Translate

sábado, 31 de maio de 2014

Pelos caminhos

Sim, viajar é bom. Só que não dá para viver assim o tempo todo. Afinal os "perrengues" da vida estão aí para serem resolvidos POR NÓS! Trabalho, estudos, coisas a resolver... Mas se esse mundo é grande e a vida é longa, então para quê a pressa? Enquanto ainda consigo alimentar meu cérebro com boas memórias, não custa nada revisitar certos lugares! Que seja ao menos nas fotos gravadas ou reveladas em papel (que eu adoro!). Sortudo daquele que faz das viagens interessantes seu próprio trabalho, pois conhecer culturas diferentes e depois vivenciá-las é pura vitamina para a alma e antioxidante para o coração! É claro que rever as imagens de viagens tem muito mais sabor para quem foi lá. As vezes dá para sentir até os cheiros dos lugares, o vento forte que fazia ou mesmo o burburinho das pessoas nas ruas falando uma língua que eu mal entendia.

As colunas gigantes em um parque no coração de Madri me levam de volta a um dia inesquecível!

Agora, sempre tem aqueles chatos de plantão com suas enormes listas: "1000 lugares para conhecer antes de morrer", "600 vulcões ainda adormecidos na costa do pacífico", "100 livros que você tem que ler", "425 tipos de chá da China Oriental", "500 receitas de bacalhau que você ainda não conhece", isso não tem fim! Poxa, não dá para fazer por menos, hein? Neste ponto concordo com o personagem de Mr. Miles, faltou um livro aí: "150 chatos que passam a vida transformando emoções em números". Só para deixar bem claro, não está nos meus planos morrer tão cedo! E, cá entre nós, visitar 1000 lugares ... só se eu não fizesse mais nada da minha vida ! Penso que os caminhos somos nós que fazemos, e esses mudam o tempo todo, assim como o vento muda de direção, e como todos nós mudamos sempre, que bom. Quero apenas desfrutar da minha boa saúde e andar pelo mundo com cautela ... quando der!

 Num dia chuvoso em Bogotá, e um frio de dar nó em água, tive que aprender espanhol na marra para comprar um "paráguas" (vulgo guarda-chuva) para continuar seguindo pelo meu caminho, descobrindo segredos das ruazinhas escondidas e cheias de histórias pra contar.

As Ramblas, no centro de Barcelona, ligam algumas partes da cidade, como a Plaza Catalunya ao Porto Velho. Já ouvi muito sobre as ramblas: "Cuidado para não ser furtado", "tudo é muito caro", "comida de qualidade duvidosa", e coisas do tipo. Nada procede. Como em toda cidade turística, tem que ter mais cuidado, só isso. Comi uma salada mediterrânea deliciosa e nada cara nos quiosques no meio das ramblas! Ali também achei uma pechincha de gravura toda colorida e estilizada "Les Rambles de Barcelona i les seves e stàtues vivents", feita pelo pintor catalão Anthony Pilley, por apenas 11 euros! 


Andar pelos jardins do Palácio de Queluz a caminho de Sintra é algo surreal. Plantas super bem cuidadas dividem seu lugar ao sol com os inúmeros azulejos portugueses, encantador!

Na Bolívia é comum ver as "Cholas", essas mulheres com suas vestimentas coloridas, tão orgulhosas de sua origem indígena. No centro de La Paz, uma chola carrega um bebê nas costas, tradição "Quechua", e fala ao celular ao mesmo tempo. Aqui, o antigo e o novo andam de mãos dadas.

Do alto do Monte Juïc, em Barcelona, se vê ao longe o mar mediterrâneo, azul como o céu! Hoje é um lugar de grande visitação turística. Mas nos tempos da guerra civil espanhola, serviu de prisão e centro de tortura para praticar técnicas nazi-fascistas. Confesso que me deu arrepios no início, mas ainda bem que esse tempo já passou...


O portal de entrada na Plaza Mayor em Madri. Tudo ali é monumental e contagiante, borbulhante de tanta gente, é energia pura na veia, como o sangue espanhol!


Cascais num dia típico de verão é de enlouquecer! Neste dia estava acontecendo um encontro de motos na praça principal em frente à praia, uma loucura! As lojinhas de coisas típicas do lugar e o bacalhau delicioso, huuummm, nem em mil anos eu vou esquecer!

A Praça Bolívar, em Bogotá, já foi palco de grandes transformações políticas na Colômbia. Ali, mais de 80 mil pessoas fizeram uma marcha histórica pedindo uma saída política ao conflito social e armado e o fim da era da violência na Colômbia. Andar pelo chão onde pessoas morreram e bondes foram queimados na década de 50 é meio assustador. Hoje as coisas andam bem mais calmas por lá! Ao fundo o morro de Montserrat, que faz parte da cordilheira dos Andes.

A igreja e convento de São Francisco fica bem no centro de La Paz e é um marco da influência dos franciscanos na cidade. Foi toda esculpida em pedra e madeira entalhada pelos indígenas. Se quiser ouvir o burburinho da cidade, é só sentar ali em suas escadas, onde todos se encontram no intervalo do almoço para conversar: estudantes, as cholas, executivos, donas de casa, comerciantes, religiosos, e você!


