Translate

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

É, nada é justo nessa vida...



Eleições a parte.......depois dessa, não tenho mais palavras, nem argumentos, cansei! Só nos resta torcer para que, pelo menos, não dê errado! E a vida segue seu caminho. Aliás, a vida não é assim tão justa, nem mesmo no mundo marinho. Cientistas já alertaram para as 'águas mortas' nos oceanos daqui a algumas décadas. Da mesma família dos ouriços e das bolachas-de-praia, as estrelas-do-mar são animais fortes. Sua beleza e diversidade de cores faz a alegria de fotógrafos marinhos. Mas isso não quer dizer que não precisam de proteção. Um poeta certa vez disse que a estrela-do-mar nasceu do amor entre um grão de areia e uma estrela do céu...... Bem que podia ser. Assim todas as estrelas marinhas estariam protegidas eternamente por Poseidon, o deus dos mares, e nada nesse mundo poderia destruí-las!
Se pensarmos lá atrás, há 65 milhões de anos, quando os dinossauros desapareceram, o mar já estava
saturado de dióxido de carbono. Pois na previsão dos cientistas, daqui há algumas décadas a água do mar estará mais ácida que naquela época. Os invertebrados são extremamente sensíveis a acidez das águas. Como se isso não bastasse, várias cidades litorâneas e alguns países à beira dos oceanos ainda lucram com o comércio de estrelas-do-mar. Elas vivem até 35 anos na natureza e têm uma capacidade regenerativa incrível. Se um de seus braços for cortado, elas conseguem recriá-lo do zero a partir de suas células-tronco. Por isso mesmo são seres infinitamente simples, sem sangue ou cérebro. Acho que a delicadeza está em todos os seres vivos. Os defensores dos Direitos dos Animais têm que olhar com mais atenção os equinodermos (estrelas marinhas) e os cnidários (águas vivas), que vivem nas profundezas dos mares, e não só aqueles mais fofos e que são mais facilmente amados no mundo. As águas vivas são muitas vezes esquecidas quando se trata de defender os animais. Talvez pelo fato de algumas serem extremamente venenosas. Sem dúvida são animais bem interessantes, pois ainda podem se clonar naturalmente, enquanto cientistas passam a vida toda estudando técnicas de clonagem humana!!!

As águas vivas, que quando adultas são chamadas medusas, são seres magníficos! Além disso ainda têm a capacidade de brilhar no escuro e podem medir mais de 2 metros na fase adulta.

Aqui montanhas de estrela-do-mar ficaram expostas ao sol na ilha de Olango, nas Filipinas. Depois elas passam por um processo de branqueamento para remover a cor natural e o cheiro. Esses pequenos animais pontudos são retirados das águas da Indonésia antes de serem exportados para países como EUA, Japão, Coréia e Austrália, onde serão comercializados como decoração em molduras ou em banheiros.

As bolachas-de-praia são achatadas e gostam de se enterrar na areia. Quando ameaçadas, soltam um líquido amarelo e se escondem. Parecem um verdadeiro fóssil vivo!

Um vez, mergulhando a apenas 12 metros de profundidade, me deparei com essa estrela-do-mar que, assustada, tentou se esconder no meio das algas. Alguns dizem que as estrelas-do-mar não sentem dor quando um de seus membros é arrancado. Bom, isso ainda não foi totalmente provado, e não cabe a nós tratá-las como seres insensíveis. Acredito que elas sofrem, e muito, ao serem retiradas da água para simplesmente servirem aos caprichos humanos.

12 comentários:

  1. Hi Bia, Amazing photos and words... I have not ever gotten close to many of the sea creatures --but have enjoyed seeing them in aquariums and on TV/movies, etc. I collect lots of shells each time we go to the beach in North Carolina --and my favorites are Sand Dollars... I have several --but most are broken in spots. Your photo is perfect... I like the Starfish also--and have seen one on the beach, but didn't try to take it home....

    We'll all be glad when the election here is over. I get a million emails and phone calls it seems!!!!!
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy!
      I can imagine how beautiful must be the North Carolina shore! I just saw your photos in Galvestone with all those amazing birds, typical of coastal regions! Sometimes I could find jellyfish on the beach, they come with the tides and then fail back to the sea. I've got to return some of them alive to the water, but I had to wtell people not to hurt them and help me to save them ..... it doesn't work all the time!

