Translate

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Está tudo derretendo!


                                                                                                                                                        
Ah, esse clima....e suas mudanças que vão e vêm, como as ondas do mar.... Com tanta coisa acontecendo no Brasil e no mundo, até nos esquecemos que nossa vida é pautada por elas. Não há Copa do Mundo, manifestações, guerras e ataques terroristas que façam frear a velocidade das mudanças climáticas! Por isso todo cuidado é pouco para que num futuro (que chega cada vez mais rápido) possamos viver em "clima" de harmonia, e não só em "clima de festa". Bem que nosso país podia seguir o exemplo do Canadá, que está aumentando os impostos sobre a exploração de recursos minerais e hidrocarbonetos (nosso querido petróleo). Mexendo no 'bolso' dos poderosos é possível reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Enquanto isso, no extremo sul do planeta, a água morna dos oceanos está corroendo a base da camada de gelo.  E este processo é irreversível, como relataram cientistas da NASA esta semana. Poxa, então quer dizer que a elevação do nível do mar está de fato acontecendo mais rápido que o previsto? Infelizmente sim.



Sem esquecer as causas naturais, talvez o aquecimento global provocado pelo homem tenha contribuído mudando os ventos da Antártida e aquecendo a água que corrói as bases do gelo. Mas, se esse aquecimento todo é o carrasco para muitos, pode ser muito querido por outros. O povo da Groenlândia só tem a agradecer, pois o aquecimento global facilita o acesso às riquezas do país e ajuda no seu movimento de independência da Dinamarca. 


A Groenlândia é a maior ilha do mundo, mas tem 80% de seu território coberto por gelo a uma profundidade imensa! Imagina se toda essa camada de gelo derretesse de uma só vez, seria um desastre também global, com um aumento de 7 metros no nível dos mares! Com tanta riqueza escondida debaixo do gelo, o que eles querem é que o país seja de fato uma "Green land", como sugere seu nome. Com o pouco de gelo que vem derretendo nos últimos tempos, foram descobertas grandes quantidades de zinco, ouro, chumbo, diamante e petróleo.

Nos poucos meses de sol, o país volta a ser uma Green land!

Ilulissat (significa montanha de gelo) é uma cidade que fica acima do Círculo Polar Ártico, e seus moradores vivem sem qualquer luz solar por um longo período de inverno. Com 4.533 habitantes, é a 3º maior povoação do país!

 Torço para que os groenlandenses  consigam viver de suas riquezas, mas que o gelo não derreta tanto ao ponto de aumentar o número das grandes enchentes em alguns lugares do mundo, nevascas violentas em outros, estiagens rigorosas.... enfim, desabrigados do clima. É estranho pensar assim, às vezes é como se nosso mundinho fosse uma bolha intocável, mas, com tamanha diversidade, parece que vivemos em vários planetas diferentes!




9 comentários:

  1. Oi Bia
    Sensacional sua postagem, desconhecia vários fatos que você citou, sei que a tal camada de gelo está derretendo, mas não sabia que era tão grave assim e com tamanha velocidade.
    Muito preocupante....
    Lindas as casinhas coloridas em meio ao verde.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Maria Célia. Enquanto o gelo derrete de um lado e alivia o frio de certas populações do Ártico, o aquecimento explode em outro canto do planeta, formando desertos e tornando a sobrevivência praticamente impossível!
      Mundo maluco, esse, não!
      Bjs

      Excluir
  2. como o pai pinguim, era assim que devíamos proteger a nossa Terra

    não imagino como será viver uma longa noite de inverno, nós que amamos o sol


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem eu Manuela, nem eu....Ainda mais aqui no Brasil, onde temos longos dias de sol, isso sim!!!
      Bjs

      Excluir
  3. Querida Bia, li seu texto e fiquei depois olhando o vídeo ao som de Vangelis, pensando em tudo isso, vendo estes belos animais que poderão ter suas vidas encurtadas sobre esta terra. O que será deles, destas lindas orcas, dos majestosos pinguins e de tantos outros animais que precisam daquele bioma para continuarem a procriar?
    O mesmo acontece com os povos da África, quando os vejo, precisando tanto da ajuda de outros povos, fico triste com tamanho abandono do homem. Realmente, este mundo capitalista está destruindo vidas e exterminando o que há de humano no homem.
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O futuro desses animais talvez já esteja escrito nas estrelas......vamos torcer para que não seja tão drástico assim, ao ponto de milhares de espécies sumirem da face da Terra! Mas, infelizmente não são só eles, certos povos também estão sofrendo em outros cantos do planeta, ao risco de extinção!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Muito informativo este post Bia. É importante refletir sobre o aquecimento global e aos danos irreparáveis que está a causar no nosso planeta.
    Beijinhos nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagamundos, vocês que andam e vêem muito desse mundo bem de perto, sabem bem disso! Lugares como Nepal e tantos outros já sentem as mudanças do clima na pele, literalmente!
      Beijos nos dois!

      Excluir
  5. Bia
    As alterações climáticas são muito assustadoras mesmo... :-(
    Sabe que visitar a Gronelândia é um dos meus sonhos?? :-)
    Beijinhos

    ResponderExcluir