Translate

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O mundo em pedaços

Tem certos dias que acordo e logo depois de ver as notícias penso: esse mundo não tem jeito mesmo! É muita bagunça, muita destruição, muita violência, muita corrupção, não tem fim. Em nosso país então........ parece que tudo isso vem multiplicado por 100! Mas tudo bem, otimismo é o que eu tenho de sobra e, afinal, estamos nesse mundo para quê??? 
O texto abaixo é interessante e já é bastante conhecido, embora seu autor não:

Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo passava os dias em seu laboratório tentando encontrar meios de minorá-los. Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente, deparou-se com o mapa do mundo. Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo: - "Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está ele todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho". Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa. Passadas algumas horas, ouviu o filho chamando-o calmamente. A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade conseguir recompor um mapa quem jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz? -"Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?" -"Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!!!"


12 comentários:

  1. Oi Bia
    Que lindo o texto, de uma sabedoria fantástica.
    Você tem razão, ouvindo noticiários, dificilmente aparece algo bom, proveitoso, é só barbaridade, mas sou um pouco como você, ainda creio no ser humano.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia!
      Temos que ser otimistas afinal.......pensar que tudo, por pior que pareça, sempre terá uma solução!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Nooossa, que história mais incrível, cheia dde significado! POis é isso mesmo, temos que consertar o homem, conscientizar desde criança, por isso é tão importante a educação e a família para uma criança, pois elel crescerá e será o reflexo de tudo que aprendeu, se for coisas boas ótimo, se forem ruins, continuaremos neste caos planetário.
    Quem sabe a esperança não está ao nosso lado por estes dias, já que MArte está bem próximo? Já imaginou se um marciano resolver endireitar este nosso mundinho? rsss
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth! Só que o ser humano anda tão difícil de consertar, não é?! Se tivéssemos um antídoto, quem sabe..... Mas você está certa, tudo começa lá na infância, quando aquela miniatura de ser humano está sendo moldada. É aí que moa o perigo, pais e mães têm que ter coerência com os princípios que passam a seus filhos, pois o primeiro exemplo que eles vem de casa!
      Agora, quanto aos marcianos, nós terráqueos estamos abertos a qualquer ajuda produtiva que venha de fora, seja que planeta for!!!!!!!
      Beijinhos mil!

      Excluir
  3. Hello on a gorgeous, spring day in TENNESSEE. Wow---after the long and bitter winter we had this year, Spring is even more inviting and lovely.

    What a great story... IF we could 'fix' mankind, we could easily fix our world... Love it.

    We are now home 'again' --after our 5th trip since the end of February.... Seems as if we visited five different states --although the trips weren't planned for that reason... ha... BUT--as I always say, it's great to be home... I did publish a blog post today--so check it out when you have time. Have a wonderful weekend.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. What a good thing Betsy!
      Finally spring has arrived there in the North, after a season of intense cold.....I know you and George love flowers and your garden is full of them! Your trips are always filled of small discoveries in the wild nature of US.
      Many flowers for you!!!!

      Excluir
  4. Bia vc sempre compartilha coisas maravilhosas ne. De mta positividade, consciencia, valorizacao do Bem.
    realmente, muitas vezes o foco esta demais no negativo, de uma maneira "errada", como se nao pudesse mais fazermos alguma coisa. repete-se tudo que esta errado, mas sem dizer um caminho, uma tentativa de solucao.

    precisamos consertar a raiz dos problemas: o ser humano. a hora q dermos jeito no tal de ser humano, que seja de pouco a pouco, teremos um mundo um pouco mais decente.

    adorei! mto obrigado, sempre, por tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre
      Há quanto tempo, hein! De fato, a tendência dos brasileiros de um modo geral é sempre pensar no pior......Não sei aí, acho que no Japão é o contrário, né! Por aqui ninguém (governo) quer ir no âmago das questões prioritárias e preferem "tapear" a consertar qualquer coisa de errado. Temos que começar a mudar as coisas no quintal de casa. É utopia querer consertar o mundo, mas se não começarmos de alguma forma, pelo caminho certo e não torto, vai ser difícil conseguir alguma coisa!
      Abração!

      Excluir
  5. Que sensacional querida Bia! Amei a mensagem e a história, muito bom! Dei uma risada aqui no final... de tão genial que achei. ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença gentil de sempre She!
      Beijo

      Excluir
  6. quando o homem e o mundo estiverem em sintonia e pacificados,
    será o concerto das nações

    uma boa Páscoa, Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu quero estar presente neste concerto.
      Vai ser TUDO!!!
      Uma páscoa feliz Manuela!

      Excluir