      I believe that elections are unknown in most countries, at least until the final result. We were rooting for everything to go right after all!
      Many hugs

      Excluir
  2. Ahhhh Bia querida, este teu post é um deleite para a mente, depois dessa torrente de emoções que nos abateu no final de semana!
    Voltar os olhos para a natureza, neste caso, para o mar profundo e suas belezas, são bálsamos para o coração e a mente.
    Eu acho lindas as águas vivas, fico intrigada com isto que nos contou, mas moooooorro de medo delas, queimam muito, né?
    Quanto as lindas e decorativas estrelas do mar, ao meu ver, ficam muito mais bonitas assim, no oceano, enfeitando com outras o nosso planeta água.
    Obrigada por partilhar coisas belas!
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth
      Você tem razão. Esta eleição foi uma verdadeira batalha, onde cada candidato usava das suas armas mais afiadas, muitas vezes sujas! E neste duelo nem sempre quem ganha é o melhor.....mas agora temos que conviver com isso por mais 4 anos, affff!
      Nessas horas é que me volto para a natureza, em todas as suas belas formas, como a vida marinha. Sei que lá embaixo, nas profundeza dos oceanos, a luta é simplesmente pela sobrevivência, e todos vivem em harmonia, pelo menos até aparecer um predador na história!
      Mas esta é a sequência natural das coisas na natureza, e é assim que deveria ser....
      Beijocas

      Excluir
  3. Ei Bia
    Que delícia de post, quanta coisa aprendi sobre estes seres do mar, que não damos a mínima importância, adorei, fotos belíssimas.
    Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Maria Célia
      Muitas vezes, andando por uma praia deserta, nos deparamos com uma estrela-do-mar perdida ali na areia porque não conseguiu voltar com a maré. Ou mesmo uma água-viva, que veio com as ondas e ali ficou secando ao sol. Eu rapidamente tento devolvê-las ao mar! Mas algumas vezes já vi pessoas tentando furar as águas vivas para não sobreviverem, muitas vezes consegui chegar em tempo de salvá-las. É que as pessoas acham que todas são venenosas e querem logo destruí-las, mesmo não oferecendo perigo algum, é uma lástima!
      Obrigada pela visita sempre gentil

      Excluir
  4. Oi minha querida, preciso confessar que dei uma gargalhada com o seu comentário... Pode deixar que não vou pra longe de vocês não... rsrsrs
    O colorido do fundo do mar e da vida que lá habita me encanta! :)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi She!
      Pois é, você está alçando voos cada vez mais altos, parabéns!
      Realmente, a vida marinha é super colorida e sábia, me deixando maravilhada cada vez que estou tão perto!
      Beijocas mil!!!

      Excluir
  5. Oi Bia!
    Infelizmente não se ensinam nas escolas como conviver em terra,
    quem diria no mar, onde até quem vive dele, desconhece como manter
    a sua sustentabilidade.
    Pior é que parece que os governantes nem se preocupam com os desastres ecológicos que
    vêm ocorrendo no oceano, nos rios e nascentes.
    As leis no país, além de ninguém conhecê-las, são brandas demais
    para educar os transgressores.
    Veja o caso da Baia de Guanabara; do Rio Tietê; dos pássaros que morrem
    nas gaiolas na feira de São Cristóvão.
    É revoltante. A sua indignação é também a de muitos, mas ainda pouca
    diante da ignorância de um povo cujo governo se gaba de dizer que já
    tem casa, móveis, carro, mas não tem o principal: cultura!
    Forte abraço e bom fim de semana!

    vitornani.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitor, você tem toda razão! Nosso governo, infelizmente, ainda incentiva a população a comprar mais carros ao invés de melhorar o transporte público. Assim gera mais poluição e trânsito caótico em cidades cada vez mais inabitáveis!
      Acho que ainda temos muito o que aprender com a natureza, sobretudo na vida marinha!
      Grande abraço

      Excluir
  6. ~ ~ Muito interessante o seu "post", Beatriz, ~ ~

    ~ ~ ~ Com simpatia. ~ ~ ~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Majo
      Seja bem vindo sempre que quiser!
      Abraços

      Excluir