Translate

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ah que lindo.....mas até quando?


Estive no Rio há pouco tempo para matar a saudade da "terrinha".... Mas ao pegar a barca e atravessar a Baía de Guanabara... quanta poluição, apesar de toda a beleza! A água bastante poluída, com garrafas pet, sacos plásticos, pedaços de corda, latas de refrigerante, pedaço de cano, boia, e até bola de futebol. Inacreditável se pensarmos que em 2016 o Rio vai sediar os Jogos Olímpicos! Com certeza tinha muita garrafa pet ali já fazendo aniversário de tão velha e cheia de lodo. Todo esse lixo vai parar nas praias depois, e o pior é que ainda mata milhares de peixes e outros organismos marinhos antes. O governo tem uma grande parcela de culpa nisso, até porque quando vem algum representante de órgão internacional aqui vistoriar, eles (governantes) montam um batalhão de limpeza e fazem toda aquela encenação de que estão despoluindo a Baía. No dia seguinte volta tudo ao normal, ou seja, na estaca zero. Mas a falta de educação da população é outro grave problema. Afinal, todo esse lixo boiando nas águas foi jogado por alguém lá atrás. Será que um dia as pessoas vão entender que fazendo isso estão prejudicando sua própria saúde? O Rio é uma cidade linda, abençoada com tanta beleza natural, gente descolada, um céu azul e de frente para o oceano Atlântico.... poucas cidades no mundo tem tudo isso junto e misturado! Só precisa de cuidado.

Recentes pesquisas indicam que a cada ano cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico são lançados nos oceanos no mundo! Pois é, não é só no Rio não! Só para ter uma ideia, essa quantidade poderia cobrir 34 vezes toda a área da ilha de Manhatan, em Nova York, com lixo na altura dos joelhos. Isso sem contar grandes quantidades de resíduos que ficam escondidos no fundo dos oceanos. Na verdade, é como se tivéssemos tirando peixe e colocando plástico em seu lugar. Além de reduzir o consumo de produtos descartáveis e embalagens plásticas, é preciso melhorar o tratamento do lixo, que em alguns lugares nem sequer existe. Hoje há a premente preocupação com a falta de água. Mas se continuarmos poluindo as águas em geral, teremos talvez abundância de água poluída, isso sim. Temos que abraçar a defesa da água em todos os sentidos, senão de nada adianta. E como fazer para limpar todo o plástico dos oceanos? É uma tarefa hercúlea e praticamente impossível de ser realizada. Simplesmente não há como recolher todo o lixo depositado no fundo dos mares. Mas o que podemos fazer de fato, e o quanto antes, é evitar que esse lixo chegue aos oceanos. É uma questão de educação.

(imagem da web) Todo lixo flutuante nos mares vai chegar na praia em algum momento, isso é triste

Pescar algum peixe bom na praia do Leme ainda é possível hoje em dia, mas até quando?

Um Labrador tentando pegar um coco que teimava em voltar para o mar em Copacabana...

As Vitórias-Régias do Jardim Botânico ainda resistem e mostram toda a sua beleza, sempre abençoadas pelo Cristo Redentor logo ali ao lado!

Do Arpoador se vê o morro Dois Irmãos ao longe e a praia de Ipanema num belo dia de sol.... É, a natureza bem que faz a sua parte!

Um por-do-sol assim todo dia é um presente, e nós temos que retribuir com cuidado e carinho com o meio ambiente que nos envolve

A praia de Copacabana numa manhã nublada, mas cheia de charme. Quero ver o meu Rio assim, lindo, mas com verdadeiro orgulho de ser chamado de "cidade maravilhosa"


12 comentários:

  1. Quando será que a humanidade entende que é ela que depende da natureza e não o contrário?! Muitas vezes envergonho-me da espécie a que pertenço... e tenho pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as vezes fico assim, um pouco triste quando vejo o descaso com a natureza. E o pior que não é só no Rio não. Vários lugares por aí estão sendo maltratados e ninguém liga. Precisamos cuidar mais do ambiente em que vivemos, senão a vida não tem sentido!

      Excluir
  2. Oi Bia
    Interessante, achei que você morasse no Rio, estou surpresa.
    Com relação a este tipo de poluição é lamentável, é realmente um absurdo este descaso com a natureza e com a própria sobrevivência da espécie humana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia! Embora seja carioca da gema, saí do Rio há muitos anos! Mas sempre que posso, volta lá para matar as saudades, que ninguém é de ferro! Me entristece ver minha cidade (que apesar de tudo continua linda!) sendo tão maltratada e, principalmente, mal gerenciada. Espero sinceramente que isso tudo se reverta um dia para melhor. Meu santo é forte!!!
      Beijinho

      Excluir
  3. Linda Bia, Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, assim como minha São Paulo que amo tanto, mas é uma tristeza ver o descaso que a própria população trata o lugar onde vive!
    Lamentável, mas nem é por falta de orientação, de esclarecimento, mas sim por falta de boa vontade, se cada um cuidasse seria muito bom, aprendi, ensinei aos meus filhos, eles ensinam aos filhos deles e tenho a felicidade de ver que colaboram com a natureza!
    Lindo texto esclarecedor, dando seu depoimento, quem sabe um dia ainda veremos um mundo melhor?!Quem sabe?!
    Abraços linda amiga, obrigada sempre pelo seu carinho lá no meu espaço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone
      Cidades grandes como Rio e São Paulo sofrem com a poluição, o excesso de impermeabilização de asfalto e a falta de cuidado pura e simples do governos e também da população. Acredito que sempre procuramos fazer o melhor, assim como muitas pessoas! Mas quem sabe um dia esta gotinha no oceano vire um oceano inteiro? Seria realmente muito bom, não é? Não custa nada tentar...
      Grande abraço

      Excluir
  4. Matando saudades, Bia.
    Há 4 anos que não vou ao Rio.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Anamar
    Acho que já está na hora de você voltar ao Brasil e dar um pulo no Rio também, que tal?!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Muy triste, demasiado, no se puede permitir, pero para ello es necesario que la humanidad cultive valores más altos desde su propia Alma, para poder mirar, ver y comprender. Solo así el cambio se producirá. Todos somos UNO


    Gracias.
    Un Abrazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Olga por su visita!
      Estoy de acuerdo con todo lo que dijiste, y espero que algún día la humanidad se encontrará de nuevo!
      Gran abrazo

      Excluir
  8. eu quero ver o Rio bonito, sempre

    e tenho saudades dele e não sei quando regressarei


    beijinhos

    ResponderExcluir