Translate

terça-feira, 22 de julho de 2014

Os recifes caribenhos

Uau, Parece mesmo um paraíso para quem mergulha nas águas do Caribe! O que ninguém imagina é que há poucas décadas esses recifes de corais eram muito mais exuberantes e coloridos. Os corais estão morrendo aos poucos a cada ano. As causas são as mesmas de sempre: pesca irregular de todos os tipos de peixe (que mantinham as algas sob controle), excesso de população na zona costeira gerando poluição e introdução de novas doenças. É claro  que as mudanças climáticas também colaboram com isso, mas ultimamente esses outros fatores têm sido mais relevantes na destruição dos corais. 



O fato é que tudo que é em excesso não é bom, e também não adianta ficar só botando a culpa no aquecimento global para os danos nos mares! Acho que faltam decisões inteligentes das nações caribenhas para reverter essa destruição. Se nada for feito agora, em menos de 20 anos grande parte dos corais do Caribe podem simplesmente desaparecer. Então adeus turismo! É preciso controlar esse aumento explosivo do turismo na região para diminuir o estresse no ambiente. Tudo pode ser aproveitado, mas vamos com cautela! Outro coisa é que as algas crescem muito mais rápido que os corais, e além disso se tornam mais "férteis" com a poluição marinha. Uma saída seria repovoar os recifes com peixes comedores de algas (como o peixe papagaio) e ouriços, pois só eles conseguem mantê-las sob controle. No Caribe os únicos lugares onde ainda é possível ver corais saudáveis são aqueles com mais restrições efetivas, como as ilhas de Bermuda e Bonaire. A Jamaica está 'plantando' corais de crescimento rápido para repovoar áreas devastadas. É claro que opiniões descrentes sempre vão surgir, dizendo que só isso não vai adiantar nada e bla, bla, bla..... Mas, infelizmente, a situação é tão séria que cruzar os braços e não fazer nada certamente não é a melhor opção!

O peixe-papagaio come as algas e as cracas dos recifes e é fundamental para a sobrevivência dos corais no mar. Sua pesca é um crime! (foto: Jim Lyle)

Plantação de corais de crescimento rápido em águas caribenhas é uma "santa" ajuda para que esses seres marinhos não desapareçam da região (foto: ig.com)

                  




As esponjas reciclam os nutrientes do ambiente ao redor. Elas puxam  a água por meio de buracos em seus corpos e bombeiam o liquido nas células para extrair nutrientes. No dia seguinte elas apenas descartam as células mortas liberando material particulado "nutritivo" para pequenos animais que circulam pela área, como os crustáceos.                                                                       






Os corais vão enfraquecendo lentamente e tornando-se apenas esqueletos de carbonato de cálcio. Recifes de corais são como florestas submersas, só que não precisam ser derrubadas - como as florestas tropicais - para morrer. Imagine, mergulhar num lugar assim é como caminhar por um longo pasto, onde antes havia uma densa floresta Amazônica!

O Parque Nacional Marinho de Bonaire, ao sul do Caribe, é um dos lugares onde as rígidas restrições à pesca e medidas efetivas de proteção têm ajudado na recuperação dos lindos corais do Caribe! (foto: J.E.N.Veron)

10 comentários:

  1. Hi Bia, What fantastic photos today.. WOW!!! The Caribbean Reefs must be fantastic to see...I've seen pictures all of my life --and those are some of the most marvelous colors there are ANYWHERE. BUT---as you said, we certainly cannot blame the 'climate' on all of this... It's HUMANS ----and all of the waste we throw around everywhere. Upsets me --because even when we hike in the woods, people leave their 'junk' there.... Grrrrrrr!!!!

    In our country, we now call "Global Warming" ---"Climate Change" ---since so many people complained after some very cold winters, etc.... ha ha

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Betsy,

      The very cold winters there in North America are also a result of climate change, making a real mess in climate around the world! In Brazil we have different kinds all over the country. This winter is snowing at the southern end, and is hot as hell in the northeast, while in the north region it rains like cats and dogs! Isn't it a real mess?
      By the way, I think if we all help not throwing garbage on the roads, saving water, etc....we will be helping the Caribbean region indirectly. Everything we do here has consequences there somehow....

      Hugs

      Excluir
  2. Ei Bia
    Fotos maravilhosas, assunto importante que certamente a maioria das pessoas desconhece, e não sabem a importância da preservação dos corais.
    Achei sensacional o papel das esponjas.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia!
      Talvez poucas pessoas saibam o que acontece realmente com os corais porque não viram de perto ou ainda não mergulharam em algum lugar em que eles estejam danificados. Todo o mundo submarino é auto suficiente e continuaria muito bem assim se o homem não interferisse tanto (e de maneira desproporcional muitas vezes!)
      beijinhos

      Excluir
  3. Hola Beatriz!
    Magnificas fotos submarinas que me encantan!
    How great to see people helping the coral to reappear.
    A very interesting job!
    Your photos are fantastic!
    Keep well!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Noushka
      I know you're a big fan of nature and try to preserve it somehow.
      In this increasingly selfish world, it's very good to see work like this plantation of coral in the waters of the Caribbean!
      Have a nice week there!

      Excluir
  4. Oi, Bia!
    Como sempre, onde o humano passa, bota as mãos e não respeita, acontece estas tragédias.
    É tão lindo este habitat, tão lindo e sensível, tem que ser realmente preservado.
    Achei um barato esta forma de 'ajudar' a natureza, esta plantação de corais, que coisa bem bolada!
    E, como sempre, seus posts têm imagens encantadoras, daquelas que a gente gosta de ficar olhando por alguns segundo.
    um super beijo carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!!!
      Ainda bem que, se por um lado o ser humano destrói, tem um outro lado que o reconstrói! Esses verdadeiros viveiros submersos protegem os corais e ajudam a desenvolver a formação e a educação para a comunidade local. Acho importante essa conscientização dos moradores, pois assim eles acabam influenciando os turistas. Afinal, os corais são os responsáveis pela formação das praias! Um beijo carioca também!

      Excluir
  5. Realmente o Caribe é um paraíso para o mergulho.Bonaire então...mas a cada vez vemos que os corais e as espécies marinhas estão ameaçadas.Não só pelo aquecimento global ,mas também pela ação indiscriminada do HOMEM.Não só no Caribe. Na Indonésia, por exemplo pude presenciar um sítio de mergulho detonado por bombas.Diversos corais mortos,quebrados,depredados.Sabe pra que?Pra venda de corais e peixes ornamentais para aquaristas.
    Felicidade é saber que existem muitos pesquisadores no mundo inteiro tentando ajudar na recuperação.
    Beijo grande Bia!

    ResponderExcluir
  6. Tem razão Flavia,
    Você, que mergulha bastante, sabe bem disso, né! Quando mergulhava em Abrolhos não via tanta depredação assim, afinal lá é uma área ambiental protegida (ainda!). Mesmo assim, quando morei no sul da Bahia, todas as cidadezinhas turísticas que exploravam mergulho, como Caravelas, prado, Alcobaça, vendiam "pedaços" de corais petrificados como souvenir! O pior é que muita gente ainda compra para enfeitar a casa!!! Enquanto houver compradores deste tipo de "lembrança" haverá também os predadores do fundo do mar para atender a demanda......muito triste!
    Beijinhos

    ResponderExcluir