Translate

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Não é nada simples



Olha só este sol nascendo em alto mar! Até pouco tempo estava tudo escuro, mas a luz que irradia já promete um dia lindo. No entanto há aqueles que só enxergam a escuridão.... Este mundo em que vivemos está cada vez mais cheio de modernidades (e atrocidades), e pouca profundidade. Extremistas de "sei lá o quê" andam matando por aí com um sorriso sádico, em nome de "sei lá quem". Acho que de pouco adianta vestir camisetas chamando para si o nome de quem já se foi. Os "Estados" do mundo, que se dizem democráticos e a favor da liberdade, esses sim devem fazer alguma coisa. Já os fundamentalistas acham que você (eu, qualquer um) não merece viver. Eles acham o ocidente um lixo, nossas músicas podres. E agora estão aí, cheios de moral com a fama mundialmente conquistada. Já deu. Não pretendo mais gastar nenhuma linha com isso!

Se por um lado a vida é tão cheia de impropérios e desilusões, também o é de coisas boas e simples! Tão simples, que nem as vemos, perdidos que estamos em nossos pensamentos - por vezes narcisistas ou coletivos até demais. Mas não é nada simples achá-la, a simplicidade. Ela, assim como a felicidade, não está no ar, não basta esticar a mão e pegar. É preciso buscá-la. E isso não é tão simples assim. Quando era mais nova pensava que tinha um milhão de causas pra mudar o mundo. Mas a vida vai passando e nos ensina que as coisas mudam de tempos em tempos, mas nem tanto assim. Muitas vezes só os atores mudam. Ainda há, segundo Pondé, "muitos jovens que elegem causas como 'libertar os animais do jugo dos carnívoros', se dizem muito democráticos e gostariam de colocar fora da lei o menu dos outros". É uma busca incessante da pureza que parece não ter fim. Por que não buscamos a simplicidade das coisas, simples assim?! Sem 'ter' que levantar nenhuma bandeira, por favor! 

Parece que simplicidade definitivamente não anda de mãos dadas com multidões. Tenho verdadeiro horror de praia lotada, aeroporto lotado, elevador lotado, de gente tirando 'selfie' pra todo lado e quase pisando no seu pé (e ainda foram inventar esse bastão de selfie, argh!). Não gosto de nada lotado em geral. Acho difícil alguém ter paz disputando no tapa com um milhão de pessoas qualquer centímetro quadrado, seja lá onde for! E olha que não sou nada ' anti-social ', muito pelo contrário! É que às vezes dá uma vontade de só ouvir o barulho do vento, a onda quebrando nas pedras, a chuva caindo, nenhum carro buzinando ou sirene tocando... Ah, que saudade daquela praia deserta no sul da Bahia, em pleno inverno tropical, onde só é possível chegar à pé!!!

Praia do Arnaldo, no sul da Bahia. Seguindo a pé, a poucos quilômetros dali, se chega ao 'Marco do Descobrimento' do Brasil, na barra do rio Cahy.  

Sentar no final da tarde nas rochas de origem vulcânica desta ilha, a léguas do continente, é tudo de bom. É a simplicidade de estar numa ilha, onde a água que consumimos vem da captação da chuva, o telefone simplesmente não existe, e o rádio (quando funciona) nos liga à terra firme. Simples assim. 

13 comentários:

  1. Oi Bia
    Bacana demais, o vídeo, a música deliciosa, suas palavras escritas com tanta sabedoria, sensatez, concordo plenamente com você.
    Ando também muito sem paciência com multidões, acabei de crer nisto com a viagem a Nova York, ai, que horror, tanta gente sem noção, o negócio é selfie, curtir mesmo um local bonito, apreciar obras de arte, saber da história, o por quê de um determinado monumento, isto interessa muito pouco.
    Acho que já estou ficando velha e chata.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      Acho que eu já nasci assim, nunca gostei de lugares com muita gente. Por isso sempre procuro fugir de lugares essencialmente turísticos, pois sei que certamente vai ter uma multidão lá! Gosto mesmo de lugares distantes e que quase ninguém conhece, mas hoje em dia é raro....
      Beijinho

      Excluir
  2. Que maravilla! Chau, Arianna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Arianna
      Grazie per la visita, e le immagini d'Italia è che sono belle!

      Excluir
  3. Bia, querida!
    Que bálsamo este vídeo, esta música, me transportei geral!
    Extremistas, fanáticos, gente sem senso, gente sem noção de humanidade e que matam por dogmas, quero distância!
    E não posso ser Charlie, a França que seja, mas tenho que ser mais o Brasil, tão carente de tantas coisas e tão lindo.
    Esta simplicidade a que se refere é, no fundo, o sonho dos homens que descobrem que a vida é bela, aquele que ainda não descobriu isso, estão nos shoppings de Miami, desesperados por uma MK.kkkk
    um abraço carioca, querida amiga


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Mais uma vez concordamos! Também não posso vestir a camisa de "Charlie", pois já temos tantos problemas no Brasil, como violência e etc. Esses fanáticos só chegaram a este ponto porque os grandes países só olharam para seu próprio umbigo, interessados em garantir seu petróleo e suas exportações de armas e tudo mais. Enquanto isso eles foram crescendo em sua insanidade e ganhando força!
      Por isso busco sempre a simplicidade em tudo, quando possível! Realmente, fazer compras em Miami para mim é um baita programa de índio, rsrs!!!
      beijinho carioca!

      Excluir
  4. Hi Bia, I love your idea of SIMPLICITY. People these days are living with no DEPTH in their lives... It's sad to see the world in the shape that it is in....Thanks for a very thoughtful post.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy!
      How's your recovery from surgery?
      Many people around the world, especially in Brazil and US, are living with no depth at all. This is a huge waste of their lives, with so good and single things out there to enjoy! You have an example of life, living in the heart of nature and enjoying every minute of your life wisely!
      Hugs

      Excluir
  5. Olá amiga,vim retribuir sua carinhosa visita ao meu cantinho.
    Fiquei feliz por seguir-me!!!
    Obrigada,volte sempre e pegue o meu selinho de agradecimento!

    Beijos Marie.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marie
      Você será sempre bem vinda por aqui também!
      Beijinhos

      Excluir
  6. I can only agree with totally.
    Extremism is not the right way to go.
    Unfortunately, it is all politics, and only a handful of people are ruling our world and groups against groups....
    It has gone so far that I fear it is too late.
    Anyway, like you I like to enjoy what the planet can still offer us and just watching the sun rise or set is mind soothing :)
    Keep well Bea!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Don't think it's too late, Noushka!
      Sometimes it seems that the world is even walking into the abyss, isn't it?! But I still have some hope this extremism will lose their strength one day!
      Meanwhile let's move on, taking care of our lives in search of a better world and, mostly, enjoying the simple things in life, like a beautiful sunset!
      Hugs and take care!

      Excluir
  7. ai que saudades que eu tenho de ser peixe-voador no início do mundo
    e precisar apenas de ar, mar e sol

    muito bom o teu texto, Bia


    beijinhos

    ResponderExcluir