Translate

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Assim a vida passa devagar...



Começar o ano fazendo uma (longa!) viagem de trem é no mínimo inusitado quando se fala em Brasil. O trem que liga Belo Horizonte à Vitória (estação Cariacica) é o único trem de passageiros com viagens todos os dias no país. São 664 km percorridos em 13 horas por um trem, que anda em média apenas 60 km/h, e para em 30 cidades. Loucura? Talvez. Ainda mais se compararmos aos trens de alta velocidade em toda a Europa (o trem que vai de Madrid à Barcelona percorre a mesma distância em pouco mais de 2 horas)!  Mas o que eu queria mesmo era relaxar, ler um livro que estava esperando faz tempo, pensar na vida, talvez estudar um pouco, e fotografar as belas paisagens do caminho. Bom, disso tudo só fiz duas coisas: pensar na vida (inevitável nessas horas, meu caro) e me deliciar com as paisagens que apareciam a cada curva do trem! Quando o tédio teimava em se apoderar de mim, começava a caminhar de um vagão a outro até o vagão restaurante, e então fazia tudo de novo. Vez por outra olhava sorrateiramente o marcador eletrônico de horário..... ah, só faltam oito horas e meia, ufa!!! Tomei até um Dramin para ver se conseguia cochilar um pouco, mas que nada. Sou muito ligada e não perdi um detalhe sequer! Já tinha feito esta viagem 5 anos atrás, mas é que agora o trem foi trocado por um bem mais moderno e confortável, achei que já era hora de testar com uma nova viagem. Chegamos na estação meia hora antes e às 7:30 da manhã o trem partiu pontualmente. Fomos no vagão executivo, com ar condicionado e serviço de bordo, como almoço e lanche (pagos na hora do pedido).  São 4 opções de almoço, mas recomendo evitar algo mais pesado, como strogonof, já que a viagem é um tanto longa e é sempre bom evitar um imprevisto gastrointestinal. Já a paisagem vale qualquer sacrifício. O céu, de um azul estonteante, contrastava ao mesmo tempo com o branco das nuvens desenhando pássaros ao vento e o verde das matas, denunciando a chuva que caiu. Ótima chance para sentar entre dois vagões, em frente ao janelão de vidro, e ficar só observando a vida passar devagar lá fora.... Gente, praticamente um dia inteiro nos trilhos não é fácil pra ninguém, dá até pra pintar um quadro!

Uma das inúmeras pontes pelo caminho entre Minas Gerais e litoral do Espírito Santo.

Grandes escarpas rochosas mostram o relevo acidentado da região

Muita água e muito verde denunciavam que ali caiu muita chuva há pouco tempo

Aqui a mesma imagem da foto acima, que tirei quando o trem passou mais perto

Um grande rio, um grande espelho...

Como o trem é mantido pela "Vale do Rio Doce", sempre passa por extrações de minério, que vão nas entranhas da terra retirar sua riqueza.... Esta é a parte triste no meio do caminho

O trem parte de Cariacica, no litoral capixaba, todos os dias às 7h da manhã rumo a Belo Horizonte, em Minas Gerais. E no sentido inverso às 7:30h rumo a Cariacica. Os 56 vagões, vindos da Romênia, são divididos em duas classes - econômica e executiva - além do vagão para pessoas com dificuldades de locomoção. As passagens custam 91 reais (executiva) e 58 reais (econômica). A estrada de ferro Vitória Minas transporta cerca de 1 milhão de passageiros por ano, que podem desembarcar nas 30 estações ao longo do caminho. Todos os vagões possuem banheiro, lugar para bagagens, televisão, serviço de bordo, ar condicionado e wireless.

No final, a recompensa: dias lindos de verão numa cidade tranquila do litoral brasileiro, com montanhas e mar azul a disposição, muita natureza, gente amigável,  e longe, muito longe do tumulto das praias cariocas (apesar de tão perto!). E aí, vamos?


21 comentários:

  1. I couldn't imagine such a long journey. But your scenery is spectacular and I thank you for sharing it with us. Greetings, Jo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Jo, this journey is as long as it can be!
      But, at the same time, it's such a smooth ride that sometimes we even forget how long we are there...
      Hugs

      Excluir
  2. Oi Bia
    Que delícia de viagem, pegou o trem aqui pertinho da minha cidade, muito bacana, as fotos ficaram uma beleza.
    Três anos atrás fiz esta viagem com minha prima e tia, descemos em Ipatinga, no Vale do Aço, temos primos lá, fomos visitá-los, a viagem foi ótima, nos divertimos até, na volta, domingo, fizemos o caminho de volta.
    Já estamos programando outra, ainda mais agora com este trem novo, bem mais confortável.
    Adorei sua viagem.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      Onde você mora? Peguei o trem na estação de Belo Horizonte bem cedo. Certamente é uma bela viagem, você mesma já viu de perto! Eu passei por esta estação onde você desceu. O caminho completo é realmente muito longo, por isso mesmo acho que é uma viagem para se fazer uma vez na vida, ou duas!
      Beijo

      Excluir
  3. These landscape is amazing! Wonderful shots!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Maryaustria
      In such a long trip like this we can do many things to distract, especially taking pictures, which I love!!!
      Hugs

      Excluir
  4. So you are from Brazil? I ve heard so much about how kind and friendly Brazilian people are! I believe that strongly!

