Translate

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Nada como sair do seu lugar

Adoro  os cumes das montanhas, as falésias, mas o mar é o mar! Sempre que surge a oportunidade de viajar nas férias, escolho algum lugar onde eu possa 'navegar' de todas as formas, seja nadando ou em pensamento. Não existe coisa melhor quando se está tomada pelo tédio da vida cotidiana e a léguas de qualquer novidade 'no mínimo' espetacular. Nada como sair do 'seu' lugar! O mar é poderoso, autossuficiente; isso te dá energia, e energia gera energia. Escolhi este ingrediente como o principal na minha vida. A última viagem foi para Vitória, que no verão não é tão procurada assim, pois fica entre a "hour concours" Rio de Janeiro e o litoral de águas mornas do nordeste brasileiro. Aqui as praias nunca, nunca estão cheias, e as águas são mais limpas. A formação geológica é a mesma do Rio, onde suas montanhas se curvam e beijam o mar numa deliciosa manhã azul... Ainda podemos ver pescadores nas praias mais distantes com seus barquinhos coloridos trazendo os peixes do dia. A parte antiga da cidade guarda memórias ancestrais, desde a sua fundação em 1551. O nome Vitória surgiu depois de uma grande batalha contra os 'goitacás'. Conversando aqui e ali vamos descobrindo pequenos detalhes. E como é bom caminhar por ruas antigas e cheias de história pra contar. Por aqui o sol não dá trégua nesta época do ano. O jeito é andar buscando as sombras dos velhos prédios, entrar numa padaria centenária e sentar na frente de um ventilador que ainda funciona, se deliciar com um sorvete de amora na esquina, e no final da tarde ir à praia e pedir uma água de coco......Por que as férias têm que acabar????? 

Fiquei encantada com esta cúpula do Palácio da Cultura que está sendo reformado para manter suas características originais

Num dia ensolarado, quase 40ºC, até ele quis se refrescar na água!

O suntuoso Palácio Anchieta fica em frente ao porto de Vitória

O calçadão da praia de Camburi é perfeito para patinar ou fazer aquela caminhada no final do dia. E de presente os últimos raios de sol, que dão um tom dourado na areia e um brilho extra nos coqueiros

Em Vila Velha o mar te convida a navegar, ou simplesmente ficar olhando o horizonte até encontrar a África do outro lado!

O Projeto Tartaruga Marinha (TAMAR) fica na Enseada do Suá. Ao lado tem a lojinha do projeto, cujo lucro com a venda de camisetas, bolsas, agendas, canetas, bonés e tudo mais da vida marinha é revertido aos estudos do projeto

O portal na Praia da Costa faz o pequeno garoto brincar de toureiro com sua toalha...

Uma pequena ilha perto da praia que dá para ir nadando na maré baixa

Ah, os barquinhos coloridos....eles estão sempre lá, em todo lugar que vou; parecem querer me levar com eles para o mar....Olha que um dia eu vou sem avisar!!!



Atenção: Plágio é crime , previsto na lei 9.610/98
               Obrigada por sua compreensão e respeito

14 comentários:

  1. Que lindo, amei ver aqui, desde uma ideia, ainda não conheço Vitória, quando fui pela segunda vez em Salvador, quase fui à Espírito Santo, mas como estava com minha família toda, não foi possível entrar em um acordo,rsrs, mas irei, tenho vontade de conhecer!
    Lindas fotos, lindo post!
    Abraços linda amiga Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone,
      Eu gosto de Vitória porque é uma opção para quem não quer enfrentar as praias super concorridas do nordeste no verão. Ali é sempre tranquilo e sem multidões, o que eu adoro!
      Grande beijo!

      Excluir
  2. Oi Bia
    Tenho uma ligação forte com Vitória, ela sempre fez parte da minha infância, adolescência, juventude, dois irmãos do meu pai, mineiros, foram trabalhar na Vale do Rio Doce, ainda jovens, por lá casaram, aposentaram e acabaram falecendo, já bem idosos. Minhas tias e meus primos continuam lá, e vez ou outra alguém daqui vai até lá, nem que seja num bate e volta como fiz ano passado.
    Uma beleza sua postagem, lembrei-me da minha família.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Vale do Rio Doce ainda é bem forte na região até hoje!
      É sempre bom ter alguém conhecido num lugar, assim temos companhia para conhecer algo novo. Não tenho família lá, mas meu marido tem uns tios bem bacanas que moram ali há anos! Minha próxima viagem agora vai demorar um pouco e será à minha 'terra', onde nasci e amo de paixão aquele mar e suas montanhas!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Poxa, é mesmo, Vitória tem belas praias e bem mais tranquilas do que o litoral daqui do Rio!
    Eu gosto de Vitória e quando meu filho era pequeno, fizemos viagem pelas cidades litorâneas, Guarapari, etc. Estive lá no ano passado, achei bonita a cidade, pena que não botei os olhos nesta cúpula linda que nos mostra.
    Também adoro barquinhos nas praias, me atraem com seu colorido e singeleza.
    Belo passeio, Bia querida!
    um beijinho carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, acho que carioca gosta mesmo de Vitória porque até se parece com o nosso Rio, mas sem aquela loucura toda, não é!?
      Quando criança também ia com a família para Guarapari, Marataízes e tal. Depois demorei a voltar à Vitória, só depois de casada !
      A Praia da Costa está sempre cheia de barquinhos coloridos que se destacam naquele azul intenso do mar, uma loucura!!!
      Super beijo

      Excluir

  4. Olá amiga, que lindas imagens...admirei cada detalhe!
    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marie
      Gosto de perder nos detalhes, sobretudo quando estou num lugar lindo assim! Sempre olho para o outro lado da paisagem onde ninguém está olhando, rs
      Bjs

      Excluir
  5. Olá Jota Ene
    Algumas dessas praias lembram o mar de Cascais aí, só que mais tropical...
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  6. Hahaha!!
    Holidays should never end, that's for sure!!
    You are showing gorgeous places, but as you know me, I'd rather be in the wilderness "shooting" fauna with my lens!!!
    Great pictures here, you certainly know how to make feel like flying away!!
    Keep well Bea!

    ResponderExcluir
  7. .

    .

    . "o mar é o mar" e sempre o será . :) . e também por isso . amei.de.amar esta página . desde à beleza arquitectónica dos edifícios ancestrais . ao detalhe de cada emolduramento . assim como . o tom esmeralda deste mar . que tal como o tom turquesa . são para mim os tons mais sublimes que podemos encontrar . no mar . :) .

    .

    . gosto particularmente de tartaguras aquáticas e semi.aquáticas . em casa . tenho uma . semi.aquática . e que por a.caso se chama bia . :) . e que tem já cinco anos . sendo uma tartaruga de orelhas amarelas . está enorme . cerca de 25 centímetros de carapaça . e que só pensa em comer . :) .

    .

    . deixo um grande beijinho . sempre amigo .

    .

    .

    ResponderExcluir
  8. Oh i loved your journal! Barzil is so so so beautiful and colonial architecture looks so magnificent under the bright sun! We are lucky to live in sunny places!
    Take care Beatriz !!

    ResponderExcluir
  9. bonito este lugar chamado Vitória de turquesa e tanto mar :)

    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir