Translate

sábado, 6 de setembro de 2014

As lagunas bolivianas


Um dos lugares mais espetaculares da terra, sem dúvida, fica na Bolívia. Os salares bolivianos são superfícies de puro sal que se juntaram à neve derretida dos Andes em grandes depressões geológicas para formar uma paisagem única!

Das seis espécies de flamingos existentes no mundo, três estão nesta região da Bolívia.

O Salar Uyuni é um imenso deserto branco muito visitado por pessoas que querem ter a sensação de "estar em outro planeta". Aliás, ele pode até ser visto do espaço. E sua planície de sal é tão reflexiva que é usada para calibrar satélites, já pensou! Quando estive na Bolívia, fiquei na parte oeste do país, entre La Paz e o Titicaca. Os salares estão mais ao sul, em Potosi, perto da divisa com o Chile. Lá eu soube que esta maravilha da natureza, com seus flamingos viajantes, lagunas coloridas e um imenso céu azul tem também uma das maiores riquezas energéticas deste planeta. Afinal, metade das reservas de lítio conhecidas no mundo estão ali. Tamanha riqueza não é para menos, suas formações rochosas e poços vulcânicos remontam a época de formação da Terra. No inverno, o azul intenso do céu contrasta com o alvo brilhante da crosta de sal. Dizem que para chegar neste lugar incrível é só seguir o infinito, ir até o finzinho dele, onde o azul do céu encontra o azul da laguna (ou quem sabe o contrário?). Mas aí surge a dúvida: será que lá tem sinal de internet? Uma lojinha? Dessas de souvenir? Um restaurante seria pedir muito, não? E banheiro, será que tem? Duvido!!! Ok, sem internet eu sobrevivo bem, mas sem banheiro........ Epa, cadê a política do desapego? É nessas horas que bate na minha consciência a memória dos velhos tempos de mochileira engajada em questões ambientais. Para quem teve que dormir em rede no mato para escapar dos mosquitos (iguais a um avião monomotor), ou tomou banho em rio cheio de piranha e jacaré em tempo recorde, isso aí é um grão de areia no oceano! Bom, pelo menos lá não rola claustrofobia, já que o lugar é tão amplo quanto o próprio infinito, e isso já me dá um certo alívio!

A Laguna Celeste é um dos inúmeros lagos do salar Uyuni de deixar qualquer um de queixo caído!

Um lago vermelho rodeado por uma aridez extrema está situado dentro de uma reserva ambiental andina. A Laguna Colorada tem essa cor graças a algas minúsculas que liberam caroteno, como um meio de se proteger da forte radiação local (foto: nexttrip) 

Assim são os lugares de sonho, parece que alguém pegou papel e tinta guache e saiu pintando tudo ao redor ... (foto: guimendesthomaz)

A grande laguna Canapa é o ambiente perfeito para flamingos vermelhos, que devem saber muito bem o valor de um spa a céu aberto!

Os montes de sal formam uma imagem surreal, não sei se o caminhão está flutuando na água, andando na estrada ou simplesmente voando... Quando há névoa, o efeito "white out" no horizonte faz tudo desaparecer, tornando impossível diferenciar céu e terra.

Este é o caminho para se chegar ao infinito.......Uyuni (foto: vida&energia)

O clube andino Chacaltaya é a pista de esqui mais alta do mundo, agora desativada. Em dias de céu limpo dá para ver ao longe o lago Titicaca e La Paz! (foto: Itamarjapa)

No alto de uma montanha, La Paz ficou lá atrás. Mas não meus pensamentos, que teimam em ficar enfumaçados de vez em quando. Minha memória é boa, e nenhum Alzheimer vai me tirar essas bons momentos. E tenho dito!


12 comentários:

  1. Ei Bia, que delícia de post, é tão bom ler tudo que você escreve, sei que estou sendo repetitiva, mas é a pura verdade.
    Cultura, informação, beleza é o que encontramos aqui sempre.
    Fiquei encantada com as imagens.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      Como sempre gentil! Que bom que você gosta e sempre dá sua opinião por aqui.
      Também, a beleza natural do lugar ajuda muito, não é!
      Beijocas

      Excluir
  2. Oh Bia, Your photos are tremendous.. WOW!!! I've heard about and read about the Bolivian Salt Flats for many years. So I can only imagine what it would look like to see that area in person... Love the Flamingos also... The colors are awesome. I am SO impressed. Thanks for sharing.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy
      Yes, the Bolivian Salt Flats are something amazing!!! Didi you know that all the underground richness of this place is under government protection? Bolivian's president thinks everything belongs to Bolivian peolpe and only them can decide on its exploitation.
      By the way, the scenery is absolutely fascinating!!!
      A big hug

      Excluir
  3. Na Bolívia só conhecemos a Laguna Blanca e a Laguna Verde. Adorávamos conhecer os seus salares :) O que visitamos no Atacama era simplesmente fantástico.
    Beijinhos Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O deserto do Atacama é um dos meus sonhos de consumo!
      Certamente vocês já devem ter passado pelos lugares mais incríveis do mundo....
      Bons ventos para vocês Vagamundos!

      Excluir
  4. se é assim o infinito, que mais poderemos acrescentar?

    lindíssimo, Bia!

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos acrescentar algumas pessoas, assim como nós, que gostamos tanto de infinitos!
      Grande abraço, Manuela!

      Excluir
  5. What a wonderful world! This pictures is like a dream..:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The world is so beautiful and so quiet sometimes.......
      And we dream all the time!
      Hugs Tania

      Excluir
  6. Extremely beautiful!!! I truly have the feeling of seeing another planet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Cosmos
      I think all of us can feel the same in a place like this!
      Have a wonderful weekend!!!

      Excluir