Translate

sábado, 26 de abril de 2014

São Paulo sim, por que não!?

Se você fica de vez em quando com o maior tédio e já está cansada da sua cidade......fuja! Para onde? São Paulo, oras! Isso se você não for paulista........Também serve qualquer outro lugar, que não o seu, só para fugir da mesmice, de fazer as mesmas coisas todos os dias, aff! A cidade que nunca dorme e não para nem nos feriados é uma boa opção. Fui num final de semana prolongado e, confesso, voltei renovada. Claro que fiz uma pequena grande lista de coisas para fazer e não deu nem para a metade! Ótimo, assim fico devendo para uma próxima vez. Andando pela av. Paulista, sem compromisso, nos deparamos na esquina com um artista de rua todo colorido interpretando uma música de Bob Dylan (que toca em seu cassete player anos 60) e diz antes de começar sua performance que é a música mais difícil de dançar em todo o mundo. E que só alguém como ele, que tem a arte  nas veias, consegue fazer.....Uau!!!! Andar pelo Parque Ibirapuera num final de tarde é tudo de bom, ainda mais quando se tem uma exposição chinesa na grande Oca (projetada por Oscar Niemeyer). São obras de 62 artistas da China realizadas nos últimos 30 anos que refletem sobre problemas sociais. A China é o berço de uma das civilizações mais antigas da humanidade. Além disso, tem uma existência ancestral de dinastias, impérios, glórias e destruições. Bate tudo isso no liquidificador e surge a louca arte contemporânea chinesa! Sou uma apaixonada por cores e formas e por isso fui atraída por tal exposição. Tem obras lindas, outras bizarras, umas até estranhas, enquanto outras você olha e pensa: "Nossa, isso é muito chinês!"

A Oca

Angels é um quadro da fotógrafa chinesa Cui Xiuwen, que faz montagens e colagens com fotos que ela tira. Este quadro faz uma crítica da sociedade patriarcal chinesa, que trata as mulheres como mercadorias.

Para mim parece com corais coloridos no fundo do mar, mas não sei o que o artista pensou quando fez a obra.....

Homens de papel

Cena do filme de Yang Fudong

Pintura de Wang Chigyu 

Esta escultura "Very Yao" é uma torre feita de 46 bicicletas pelo artista chinês Ai Weiwei. É como uma espécie de lamento pela decadência deste meio de transporte (antes tão popular na China) que vem dando lugar aos carros no país. Ai Weiwei está proibido de deixar a China por conta de desentendimentos com o governo, que ele bate de frente. Mas mesmo a distância, em sua prisão domiciliar, o artista foi dando coordenadas de como montar sua obra. É impossível passar ao largo de Weiwei quando se mostra a arte mais moderna no mundo. Ele é uma franco crítico do governo chinês e se expressa através da arte e mídia social. Por isso as autoridades chinesas fecharam seu blog, o espancaram e destruíram seu mais recente estúdio. Aqui podemos ver uma China cínica e ácida, louca para se libertar das amarras impostas.




Saindo um pouco da China, no espaço Itaú Cultural, a exposição de Zuzu Algel salta aos olhos. Tecidos ultra coloridos que a estilista brasileira usava em suas coleções estão dispostos em dois andares. Toda a mostra traz a tona a multiplicidade de sua obra e sua árdua luta contra a ditadura militar no Brasil, que em 1971 matou barbaramente seu filho de 26 anos Stuart Angel.

Bilhetes deixados por quem passa por ali, todos dedicados a Zuzu Angel com carinho e contra opressão na época da ditadura.

Depois de um dia cheio, nada melhor que comer uma boa massa no Bixiga (bairro de italianos). A "Cantina Roperto" existe há mais de meio século, fica na rua 13 de Maio e eu 'super' recomendo!!!!O Gnocchi di "mandioquinha" Al Pesto é de fazer qualquer um levitar! Pena que não deu para experimentar também o Rigatone com molho napolitano....pois ainda tinha muito o que fazer em Sampa naquele dia, senão....

Ver o sol se por no lago do Ibirapuera com seus raios dourados pincelando as águas e os cisnes negros é um lance de sorte! Pena que todas as fotos tive que tirar com meu celular, pois deixei a câmera em casa e esqueci de pegá-la na última hora, acredita? Mas as melhores fotografias estão bem guardadas aqui, no meu chip interior, e nem mil anos poderão apagá-las!