18 comentários:

  1. Hi Bia, YES---we love going down those 'paths' also, visiting gorgeous places across this beautiful country/world.... So much to see----never ending places to go---- but sometimes we HAVE to stay home and catch up on 'normal' things!!!!! Guess we all have those highs and lows in our lives...

    Beautiful places/beautiful set of photos.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeah Betsy,
      imagine if we just had the blessings in our lives......how could we learn something? The boring things are also part of our daily lives. So, let's go, cause this world is very big and there is still a place for us in it!
      Hugs

      Excluir
  2. Bia, lugares incríveis,mas só posso falar das Ramblas,onde estive.Se eu tivesse visto uma calmaria assim como sua foto,concordaria com seus comentários.Mas o que vi,num feriado de 1 de maio,foi uma confusão de pessoas,muitos ambulantes com cara de suspeito...não curti esse clima.Tanto é que nos embrenhamos pelas ruas adjacentes e fomos curtir outras partes de Barcelona.
    Lindas fotos e inspiradoras!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia
      Imagino que num dia de feriado assim as Ramblas deviam estar uma loucura mesmo! Quando eu fui era início de verão e quase não tinha turistas, uma delícia! Tem razão, aquelas ruazinhas escondidas por trás das Ramblas têm gratas surpresas, como um restaurante-escola de chefs espanhóis, onde se come do bom e do melhor e super em conta! Isso sem contar as ruas estreitas e lindas do Bairro Gótico....
      Beijocas

      Excluir
  3. Oi minha querida!
    O meu sonho é viajar pelo mundo e poder me servir como inspiração e cenário para os meus livros, pode ter certeza que no dia que eu conseguir relaizar este sonho, e eu vou conseguir, estarei muito feliz. :)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho até que você já realizou um sonho muito bacana, escrever livros! O resto é lucro!!!
      Beijos

      Excluir
  4. Querida Bia, mesmo já conhecendo alguns lugares destes que citou, gostei imensamente de passear contigo e ver por outros novos ângulos, acabei descobrindo, por exemplo, este portal lindo da entrada da Plaça Mayor que passou-me sem tirar uma foto, talvez tenha ficado embasbacada só olhando mesmo.
    Realmente, lugares não são para se colecionar e sim para se visitar à nossa escolha, esses livros são mesmo uma grande bobeira. rsss
    Lindas imagens!
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já passei por tantos lugares assim, e de tão maravilhada que fiquei, registrei só na memória! Mas também vale, né!
      E pensar que os espanhóis estão lá esses dias clamando pelo fim da monarquia e a volta da República. Poxa, já era tempo.....
      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi Bia
    Que post adorável, é tão gostoso ler o que você escreve, suas andanças, que são muitas, suas fotos encantadoras nos fazem ter uma noção de todos estes lugares diferentes e bonitos por onde passou.
    O primeiro parágrafo encaixou direitinho pra mim, justo agora que acabei de chegar da minha primeira grande viagem ao exterior.
    Muito legal.
    Beijo Bia.

    ResponderExcluir
  6. Tenho certeza que sua viagem foi maravilhosa, Maria Célia, pois a realização de um sonho tão esperado é tudo de bom!
    Na verdade eu nem ando tanto assim.....mas é que as memórias ficam pipocando na minha cabeça, então uso a imaginação, mergulhos nas fotos e vou pra lá de novo em pensamento, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Outro dia revisitei Lisboa e adjacências...é que bateu uma saudade e nos últimos anos não pude viajar como sempre gostei. Também sempre pensei que é de uma sorte ENORME quem tem como profissão viajar por esse mundão de D'us, apesar que sou amiga de uma jornalista que faz caderno de turismo e não é bem assim...diz ela. Afinal viajar a trabalho é bem diferente de lazer.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  8. Boas lembranças são sempre bem vindas, não é!
    Mesmo viajando a trabalho dá para aproveitar também, e num dia "free" conhecer um pouco da cultura do local é tudo de bom!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá

    São belas
    as palavras
    que nos acariciam
    o coração...

    Obrigado por semear o belo
    em um mundo tão carente
    de sentimentos bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença, Aluisio!
      Este mundo é mesmo cheio de coisas belas, não é!
      Abraços

      Excluir
  10. e as mil maneiras de cozinhar bacalhau? :)))

    aqui desta terra do palácio de Queluz e de Cascais ao pôr-do-sol, um abraço para ti, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Manuela, só você, como boa portuguesa que é, sabe quantas maneiras existem para se fazer bacalhau, rs...
      Felicidades nesta terrinha linda!!!!

      Excluir
  11. Bia,
    que bela viagem por aqui fiz...
    Entrou-me em "casa"...

    Bia, quando quero pôr o seu blogue no FB as pessoas não conseguem abrir o link.
    Adoro partilhá-la mas é difícil.
    Por aqui muito calor...

    Abracinho. :)

    ResponderExcluir
  12. Gostei do blog.
    Deixo-lhe as minhas saudações poéticas, nesta minha 1ª visita!

    ResponderExcluir