Translate

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O que é que essa rua tem?



Quantas vezes você, andando pela rua, sentiu um aroma no ar e lembrou da infância? Ou viu uma cena que remeteu a outra bem parecida, num lugar bem diferente? Quantas vezes você andou pelas ruas com a cabeça em outro lugar, outro país, outro planeta? Ou simplesmente saiu andando sem pensar em nada, pelo simples prazer de estar ali? 

 Captar a alma das ruas não é tarefa fácil e só acontece quando se está despretensiosamente atenta. Onde quer que esteja gosto de sair a pé, meio sem rumo, olhando as placas nas esquinas, os detalhes das fachadas, guardando pontos de referência para saber voltar (sempre me imagino num trekking, mesmo numa confusão de ruas sem fim!). Me deixo impregnar de tudo! As janelas entreabertas me despertam a curiosidade, quase consigo imaginar uma família inteira lá dentro e suas histórias. No asfalto, alguns passam de bicicleta, outros de "buzina", e quase sou atropelada ... agora por uma bola de criança! As vezes parece que a vida vai passando e você só está ali por acaso, como que tocando uma música, apenas observando. Aí a noite vem e sinto que o sol vai varrendo todas as lembranças daquele dia, das ruas por onde andei, passo a passo de um momento que já se foi. Então me arrisco a dizer que a rua tem alma sim, e é feita de luz, cor e sons! E que bom que é assim, pois tudo isso me alimenta e garante boas memórias pela frente...

 Subir essa rua de pedras é uma loucura, mas recompensa: no Santuário de Matosinhos estão os profetas feitos por Aleijadinho, lá em Congonhas. Descer depois é fácil, com a certeza que lá no hotel te espera um bom banho e depois um bolo e um café quentinho, típico das cidades de Minas!

As ruas do Chiado, no bairro alto em Lisboa, também são feitas de pedra, pedras portuguesas com certeza! Isso me lembra os quitutes deliciosos do "Café A Brasileira", bem ali em frente à estátua de Fernando Pessoa. Cenário comum a intelectuais da época do poeta português.

Das ruas de Recife tenho boas lembranças. Na parte antiga da cidade a história do povo nordestino se apresenta em cada esquina. Uma profusão de cores, barulhos e 'gentes' que sinto vontade de pegar um caderninho e sair anotando tudo para não esquecer jamais!

Na rua que dá acesso à igreja de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, o "Rixô Elétrico" acompanha os carros e também quem está a pé. A alegria do baiano é contagiante em qualquer época, pois no dicionário deles carnaval é o ano inteiro!!!







Nesta ruazinha em Copacabana as "Cholas" andam de um lado a outro vendendo suas mercadorias.  Mas esta é a Copacabana da Bolívia, principal cidade do lago Titicaca. O sol era tão forte que tive que parar numa barraquinha e comprar um chapéu para me proteger, e também um lenço de lã de alpaca, uma bonequinha boliviana, um panô vermelho contando a história dos incas.... e, pasmem, não gastei quase nada, uma pechincha!







As ruas ainda estavam molhadas da chuva em Bogotá quando vi um casal com uma lhama rumo à Praça Bolívar. Percebo que eles apenas procuram um lugar para ficar e começam a cobrar (em dólar!) quem quiser tirar uma foto ao lado do animal.  Fiquei um bom tempo observando, até que a chuva voltou e eles tiveram que bater em retirada!

As Ramblas em Barcelona são ruas para pessoas, onde os carros só passam nas laterais. Ali tem de tudo, barraquinhas com souvenirs, comidinhas estranhas, gente bonita, gente esquisita... Por um instante me transportei para a década de 40 e tive a sensação de estar andando nas páginas de um livro, mais especificamente "A sombra do vento", do espanhol Carlos Ruiz Zafón.

Andar por ruas, caminhos e estradas é a melhor maneira de conhecer o mundo!

14 comentários:

  1. Oi Bia
    E a melhor maneira de terminar a noite é deparar com este post maravilhoso, dá gosto ler você, Bia, sensacional, e concordo com você, a melhor maneira de conhecer um lugar é batendo perna mesmo.
    Uma beleza, adorei.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      O bom mesmo é sair por aí, andando e descobrindo em cada esquina algo que seja fascinante, até mesmo pela simplicidade..... Você também deve ter andado por lugares incríveis, os quais eu ainda nem conheço!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Interesting photos and thoughts about STREETS --and what happens there... Whether the streets are empty --with no people around, or filled with people, it is always interesting to just stop and gaze at them --thinking about all that has gone on in those streets... INTERESTING!!!!!

    The weirdest I ever felt being somewhere where there were almost no people and yet 99.99% of the time, that area is filled with people... Have any idea when and where that was??????? WELL--it was on 9/11/01 --a few days after the towers were destroyed by the terrorists in NYC... We had been on a cruise in the South Caribbean and were headed back home. When we got to the big airport in Atlanta (where there are usually a million people around), on that day the airport was almost empty.... Felt so strange....

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy
      It seems weird even get a street so as you described the "September 11", besides being a very sad occasion .... A tragedy like this is hard to understand today. Empty streets so bring us bad memories. But I believe that today everything is revitalized and life in the city remains, though.

      But like you said, it is very interesting to walk through the streets and simply gaze the surroundings. The streets are places full of surprises, even when empty or completely full of people!!!

      Have a nice weekend Betsy

      Excluir
  3. tanta rua nós pisamos!

    e a memória é mútua, a nossa e a delas

    e, bonito o elétrico, não é? :)))

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliás, os comboios elétricos do teu país são um charme, Manuela!!!
      Também acho que as ruas, além de alma, têm memória. Imagina, quantas caminhadas por dia e quantas pessoas diferentes passam por elas......
      Um beijinho Manuela

      Excluir
  4. Oh minha sensível amiga, não andas só por andar, captas a beleza e a vida das ruas e dos lugares, é assim que se cresce, se vive melhor!
    Que belas imagens, transportei-me para algumas delas!
    E o vídeo, fui logo clicando, sabia que vinha coisa boa, de você sempre espero isso.
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Beth, que bom então todas nós estamos crescendo assim!!!!
      Acredito que não viemos neste mundo só de passagem.....então temos que aproveitar cada pedacinho de montanha, de mar, cada pedra das ruas por onde andamos!
      Costumo registrar todas as ruas por onde ando, como se fosse uma paisagem que merece minha atenção.
      Beijinhos

      Excluir
  5. "Se essa rua, se essa rua fosse minha..." Concordo com vc por inteiro: não há maneira melhor de se conhecer uma cidade o que caminhando e se perdendo pelas ruas. Por isso é raro eu viajar com excursão. A não ser quando a língua do país é complicada por demais rsrs.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajar só, sem guia, sem horários é tudo de bom!!! Já fiz isso várias vezes e digo que foram minhas melhores viagens! Caminhar e encontrar lugares escondidos que jamais descobriria se fosse numa equipe de excursão não é o máximo? Acho que em qualquer língua a gente se vira!!!!
      Bjs

      Excluir
  6. Olá Bia, Parabéns pelo seu blog, que já sigo há algum tempo. Acabei de linkar o seu blog ao meu novo espaço. Se tiver curiosidade, dê uma olhadela neste novo espaço : http://mundoumaldeiaglobal.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rasputine
      Adorei conhecer o seu mundo aldeia global! Assim posso matar minhas saudades de Portugal de vez em quando, hehe!!!
      Beijinhos

      Excluir
  7. .

    .

    . é tão salutar a sensação de déjà vu . e eu sinto.me tão por.dentro desta página bel.íssima . :) .

    .

    . um bom fim.de.semana .

    .

    . e um beijinho meu . querida bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo
      Obrigada mais uma vez. Eu é que me sinto bem em sua página, sempre com palavras tão bonitas da terra lusitana...
      Bjs

      Excluir