Translate

sexta-feira, 17 de abril de 2015

A longa Transiberiana

Não, eu não estive na Rússia e nem passei perto! Um sonho, quem sabe... Ali tudo parece ser grandioso o bastante para despertar qualquer aventureiro. É o país com a maior área do planeta, tem o lago mais fundo do mundo (o Baikal, com 1.600 m de profundidade), e possui a ferrovia mais longa da Terra (dependendo do trecho, chega a quase 10.000 km!). Quem assistiu Dr. Jivago e Guerra e Paz sabe do que estou falando. Outro dia mesmo vi uma matéria sobre a Sibéria, e então a rota Transiberiana voltou a povoar meu imaginário, como cenas de um filme. Esta extensa ferrovia foi construída entre 1890 e 1905 com a ideia de conectar a parte europeia da Rússia com as províncias do extremo-oriente, Mongólia, China e o Mar do Japão. Basicamente são 3 trajetos da rota Transiberiana: o trem n° 2 (o Rossya) faz a rota Moscou-Vladivostok, o trem n° 10 (o Baikal) liga Moscou a Irkutsk - capital da Sibéria oriental, o trem n° 20 (o Vostok) vai de Moscou à Pequim, passando pela Manchúria. O percurso mais longo de trem vai de Kiev a Vladivostok, percorrendo uma distância de 10.259 km, e é feito em 187 horas e 50 minutos, passando por 8 fusos horários. Uau, já me imagino dentro de um vagão desses por 7 dias observando paisagens extremas, como a extensa vegetação de Taiga, o solo árido das colinas, a natureza gélida da Sibéria e o grande lago Baikal. Uma viagem para a vida, sem dúvida! 

Mas a Transiberiana não nasceu para o puro deslumbramento dos olhinhos apertados russos, não! Lá pelos idos de 1800 (+- 1867), quando o império russo ficou quebrado financeiramente por conta da Guerra da Crimeia (desde aquela época, hein!), acabou tendo que vender o Alasca para os EUA. Foi aí que o governo russo percebeu que poderia fazer fortuna com a terra selvagem da Sibéria e suas enormes jazidas de ouro. E como transportar toda esta riqueza se não de trem? Antes, porém, para atravessar toda a Sibéria havia o "Trakt" - uma estrada de cascalho mantida por presidiários e os mujiques para que os negociantes não tivessem seus ossos deslocados nas carroças a cada quilômetro. Dizem que Anton Tchekhov viajou muito pelo Trakt e certa vez teria dito: "Eis-me em Ecaterimburgo (onde foi executado o czar Nicolau II e sua família), eu tenho o pé direito na Europa e o esquerdo na Ásia". Pelo jeito os engenheiros e os operários pagaram caro para construir este colosso. Isso sem contar as milhares de árvores que foram cortadas, essencialmente coníferas. E os desmatamentos ainda continuam na era Putin. Segundo dados do WWF, em poucas décadas a Taiga não mais existirá! 

A Transiberiana muitas vezes é a única opção de viagem para os habitantes da parte europeia e asiática da Rússia, já que as passagens aéreas por lá são bem caras. Mesmo assim, a ferrovia atrai milhares de turistas estrangeiros, ávidos por conhecer as paisagens espetaculares da cadeia de montanhas do Ural e suas estepes. É claro que ninguém precisa fazer o trajeto inteiro, e existem várias paradas no meio do caminho para quem quiser descer. Aliás, dizem que quanto mais longe você vai da capital Moscou, mais você conhece a verdadeira Rússia. Os vagões são antiquados e pintados com as cores do país, mas por dentro o conforto compensa. Lá fora, as temperaturas no inverno podem chegar a 35° abaixo de zero, mas no interior é tudo climatizado, e no vagão restaurante há bebidas  que esquentam a alma e pratos típicos. A melhor época é entre os meses de abril e maio ou agosto e setembro, quando tem menos turistas e um bom preço. Já quem foi no inverno diz que é super barato, com raríssimos turistas e um frio de lascar! No verão, sem chance (junho e julho), com turistas para todo lado e tudo bem caro. Bom, pelo menos todos os bilhetes para os trechos de longo percurso tem lugares para dormir incluídos no preço! 
Olha, bem que eu tentei disfarçar, mas não deu, eu ADORO trens.... e quanto mais longa a viagem, melhor! Na minha próxima 'fuga' (que vai demorar bastante agora) certamente haverá um trem no meio do caminho.... me esperando!

Paisagem às margens do lago Baikal, com suas colinas repletas de coníferas!

Vagão restaurante do trem de luxo, onde também é servida uma sopa típica russa à base de vodka, que pode ser feita com com frango ou outra carne.

A gélida Sibéria, mas nem por isso menos bela! Tudo bem que o inverno tem seu charme, mas eu certamente iria em outra época!

Habitante local do interior da Rússia trabalhando ao lado da ferrovia

Passando pelo imenso lago Baikal...

Nem um pouco pequena esta ferrovia, não! Um desafio e tanto!


23 comentários:

  1. Bia, que maravilha de postagem, nossa, ia lendo e sonhando, bem assim como você, também adoro trem, essa viagem deve ser o máximo!
    Já assisti muitas vezes o filme mencionado, Dr Jivago, que é lindo demais e tenho o filme que de vez em quando assisto!
    Essa ferrovia não é mesmo nem um pouco pequena, as imagens postadas me encantaram, adorei!
    Seu blogue é um esmero, muito me atrai, parabéns linda amiga!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone
      Sempre achei que as viagens de trem são mais aconchegantes, embora mais demoradas, pois aproveitamos cada pedacinho da viagem! E muitos filmes nos lembram essas maravilhas!
      Bjs

      Excluir
  2. I have always heard that Russia is a gorgeous country. I don't know anyone personally who has been there --but have seen pictures. Yours are terrific ---and maybe someday YOU will get to visit Russia.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy!
      I think it is a gorgeous trip there, although its president is a little bit insane, he he... But I love all the nature around these places!
      Hugs

      Excluir
  3. Ei Bia
    Bravíssimo, postagem encantadora, pura cultura, conhecimento e informação.
    Adorei cada frase, as imagem são muito lindas.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia!
      Acho a cultura de cada país algo incrível, independente da situação política, como é o caso da Rússia. Adoraria conhecer certos lugares, mas nem em uma vida inteira isso seria possível, que pena...!
      Beijinho

      Excluir
  4. .

    .

    . apesar de ser um país com tudo o que refere no Seu belíssimo texto . a mim . não me agrada . por outras razões .

    . prefiro rumar mais a Sul . onde encontro a razão do meu viver . sempre .

    .

    . um bom.domingo .

    .

    . um grande beijinho meu . bia .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo! Também não me agrada como o governo russo trata os povos que falam a mesma língua deles, com todo esse fascínio pelo poder....enfim. Mas sou solidária ao povo russo, principalmente os do interior do país, que vivem de modo simples e lutam para manter sua cultura. Concordo que a região ao sul é muito mais atrativa, e também muito mais parecida com o nosso modo de viver e pensar. Aliás, também é um lugar que quero conhecer muito!
      Um grande abraço meu amigo!

      Excluir
  5. gosto de longas viagens de comboio

    atravessei assim Marrocos e atravessaria a Sibéria, se pudesse


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Manuela! Atravessar Marrocos deve ser algo sublime!
      Então você já está credenciada a atravessar todo o território Russo, passando pela Sibéria!
      Beijinho

      Excluir
  6. Nunca la fui, mas tambem gostaria de fazer a viagem de comboio, mas no verao....o inverno e demais para mim!
    Obrigada pela sua visita ao meu blog tambem.
    Beijos, Sami

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sami
      No inverno nunca! Acho que só os russos mesmo aguentariam tanto frio!!!
      Bjs

      Excluir
  7. Eu também nunca estive na Rússia, mas a viagem no Transiberiano é muito tentadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito tentadora, mas longe demais aqui do Brasil!
      Para vocês, do lado de lá do Atlântico, certamente é uma boa opção em épocas mais amenas!

      Excluir
  8. Bia,

    Vi um Globo Repórter com a Glória Maria contando sobre sua aventura em uma parte da rota Transiberiana. Muito legal. Mas, é um trecho grande que é danado. Talvez fazer uma rota mais curta seja bem interessante. Eu conheço algumas coisas na Rússia. Já estive três vezes no país. Moscou e St Petersburg são as mais visitadas e bem turísticas diferentes da realidade do interior e do extremo norte. O país me encanta. Meu avô paterno veio de lá na época das guerras na União Soviética. Tenho um pézinho por lá. Rs

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia! Eu me lembro desta reportagem do Globo Repórter, num pequeno trecho da ferrovia. Poxa, você tem seus antepassados, deve dar uma vontade louca de fazer a viagem inteira e conhecer cada pedacinho, não!
      Beijocas e boas viagens, como sempre!

      Excluir
  9. Oi Bia. A Rússia também mora no meu imaginário, embora pelo que tenho lido não seja um país muito amigável para os turistas. E o transiberiano então, tem uma aura romântica, de aventura, de mistério... fantástico.
    Vc vem a Portugal no próximo ano? Se vier ao norte do país, não se esqueça de me avisar. Fazemos algum passeio juntas, o que acha?
    Beijinhos, um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Russia é um país complicado, tem razão. Mas nada me impediria de lá ir um dia! Mas ainda é um sonho distante, mesmo porque uma viagem até lá não é nada barata! Mas é bom usar a imaginação viajando neste trem,como no filme Dr. Jivago....
      Beijinho Ruthia

      Excluir
  10. Hello Beatriz,
    I bet it must be a dream for you to go and visit Russia!
    What a great post, quite an enjoyment to travel through these pics :)
    Landscapes and monuments are very impressive.
    Thanks for sharing :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Noushka!
      Oh, yeah! I have many dreams, but I'll only be able to perform some of them during my life, which is already very good!
      Take care!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Também tenho muita vontade de conhecer. Duas irmãs já foram e adoraram. De lá só tenho mesmo os souvenir que trouxeram...ovos de madeira pintados à mão...lindos!!!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Regina, também só tenho souvenirs fofos, como as bonequinhas Matrioskas, com suas miniaturas dentro!
      Bjs

      Excluir