcluir
  10. Immagini naturalistiche molto belle ed intese. La natura offre sempre spettacoli molto suggestivi.
    A presto Bia e buona giornata.
    Ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao
      È vero, la natura è bella in tutte le sue forme. Spero di trovare magnifici paesaggi in Italia un giorno!
      A presto Paolo

      Excluir
  11. Puxa Bia, nem fazia ideia desses outros animais! São tantos...snif snif. Quanto aos golfinhos fiquei chocada e juro que não consigo entender esse desatino. Aliás, mais esse.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, é mesmo difícil de entender, né!
      A humanidade tem coisas inimagináveis nos dias de hoje, tão arcaicas que, por vezes, parece que voltamos à Idade da Pedra!!!
      Beijos

      Excluir
  12. .

    .

    . urge proteger todos os animais . os quais . tal como nós . têm o direito supremo da vida . e de a percorrer de lés a lés . respeitando a dinâmica dos seus costumes .

    .

    . ressalvo as aves aqui publicadas . belíssimas . e eu que adoro aves . em casa . tenho 16 . agarponis . fisheri . exóticos .

    . tenho ainda uma tartaruga hieroglífica com 4 anos e uma cadela com 11 anos .

    .

    . um grande beijinho . bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo!
      Você gosta mesmo de bichos, hein! Eu já tive muito cachorro (uns 12!) e tartaruga em casa, ah que saudades......Mas agora moro em um apartamento típico de cidade grande, então nada de animais por aqui. Mas tento protegê-los assim mesmo, contribuindo de outras formas.
      Grande abraço!!!!

      Excluir
  13. Hola :) bonito blog. Que animales son impresionantes!!! Te invito a conocer el mio. Arte, fotografía, diseño gráfico... Descubre mi nuevo blog POPARTi y busca ideas para tus próximos viajes.
    http://poparti.blogspot.com.es/
    te espero :)

    ResponderExcluir