    Considering the humid weather this trip must be kind difficult but the view from the window is rewarding!

    Take care Beatriz, kind regards from Greece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, I'm Brazilian! I think most of the Brazilian people are really friendly and kind, like the greeks!
      I think whatever you do with pleasure and goodwill is rewarding in the end. I stand here wondering the magnificent sea landscapes of Greece viewed froma window...
      A big hug Christina!

      Excluir
  5. Ai que delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Amei! Trem tem o seu valor, né?! Vale a pena experimentar todos os meios... :)
    Beijo, beijoooo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI She!
      Sim, e acho uma pena não termos mais trens de passageiros assim no Brasil, nesta imensidão de terra que temos aqui!!!
      Beijinhos e tudo de bom!

      Excluir
  6. Beautiful views, beautiful scenery, peace and quiet - I envy you :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Mariusz
      The stunning scenery is what attracts me in a trip like this!
      I lose myself in countless details...

      Excluir
  7. Bom dia, Xará!

    Primeiramente, parabéns por este blog com textos enxutos, de excelente qualidade, que faz a diferença. Parabéns pelas lindas fotos também! Um blog adorável, que não passa desapercebido.

    Bacana começar 2015 com o pé direito na estrada, realizando mais uma meta. Ainda mais quando é realizar uma viagem. Não conhecia esta viagem de trem, foi novidade para mim, que agora acrescento na minha lista de viagens. Por esta razão, pergunto-lhe: é necessário reservar com antecedência as passagens ou ela só é comprada horas antes do embarque?

    Ainda dá tempo para desejar-lhe um Ano cheio de luz, boas energias, paz e muitas realizações, né?

    Um abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bea!!!
      Que bom que passou por aqui para te conhecer!
      Este blog é de todos nós, pois como gosto de escrever pra caramba, fiz deste espaço um encontro com pessoas de diversos lugares do planeta que gostam da natureza, cultura, da vida!

      Esta viagem é um espetáculo, sem dúvida nenhuma! O único porém é que demoooooora muito, hehe. Mas se você quer apenas curtir e esquecer do resto, recomendo! Não precisa reservar com antecedência não. Eles começam a vender as passagens até dois meses antes da data pretendida, não antes. Comprei diretamente na bilheteria um mês antes da viagem, por ser fim de ano a procura é maior. Mas você pode adquirir online em www.vale.com/tremdepassageirosefm e tirar suas dúvidas quanto a documentação necessária para a compra.

      Aproveito também para lhe desejar um ano cheio de dias felizes e muita paz!

      Excluir
  8. Bia, não se preocupa, vou me preparar para lidar com este tempo de viagem. Já viajei de trem com pouco menos que 13 horas, cortando a Alemanha de sul a norte. Quem teve um ataque de angústia foi uma francesinha que me acompanhava na viagem. Ela não se conformava com minha calma :-))) Pode ter certeza que lidarei com isto. Só quero ver a filha lidar...:-)) Não desisto fácil. Obrigada pela resposta. Vou anotar o site e pegar as demais informações com ele.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. .

    .

    . merecida a recompensa . :) . ainda que demanda tenha sido soberba e recheada . de uma natureza inata . que o homem deve preservar .

    .

    . um grande beijinho . bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Certamente a viagem foi soberba, e a natureza esplêndida, só pra variar!
      Para viagens assim, há de se ter calma e paciência, muita paciência...
      Bj

      Excluir
  10. Olá Marie
    Vou passar por lá agora mesmo!
    Obrigada pela visita e volte sempre
    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Oram vejam só, eu não conhecia este trem que vai pra Cariacica, tô bastante impressionada até!
    Imagino a lonjura, mas vale pelas imagens, pelo menos e pelo final feliz e relaxante.
    Bem melhor do que as praias do Rio nesta época, fizeste muito bem.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  12. bela a viagem

    e a parte triste no meio do caminho, parece uma pintura, triste, mas tão bonita!


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
  13. .

    Gostei muito do seu blog por
    isso vou segui-lo. Siga o meu
    também, vai!

    Beijos,




    .

    ResponderExcluir