Abaixo uma animação de Miao Xiao Chum, um dos artistas chineses que projetou vídeos animados nas paredes do teto da grande Oca no Ibirapuera. Ali você fica deitado no chão sobre várias almofadas, olhando para o teto, onde as imagens aparecem gigantescas: 

11 comentários:

  1. Hi Bia, Glad you could get away for a weekend and then return home refreshed... Guess that is a perfect weekend!!!

    Scares me to read and think about China and other countries run by dictators around our world. What scares me the most is gradually seeing our Government here taking over people's lives and making them 'dependent' on the Government. SO---are we headed for a dictator-type-of government here??? Maybe not in my lifetime---but if we have more and more Government control of our lives and our freedoms here, it CAN happen...

    More and more people don't want to work hard and make a living on their own. They would rather live on Government assistance and do NOTHING.... That is not the way our forefathers founded our country... It's very sad to see this happen here --but it IS.... It may be gradual to the rest of the world --but it is happening.

    Sorry for the 'rant' today! I just don't want us all to turn into countries like CHINA.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello dear Betsy!
      What we have heard here about the United States in that the current government is rather taking over the lives of everyone, in all of the world, not just Americans! But I think it comes from a longtime, isn't it?!
      But it is not the case to turn into a Western dictator-type-of, no. This wouldn't be possible because fo the United States history. Your forefathers built the country differently from China.
      I want to bet that the world still has away, it will still get better, although it is so difficult to imagine yet......

      Hugs

      Excluir
  2. Oi Bia
    Concordo com você, e por que não São Paulo- estive lá duas vezes, muitos anos atrás, meu irmão morava lá, fui com minhas filhas ainda bem crianças, então nossos programas eram bem infantis, mas deu pra curtir bem esta cidade encantadora.
    Muito interessante esta animação.
    Um beijo.
    Ao Parque Ibirapuera nós fomos, um ótimo passeio para adultos e crianças.
    Gostaria muito de voltar com meu marido e fazer uns programas bem legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      Então já está na hora de você voltar e aproveitar os programas de adultos, que tal!? E olha que não é pouca coisa não!
      Recomendo ficar em algum bairro perto da av. Paulista, como Jardins, Bela Vista e outros,pois ali você faz quase tudo a pé, muitos museus, restaurantes, livrarias e, dependendo do seu ânimo dá uma boa caminhada até o Ibirapuera!
      Beijinhos

      Excluir
  3. É isso aí Bia, também já fiz muito isso, ia pra Sampa num feriadão e aproveitava o melhor daquela mega cidade com mais tranquilidade.
    Eu amo S.Paulo e nem me importo muito com a doideira do seu cotidiano, pois sei que tem tantos belos lugares para curtirmos, como o próprio Ibirapuera que é um show de parque.
    Esta exposição chinesa deve ser o máximo e eu adoraria ver de perto a obra do Weiwei porque já fiz até um post falando sobre sua arte e sua vida na China atual, este cara é "o cara".
    E suas fotos, sempre tão boas, mas não posso deixar de elogiar esta beleza que fizeste com o pôr do sol e as silhuetas das pessoas sobre a ponte, isso está uma perfeição, adorei!
    beijoquinhas cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Beth, quando vamos para uma cidade como São Paulo, temos que nos desligar da tomada e simplesmente curtir (ainda mais para quem é do Rio, não é?). Só que meu fuso horário ainda não bate muito bem com o de Sampa, pois perdi umas exposições ótimas que só funcionavam da meia noite às seis da manhã!!! Mas tudo bem, compensei caminhando no Ibirapuera mais cedo.......sou diurna, não tem jeito!

      beijinhos

      Excluir
  4. Hello Beatriz,
    Thanks for dropping a comment on my blog!
    You might not have the Roller in your country but so many more gorgeous and interesting birds, especially parrots, toucans and all sorts of tropical marvels!
    I have watched the video with much amazement, the imagination to create those images is mind boggling!
    Enjoy your week!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Noushka
      You're right, we have many different birds here, especially in the Atlantic and Amazonian forests. The blue macaw, wich is endengered, is one of them.In some small towns you can still see from time to time some toucans flying in the blue sky, is reassuring!
      Indeed, the imagination of these artists escapes the understanding of anyone....
      Hugs

      Excluir
  5. eu fugia se pudesse e comia Gnocchi di mandioquinha Al Pesto

    :))

    a pintura de Wang Chigyu parece-se com os antigos papéis de forrar os livros da escola

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Manuela, parece mesmo com aqueles papéis antigos......bons tempos aqueles.....
      E esse gnocchi di mandioquinha é o que há, muito bom!!!!
      beijinho

      Excluir
  6. .

    .

    . muito bonito e muito interessante . em simultâneo impressionante este cheiro a oriente no seio de uma cidade que tem mais do que uma vez a população do meu país inteiro .

    .

    . gostei porque se fala do oriente . gostei porque se fala do oriente em português .

    .

    . um grande beijinho . Bia .

    .

    .

    ResponderExcluir