Translate

domingo, 15 de março de 2015

O mundo em preto e branco


Numa semana tediosa, cansada dos estudos e do trabalho, eis que surge por aqui Sebastião Salgado para uma palestra gratuita sobre seus projetos de vida, fotografia e, principalmente, a preservação de nascentes no Vale do rio Doce. Um documentário sobre seu trabalho pelo mundo concorreu ao Oscar 2015, mas não foi o vencedor, embora tenha conseguido vários prêmios pelo mundo.  Suas incríveis fotos em preto e branco são uma ótima chance para uma boa escapada no final do dia! 

O cara é fantástico e com uma história de vida elogiável! Ele saiu do Brasil em 69 e foi para a França se especializar em Economia, assim como sua mulher foi fazer arquitetura. A partir dali foram 40 anos fotografando a natureza, a miséria, a doença e fracassos da humanidade. Até aí tudo bem, ele ainda era otimista. Mas depois de passar um tempo em Ruanda, na África, fotografando a calamidade no país em 1994, tudo mudou. O massacre ocorrido no país africano foi uma barbaridade, onde mais de 800 mil pessoas morreram e as maiores potências mundiais nada fizeram. Foi aí que Sebastião perdeu parte das esperanças que tinha na humanidade.

Seus projetos duram anos e capturam de forma única o lado humano e ambiental que muitas vezes envolve morte, destruição e ruína. Depois de Ruanda ele ficou totalmente desestimulado e largou a fotografia por um bom tempo. Foi então que decidiu voltar a sua terra natal em Aimorés - Minas Gerais. Encontrou a fazenda de sua família totalmente degradada. Nasceu então um ímpeto de recuperar não só a fazenda, como toda a região. O Projeto "Olhos D'Água" tem a ambição de recuperar as mais de 370.000 nascentes do rio Doce. Até os dias de hoje já foram mais de 2 milhões de árvores plantadas para recuperar parte da mata atlântica entre o Espírito Santo e Minas.Vendo a vida renascer de uma terra seca e desacreditada e um rio assoreado, ele recuperou a vontade fotografar. O Projeto "Gênesis" nasceu assim, e foram mais 8 anos viajando pelo mundo à procura de lugares ainda intocados do planeta. "O que queremos com essas fotos é criar uma discussão sobre o que temos, que é primordial no planeta para ter equilíbrio em nossa vida. Devemos reconstruir nossa família moderna de sociedades, estamos em um ponto que não podemos voltar. Para construir tudo isso, nós já destruímos muito!"

Hoje ele se dedica de corpo e alma ao seu projeto de recuperar as nascentes do rio Doce. Foi considerado um dos 70 projetos ambientais mais importantes no mundo pela ONU. Ele mesmo diz que nenhum de seus sonhos seria possível sem a sua mulher - Lélia Wanick Salgado - pianista no início e agora produtora gráfica de seus livros. Eles se conheceram na época da universidade em São Paulo: "E a coisa mais importante em minha vida também aconteceu nessa época. Encontrei uma garota incrível que se tornou minha melhor amiga pela vida, minha sócia em tudo que fiz até agora, minha esposa, Lélia". Ela também participou da palestra e falou com toda a propriedade da vontade que os une na preservação das águas do país. Fica aqui minha admiração.

Crianças em orfanato no Zaire, projeto "Êxodos"

Um homem nas montanhas de Java, na Indonésia.

Oásis no deserto, projeto "Gênesis"

Um refúgio para as zebras na Namíbia - África

Sebastião Salgado e sua mulher, Lélia Wanick Salgado

Da fazenda toda degradada nasceu seu mais novo projeto de recuperação de nascentes, "Olhos D'água"

10 comentários:

  1. Tivemos por aqui também uma exposição dele promovida pelo SESC. Foi linda!
    Abraçogrande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo
      As imagens de Sebastião Salgado sempre enchem os olhos, não!
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Beautiful B&W photos, Bia. That man and his wife are such a blessing and inspiration to all who know them and their life work helping others and the environment. I have some friends who do mission work in Mexico --and they feel that they are blessed more than the people they help. I always admire people like that...

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You're right Betsy! They make a difference in this world, so full of frivolity and selfishness...
      After all, it's in the backyard of our house we begin to change the world!
      Many hugs

      Excluir
  3. Olá Bia. Visitei a exposição Exodus, vai para uma década, e fiquei fã do Sebastião Salgado. Não sabia que ele tinha essa campanha agora e, veja, como uma única pessoa (embora não sendo um indivíduo qualquer, óbvio) pode fazer uma imensa diferença.
    Precisamos de mais Sebastiões no mundo.
    Beijinhos, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruthia
      O projeto Gênesis também é algo surpreendente! Ele tem a capacidade de captar a essência de tudo que fotografa e se preocupa de verdade com cada lugar onde vai, procurando ajudar sempre. Precisamos nos voltar mais para o mundo ao nosso redor e fazer algo de verdade.
      Beijo e um bom fim de semana!

      Excluir
  4. Fantastic stuff, the world needs more of people that dedicated.
    The photos are fabulous, the water dam in Namibia looks much like Etosha to me :)
    Keep well Bea!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Some people are special in this world!
      Every time I see these photos, even if they are in black and white, I travel to each of these amazing places. He is able to do this magic!
      Hugs Noushka

      Excluir
  5. Excelente reportaje Beatriz, me ha gustado mucho. Saludos desde España.

    ResponderExcluir
  6. gosto muito de Sebastião Salgado,
    também aqui já foram expostas as suas obras por várias vezes

    o mundo visto pela sua objetiva faz-nos os olhos rasos de água


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir